A operação assistida do VLT de Salvador e Região Metropolitana poderá ser ampliada para uma nova área da capital baiana. A Companhia de Transportes da Bahia (CTB) avalia estender o percurso até a Parada Marisqueiras, em Plataforma.
Atualmente, o serviço gratuito funciona entre a Estação Calçada, na Cidade Baixa, e o Lobato, no Subúrbio de Salvador. Caso a ampliação seja confirmada, o trajeto passará pela histórica Ponte São João, estrutura sobre o mar que conecta Lobato a Plataforma. A expectativa é de que a nova parada possa começar a ser utilizada a partir do próximo mês.
As informações foram divulgadas pelo portal A TARDE.
Veja como pode ficar o trajeto
Com a possível inclusão da Parada Marisqueiras, a operação assistida passaria a contar com sete paradas:
- Estação Calçada;
- Baixa do Fiscal;
- Santa Luzia;
- Pedreira;
- Voluntários da Pátria;
- Lobato;
- Marisqueiras.
A extensão pode facilitar o deslocamento da população até a Unidade de Beneficiamento de Pescados, construída pelo governo do Estado na região.
O equipamento está em fase pré-operacional e poderá ganhar uma conexão direta com o transporte público por meio da nova parada.
A primeira comercialização da produção da Unidade de Beneficiamento das Marisqueiras ocorreu nesta quarta-feira (26), com a entrega de 600 quilos de sardinha para uma rede de hotéis no Litoral Norte.
Como funciona a operação assistida do VLT?
Durante o período de testes, o VLT opera em horários específicos e com viagens gratuitas.
De segunda a sexta-feira, o serviço funciona das 7h às 16h, com exceção dos feriados.
Aos sábados, as viagens são realizadas quinzenalmente, das 9h às 12h, conforme um calendário definido para a operação assistida. A próxima viagem está programada para 29 de agosto.
Também existe a possibilidade de que o funcionamento aos sábados seja ampliado. Conforme já informado pelo A TARDE, as viagens podem passar a ocorrer todos os finais de semana, e não mais apenas a cada 15 dias.
Obras do VLT seguem em andamento
O Trecho 1 do VLT de Salvador e Região Metropolitana é executado pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvadore terá ligação entre o Comércio, em Salvador, e a Ilha de São João, em Simões Filho.
O percurso terá aproximadamente 16,7 quilômetros e contará, ao todo, com 25 paradas.
As obras estão cerca de 70% concluídas, com previsão de entrega para outubro de 2027.
Foto: Thuane Maria/GOVBA


























