• Expediente
  • Anuncie
  • Nossas Ações Sociais
sexta-feira, 31 de março de 2023
Subúrbio Online
  • Home
  • Subúrbio
  • Política
  • Bitcoin
  • Negócios
  • Entretenimento
    • Todas
    • Filmes e Séries
    • Games
    • Música

    Cantora Manola abre álbum de fotos de viagem à Espanha e ao Marrocos

    Filarmônicas da Bahia voltam a se apresentar sob o céu do Dois de Julho

    Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana na TVE nesta quinta, às 19h

    Kevin O Chris se diz honrado por cantar ao lado de David Carreira no Rock In Rio Lisboa

    Simaria nega fim da dupla com Simone, mas diz que irmã a ‘recrimina’

    Programação musical variada no Cruzeiro do São Francisco esta semana

    Concerto Lírico em louvor a Santo Antônio abre temporada do Núcleo de Ópera da Bahia

    Rick e Renner lançam música inédita “Morrendo de Saudade”

  • Estilo de Vida
    • Todas
    • Moda
    • Receitas
    • Turismo na Bahia

    Como vestir o que é moda após os 40

    Turismo na Bahia cresce 176% no segundo trimestre, quase o dobro que o Brasil

    Alimentação equilibrada é a chave para se manter saudável durante a pandemia da Covid-19

    Marca baiana, a Danúbio para Homens inova e convida Mulheres Trans para desfile de sua nova coleção

    Bahia e Portugal se unem em Programa de Requalificação de Patrimônio Cultural

    Cine Teatro Solar Boa Vista recebe festa com sucessos da black music

    Desfile da Xtreme Model homenageia Dia da Abolição da Escravatura

    A história de sucesso do empresário e produtor Jomar Sousa

    Terceira edição do Mister Verão Brasil será realizada no dia 20 de janeiro em Salvador

    VÍDEO; Jomar Sousa um empresário da moda que está mudando a realidade dos jovens da Bahia

    Trending Tags

    • Golden Globes
    • Mr. Robot
    • MotoGP 2017
    • Climate Change
    • Flat Earth
Subúrbio Online
Subúrbio Online
Home Notícias

Fazenda Coutos, Plataforma, Lobato e São João do Cabrito são locais que possuem alto risco de infestação do Aedes

sábado, 20 de janeiro de 2018
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

A região do Subúrbio Ferroviário registra a maior proliferação do Aedes aegypti em Salvador: 3,4%. Das 11 grandes áreas analisadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), três apresentam risco elevado de proliferação do mosquito causador de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela, e outras oito são consideradas em situação de alerta. Os dados são do último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LiraA) da SMS.

O resultado do Subúrbio significa que a cada cem domicílios visitados por agentes comunitários de saúde, três tinham focos de mosquito. As taxas mais altas da cidade também estão nesta região, nas localidades de Fazenda Coutos (5,4%), Lobato, Plataforma II e São João do Cabrito (5%). Quando a porcentagem é igual ou superior a 4%, é considerado o risco de uma epidemia de dengue.

Outros bairros nesta situação no distrito sanitário do Subúrbio são Base Naval e Paripe II, com índice de 4,8%. As outras 18 localidades que compõem o distrito estão em situação de alerta com índice entre 1% e 3,9%.

Redução
Apesar dos números que ainda inspiram cuidados, houve redução do índice de infestação tanto em Salvador quanto no Subúrbio em comparação com o último estudo, feito em outubro de 2017. Na capital, o índice caiu de 2,3% para 1,8% enquanto naquele distrito a queda foi de 4% para 3,4%.

A subgerente de arboviroses do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Isolina Miguez, aponta a redução na capital como uma conquista significativa. “Em 2017 tivemos chuvas de abril a novembro, foi um ano bem atípico. A gente esperava que o resultado de janeiro estivesse pior”, explicou.

Segundo ela, para combater os efeitos do clima, a partir de outubro o CCZ intensificou o combate ao mosquito, com mutirões de limpeza, de visitas mais frequentes nas áreas de risco e ações educativas. Na sua avaliação, as dificuldades com o Subúrbio (tradicionalmente o distrito com maior índice de infestação) se devem ao frequente problema de desabastecimento enfrentado pela população.

“As pessoas às vezes ficam uma semana sem água, e o problema é esse aí. Aí elas vão fazer o quê? Vão armazenar”, ilustra.

A gestora disse que além dos baldes e bacias usados para guardar água, muitas pessoas têm tanque no nível do solo, mas os deixam descobertos. “A gente até fornece capas para estes reservatórios, mas com a dificuldade de tirar e colocar a capa acaba fazendo com que as pessoas abandonem o uso. Nossos agentes voltam quinze dias depois e o tanque está descoberto de novo”, revela.

Para reverter a situação, os agentes têm feito revisita às casas com focos do Aedes, além de mutirões de limpeza em conjunto com a Limpurb e um trabalho educativo nas escolas. Quando são identificados focos do mosquito são feitas ações de borrifação e, em todas as localidades de risco de infestação, é aplicado inseticida nas bocas de lobo.

Outras nove localidades de Salvador que apresentam alto risco de uma epidemia de dengue são: Amaralina, Caminho das Árvores, Itaigara, Pituba, Rio Vermelho, com 4,9%; Jardim Vila Verde e Parque São Cristóvão I, com 4,6%; Bairro Guarani e Liberdade II, com 4,5%; e Tancredo Neves II, com 4%.

Bom exemplo
Por outro lado, Brotas é a região da cidade que está em melhor situação em relação à infestação. Todas as 13 localidades do distrito sanitário apresentam índice de infestação predial considerado satisfatório, ou seja, abaixo de 1%. Isolina explica que foram investigados os casos de sucesso e de lá importados para outros distritos.

