Durante os dois primeiros dias do Carnaval deste ano, mais de 152 mil foliões optaram pela praticidade e eficiência da linha gratuita Lapa-Calabar para se deslocarem para a festa. O número expressivo representa um aumento de quase 30% em comparação com os registros do mesmo período do ano passado. Em 2023, a quinta e sexta-feira da folia momesca contabilizaram 117.553 embarques.
Para o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Müller, o crescimento foi fruto da consolidação da linha ao longo dos oitos anos de operação. “A linha já se consolidou entre os usuários. O objetivo dela é facilitar o acesso do folião ao circuito da Barra, oferecendo transporte rápido, saindo a todo momento da Estação da Lapa de forma gratuita, o que facilita o próprio embarque e desembarque, dando maior agilidade à operação”, explicou.
“Ela é a única linha de ônibus que acessa a Avenida Centenário durante os dias de Carnaval, rodando 24h e permitindo que o folião possa aproveitar a festa sem preocupação com o transporte”, acrescentou Müller.
O folião João Carlos, de 39 anos, contou como foi a experiência de utilizar a linha para chegar ao Circuito Dodô (Barra) neste sábado (10). “É sempre bom utilizar esta linha, porque agiliza nossas vidas. Não tem agonia. Está tudo muito tranquilo. Demoramos na faixa de 10 a 12 minutos para chegar aqui na Barra”, disse.
Leonardo Salles, que estava ao lado da sua companheira, Bárbara Santos, reforçou que o coletivo é uma ótima forma de incentivar o uso de transporte público e, consequentemente, reduzir o número de veículos nas ruas durante a festa.
“A gente sempre aproveita para deixar o carro e utilizar essa linha. É muito rápida e eficiente, já que muitas pessoas deixam seus carros na garagem e optam pelo transporte público. Acredito que essa iniciativa deve ser repetida em outras cidades”, afirmou.
Serviço – Os ônibus da linha Lapa-Calabar funcionam gratuitamente, em esquema 24 horas, partindo sob demanda da Plataforma F, no subsolo da Estação da Lapa, com destino à entrada do Calabar, localizada no retorno da Avenida Centenário. Ao todo, 72 veículos estão envolvidos na operação.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade, a linha foi responsável por realizar 2 mil viagens e transportar mais de 90 mil pessoas na sexta-feira (9), um aumento de 14% em relação ao mesmo dia de folia em 2023.
Reportagem: Iago Maia e Mattheus Miranda/ Secom PMS