Na Feira, os visitantes poderão percorrer as 20 rotas do artesanato, que fazem parte dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Entre estas rotas, está a dos Trançados, que vai do Sertão ao Médio Rio das Contas; do Caroá, no Piemonte do Paraguaçu; do Couro, no Portal do Sertão; do Sisal; do Jiquiriçá, no Vale do Jiquiriçá; da Cerâmica, na região do Velho Chico; da Piaçava, no Litoral Norte e no Agreste, do Pau Brasil, no Litoral Sul; do Cerrado, na bacia do Rio Corrente; e da Palha.
No O Fenaba, vai possibilitar a todos conhecer a origem da produção artesanal quilombola, indígena, oleira (cerâmica), como cestaria, modelagem, carpintaria e muitas outras técnicas e matérias primas utilizadas. Para além da Feira também será realizado um Salão de Negócios, aproximando a artesã e o artesão de compradores e lojistas, e Espaço Conceito.
Serão apresentados e comercializados uma variedade de produtos originais e de qualidade feitos por artesãs e artesãos baianos. São cerâmicas utilitárias e decorativas, entalhes de madeiras, tecelagem, patchwork, bordados em tecidos, rendas em richelieu e barafunda, trançados de fibras naturais, marchetaria, crochê, fuxico e macramê. Além de estar presente nos estandes, roupas e acessórios, como biojoias, serão apresentadas com tendências de moda em desfiles.
Painel temático
A programação do FENABA, será aberta com o Painel Temático, que vai abordar e dialogar com os tópicos essenciais relacionados ao mercado de artesanato. O primeiro painel, Artesanato e Mercado (16/05), vai debater as tendências, políticas públicas, tecnologias e mecanismos de negócios e os desafios enfrentados por artesãs e artesãos. Já o segundo painel (17/05), traz o tema Artesanato e Empreendedorismo Feminino, abordando o protagonismo e a atuação das mulheres no empreendedorismo do segmento artesanal.
Oficina
Durante o FENABA, uma série de oficinas serão realizadas para capacitar artesãs e artesãos. No primeiro dia (16/05), acontecem as oficinas “Modelagem e Cerâmica”, das 13h30 às 15h30, com a instrutora Edna Marta; e “Logística de distribuição dos Correios: como entregar o seu produto comercializado à distância”, das 16h às 18h, ministrada por Luciano Soares Neves da Silva e Niva Cathala Guimarães.
No segundo dia (17/05), a programação conta com as oficinas “Pintura à mão livre”, das 13h30 às 15h30, com a instrutora Dica Pataxó; e “Identidades culturais: diversidade, reconhecimento e pertencimento”, das 16 às 18h, com o instrutor Rodrigo Lyra. Já no domingo (18/05), as oficinas serão encerradas com os temas “Trançado na fibra de piaçava”, das 13h30 às 15h30, ministrada por Claudinéa Santos; e “Fotografia com celular para produção e difusão de conteúdo em redes sociais”, das 16 às 18h.
II Encontro Artesanato da Bahia
O FENABA vai receber o II Encontro Artesanato da Bahia, no domingo (19/05), das 9h às 11h30, que vai reunir autoridades, especialistas do setor artesãs e artesãos. Com o tema “FENABA: Fé da Bahia – Políticas Públicas e o Potencial Criativo da Bahia”, o evento tem como propósito a promoção e difusão de informações e o debate sobre as Políticas Públicas para o artesanato baiano. Serão apresentadas novas ações do Governo do Estado voltadas para o desenvolvimento do artesanato, como também, aproximar os grupos de produtores, poderes públicos e seus agentes, bem como parceiros e patrocinadores.
Realização
As ações do Artesanato da Bahia são realizadas pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), e em parceria com a Associação Fábrica Cultural. Já o 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia é uma realização da Setre em parceria com as Secretarias da Cultura (Secult), do Turismo (Setur) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
O evento tem correalização da Pau Viola e da Associação Fábrica Cultural e patrocínio do Sebrae e do Programa do Artesanato Brasileiro, vinculado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Serviço
Feira Artesanato da Bahia – FENABA
Data: 17 a 19 de maio de 2024 (sexta-feira, sábado e domingo)
Local: Arena Fonte Nova (Níveis 6,7 e 8)
Entrada gratuita mediante lotação do espaço.
Horário da Feira:
17/05 (sexta-feira): das 14h às 22h
18/05 (sábado): das 13h às 22h
19/05 (domingo): de 13h às 20h
Acesso: Ladeira da Fonte
Programação
Dia 17/05/2024 (sexta-feira)
Painel temático – Artesanato e Mercado
Horário: das 9h às 11h30
Oficina- Modelagem em Cerâmica
Horário: 13h30 às 15h30
Quantidade de vagas: 20 vagas
Oficina – Logística de distribuição dos Correios: como entregar o seu produto comercializado à distância
Horário: 16h às 18h
Quantidade de vagas: 30 vagas
Programação
18/05/2024 (sábado)
Painel temático – Artesanato e Empreendedorismo Feminino
Horário: das 9h às 11h30
Oficina – Pintura à mão livre
Horário: das 13h30 às 15h30
Quantidade de vagas: 30 vagas
Oficina – Identidades culturais: diversidade, reconhecimento e pertencimento
Horário: 16h às 18h
Quantidade de vagas: 30 vagas
Programação
Dia 19/05/2024 (domingo)
Tema: FENABA: “Fé da Bahia” – Políticas Públicas e o Potencial Criativo da Bahia
Horário: das 9h às 11h30
Oficina – Trançado na fibra de piaçava
Horário: das 13h30 às 15h30
Quantidade de vagas: 30 vagas
Oficina – Fotografia com celular para produção e difusão de conteúdo em redes sociais
Horário: 16h às 18h
Quantidade de vagas: 30 vagas
Inscrição prévia no link.
Fonte: Ascom/Setre