Moradora do bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, Marisa Santana, de 34 anos, foi uma das vendedoras ambulantes que aproveitou os contêineres com chuveiros que foram instalados pela Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) nos circuitos do Carnaval de Salvador. Os equipamentos visam garantir higiene pessoal diária às pessoas que trabalham todos os dias na folia.
“Esses chuveiros para banho são uma verdadeira bênção para nós. Eu mesma cheguei aqui na região na quinta-feira. Se não fosse este chuveiro, não sei como faria para tomar banho. Ainda mais nesse calor. Sempre que a gente precisa, vem aqui, e é uma maravilha”, disse a trabalhadora.
A Limpurb disponibilizou nove contêineres para atender aos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande). São quatro equipamentos masculinos e cinco destinados ao público feminino, totalizando 120 chuveiros que podem ser utilizados simultaneamente. Os locais funcionam durante todos os dias da folia, das 7h às 17h. Não é preciso se cadastrar para usar os chuveiros.
Os equipamentos estão situados em locais estratégicos e próximos aos circuitos: Orixás Center (ao lado do estacionamento São Raimundo); no Viaduto Menininha de Gantois (ligação Campo Grande – Canela); no Shopping Barra (local da antiga Perini); e na Avenida Milton Santos (Praça Camaleão).
De acordo com Omar Gordilho, titular da pasta, os equipamentos são extremamente funcionais e possibilitam comodidade às pessoas que trabalham diuturnamente nas festas. Ele destaca ainda a importância de manter os cuidados com o local. “Esses equipamentos foram instalados para oferecer maior comodidade para aqueles que vão passar longas horas nos circuitos. É importante que a população colabore, evite o desperdício de água e zele pela conservação dessas estruturas”, destacou.
Banheiros – Além dos chuveiros, mais de 3 mil banheiros químicos e 90 sanitários contêineres estão disponíveis tanto para os foliões como para os trabalhadores, e a Limpurb contará com um efetivo de 3 mil profissionais durante a folia atuando na supervisão e higienização dos equipamentos.
A manutenção dos equipamentos será feita periodicamente ao longo do dia. A partir das 3h da manhã, agentes farão a limpeza com o auxílio de carretas-pipa e caminhões de sucção, dando início ao processo de higienização completa dos equipamentos, removendo líquidos e dejetos que estiverem dentro das caixas. O processo também contará com a utilização de produtos antibactericidas.
Reportagem: Letícia Silva / Secom PMS