O Shopping Lapa inaugurou na terça-feira (20/08), o Espaço Lapa Cultural (Piso L3). A Fundação Pedro Calmon, unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia, é parceira da iniciativa através da Biblioteca Central do Estado da Bahia, que leva a exposição do Projeto Memória Lélia Gonzalez: Caminhos e Reflexões Antirrascistas e Antissexistas, além de um espaço de leitura.
Na terça-feira (20), aconteceu a cerimônia oficializando a abertura do “Lapa Cultural”. Na oportunidade, o chefe de gabinete da FPC, Caruso Costa, destacou a importância da parceria público-privada para fomentar a cultura.
“O Center Lapa já mostrou seu engajamento na realização de importantes ações como essa, uma parceria público-privada reafirmando a importância de uma cidade negra ter uma exposição de uma mulher revolucionária como Lélia Gonzalez, que dispensa apresentações, mas que uma parcela da sociedade ainda não conhece. Momento ímpar nesse processo de popularização da história dos nossos heróis e heroínas. O Governo da Bahia é parceiro no processo de inclusão e de divulgação”, destacou ele.
A representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi), Lara Amorim, enfatizou que a inauguração da exposição concretiza o que foi discutido no Julho das Pretas.
“Lélia Gonzalez é uma grande intelectual, e esse espaço contribui para que sua produção seja disseminada. A valorização da produção intelectual de mulheres negras é algo debatido no Julho das Pretas, e essa exposição é um resultado concreto disso. Nós do Governo da Bahia seguimos fortalecendo essas iniciativas. Que mais pessoas possam conhecer esse espaço “, ressaltou.
A gerente de marketing do Shopping Center Lapa, Aline Ferraz, destacou que o espaço inaugurado é aberto ao público também para empréstimo de livros.
“O Lapa Cultural é um espaço de fomento da cultura, que nesse primeiro momento recebe como parceira a Secult-BA, por meio da Fundação Pedro Calmon e da Biblioteca Central do Estado da Bahia. Nesse espaço, além de ter acesso à exposição Memórias, da grande Lélia Gonzalez, o público também poderá ter acesso à livros”.
O ato de abertura também contou com a presença da diretora de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia, Tamires Neves e do diretor da Biblioteca Central do Estado da Bahia, Marcus Viana.
A escolha da exposição se dá pela passagem do Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.
Projeto Memória Lélia Gonzalez: Caminhos e Reflexões Antirrascistas e Antissexistas
No mês de maio, a Biblioteca Central do Estado da Bahia recebeu o “Projeto Memória Lélia Gonzalez” com diversas atividades relacionadas às contribuições da escritora e ativista no combate ao racismo e sexismo. A exposição ficou aberta ao público na BCEB.
O Projeto Memória foi um programa criado pela Fundação Banco do Brasil que busca resgatar e preservar a vida, pensamento, obra e fatos marcantes que contribuíram significativamente para a transformação social e construção da cultura brasileira. Importantes personagens brasileiros negros já foram homenageados pelo programa, entre eles Lélia Gonzalez, João Cândido, Marechal Rondon, e Josué de Castro, com o objetivo de resgatar, difundir, e preservar a memória cultural brasileira.
Fonte: Ascom/FPC