BUSCAR NO SITE:

Politica

Coronel felicita Veredas pelos 29 anos de emancipação político-administrativa

Presidente da ALBA ressalta redução da desigualdade social e avanços na qualidade de vida no município, medidos pelo PNUD..

Postado em 26/02/2018 22:52 - Atualizado em: 26/02/2018 22:52
Share Button
Para celebrar a passagem dos 29 anos de emancipação político-administrativa da cidade de Vereda – localizada no Extremo Sul do Estado -, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Angelo Coronel (PSD), apresentou à Secretaria Geral da Mesa, na tarde desta segunda-feira (26), Moção de Congratulações à população do município, “desejando a todo o seu povo renovadas realizações e conquistas”.
Angelo Coronel historia a formação do povoamento da localidade, iniciado pelos índios Aimorés, passando posteriormente por um processo de colonização branca, que ficou conhecida como São Sebastião de Vereda.
A peça legislativa ressalta dados levantados pelo IBGE (2015), que apontam ser a agropecuária responsável por cerca de 60% do PIB (Produto Interno Bruto) local, ficando os setores de comércio e serviços com aproximadamente 22% e a indústria com algo da ordem de 15%. Salienta ainda que a criação de gado bovino tem maior destaque dentro do setor primário.
A relevante melhoria da qualidade de vida da população – hoje da ordem de 7 mil habitantes -, verificada no período de 2000 a 2010, conforme aferição do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) também foi lembrada na moção. O IDHM, medidor do índice de desenvolvimento humano, especialmente nos quesitos educação, saúde e renda, pulou de 0,29 para 0,577.
O parlamentar felicitou ainda a redução na desigualdade social do município no mesmo período (2000-2010), vez que o Índice Gini caiu de 0,561 para 0,473. Trata-se de um indicador social que mede a desigualdade na distribuição de renda, em que o valor 0 (zero) indica total igualdade de renda e o valor 1 (um) total desigualdade de renda.
Município de Vereda foi criado no ano de 1989, pela Lei nº 4.838, no dia 24 de fevereiro. Está distante 877 quilômetros de Salvador, com limítrofes entre os municípios de Jucuruçu, Itamaraju, Prado, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itanhém, tendo a Rodovia BA – 690 a principal via de acesso ao município.

Outras Notícias

Anunciantes Premium!


Coloque o seu Anúncio aqui!

BUSCAR NO SITE: