A Agroindústria de Seleção de Frutas e Hortaliças instalada pelo Governo do Estado, no Assentamento Lagoa de Dentro, em Ourolândia, vem impulsionando o escoamento da produção local e gerando renda para mulheres do grupo Delícias do Quintal.
Na unidade, os alimentos passam por um processo de seleção, higienização, embalagem em porções de 1 kg, 300 g e 100 g, rotulagem e seguem prontos para comercialização na própria comunidade, em mercados locais e para fornecimento à Secretaria Municipal de Educação, atendendo ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Atualmente, o grupo possui contratos que somam R$ 250 mil em produtos destinados à alimentação escolar na região do Piemonte da Diamantina. A expectativa é ampliar esse valor para R$ 1,2 milhão a partir do segundo semestre deste ano.
A unidade foi viabilizada por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e equipada com máquinas de lavagem e borbulhamento, seladora, mesa de seleção, secadora, triturador, além de paletes e caixas organizadoras. A agroindústria conta ainda com o apoio de um agente de negócios, contratado via associação comunitária, que atua na gestão administrativa e financeira, além de apoiar as vendas e a divulgação dos produtos.
A produção inclui itens como aipim, abóbora, cenoura, batata, beterraba, hortaliças e diversas frutas, cultivados de forma agroecológica nos quintais da comunidade e destinados diretamente à mesa da população.
Os investimentos já transformam a vida de mulheres como Clécia Vanessa Silva, que celebra as conquistas alcançadas. “Eu não tinha renda nenhuma antes de vir trabalhar na agroindústria. Hoje, consigo comprar alimentos de qualidade para o meu filho, roupas e calçados. Fiz meu tratamento dentário e também pude visitar minha família em Pernambuco depois de 13 anos. Sou muito grata”, relata.
Repórter: Aline Queiroz
Fotos: Aline Queiroz


