“Lá (em Brotas), eles fazem revisita. Se tiver foco de mosquito, aquela casa fica sinalizada e em 15 dias os agentes voltam para ver se o problema foi sanado. Se não foi, o morador recebe orientação e a casa continua marcada para novas visitas”, explica, acrescentando que agentes relataram que já foi necessário fazer oito visitas até a conduta ser ajustada.

Quando se analisam as localidades de Salvador separadamente, os melhores resultados são no Alto do Peru, Bom Juá, Fazenda Grande I, Pau Miúdo, Retiro e Brotas I, que têm índice de infestação próximo de zero.

Melhora
Apesar da melhora na média de infestação da capital registrada em janeiro deste ano, quando de cem casas visitadas pelos agentes de saúde do município menos de duas possuíam as larvas do mosquito, a cidade se encontra ainda em estado de alerta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera satisfatório o índice de infestação predial entre 0% e 1%.

Apesar da diminição do percentual, a cidade ainda se encontra em estado de alerta e as ações de combate ao mosquito devem continuar acontecendo durante todo o ano. O levantamento, inclusive, serve para traçar estratégias. “Esse levantamento que fazemos norteia as nossas ações porque quando fazemos essa coleta percebemos também quais são os depósitos que eles foram encontrados”, explica Isolina.

Com o levantamento, foi possível apontar também em quais locais as larvas são mais encontradas. De acordo com a subgerente da CCZ, 48% delas foram achadas em depósitos de água com nível acima do solo, em tonéis, por exemplo; 28% estavam em vasilhames pequenos, como pratos e pires utilizados em vasos de plantas; os outros 9% estavam em reservatórios fixos, como tanques.

Sinal de alerta 
Ainda de acordo com a subgerente de arboviroses do CCZ, 63,2% dos bairros visitados estão em sinal de alerta, com o índice entre 1% e 3,9%. Apesar disso, segundo a SMS, o estudo revelou uma diminuição no número de áreas com alto risco para epidemia das doenças transmitidas pelo mosquito.

No levantamento do ano passado, 22 bairros estavam com sinal de risco. Neste ano, apenas 10 apresentaram o índice de infestação acima de 3,9%.

“Os bairros de Bom Juá, Fazenda Grande do Retiro, Lobato, Plataforma e Coutos, por exemplo, saíram do sinal vermelho para o amarelo (alerta). Isso que dizer, que apesar da diminuição, precisamos continuar trabalhando”, pontua Isolina.

Para combater o mosquito são realizadas a cada dois meses ciclos de visitas. As inspeções dos agentes começaram no dia 8 de janeiro. Os profissionais têm até 6 de abril para visitar todas as residências da cidade.

Operação Carnaval
A SMS montou um esquema para evitar uma possível epidemia durante a folia. Na próxima semana, o órgão vai realizar inspeções em hotéis da cidade. Além das ações de rotina realizadas pelo CCZ, os agentes de combate às endemias irão realizar a inspeção e borrifação de inseticida no entorno das UPAs, além dos bairros onde serão circuitos oficiais da folia.

Os profissionais também intensificarão os trabalhos educativos no Aeroporto, Rodoviária, Porto de Salvador, Ferry Boat, prestando orientações a respeito de medidas de prevenção das doenças. Equipes do CCZ também vão estar de plantão durante todo o Carnaval para realizar o bloqueio focal nas residências com suspeita de pessoas acometidas por alguma arbovirose.

“Estamos intensificando as ações para fechar o cerco ao mosquito, sobretudo nesse período do Verão, quando a circulação de pessoas é maior na cidade. Historicamente, janeiro é o período onde o índice de infestação começa a apresentar crescimento por conta dos aspectos climáticos favoráveis para proliferação do vetor”, pontuou a Diretora de Vigilância e Saúde, Geruza Morais.

Fonte: Correio 24 Horas

Notícia Anterior

Motorista perde controle de Veículo e colide no poste em frente ao Hospital São Rafael

Próxima Notícia

Divulgada lista de aprovados para Curso de Formação de Soldados da PM

Próxima Notícia

Divulgada lista de aprovados para Curso de Formação de Soldados da PM

No Result
Ver todos os resultados

Posts recentes

  • Prefeitura de Salvador aposta em tecnologia Google para alavancar negócios de mulheres soteropolitanas
  • Show do aniversário de Salvador será transmitido no domingo para todo o Brasil na TV aberta, fechada e pela internet
  • Soteropolitanos e turistas parabenizam Salvador pelos 474 anos: ‘Dia de valorizar ainda mais as nossas riquezas’
  • Governo do Estado investe mais de R$ 383 milhões em novas escolas e modernização das estruturas existentes, em Salvador
  • ‘PEC 14/2022 faz justiça aos municípios’, diz Cacá Leão após comissão especial ser instalada na Câmara

Comentários

  • Luiza Maria da Costa em Edson Castro lança 03 livros em Minas Gerais
  • Maria Carla Silveira em Edson Castro lança 03 livros em Minas Gerais
  • Flavio Santos em “Já ligamos várias vezes para a LiMPURB e dizem que não podem retirar os entulhos” reclamam moradores do Rio Sena e Praia Grande
  • Marinalva Batista pinto em Homem é executado com vários tiros em Periperi
  • Aldari em Botijão de gás de cozinha será vendido nessa quarta (11) por R$ 50,00; em ação de protesto do SINDIPETRO-BA

Arquivos

  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • fevereiro 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015

Categorias

  • Acidente
  • Ações Sociais
  • Agenda de Eventos
  • Agricultura
  • ALBA
  • ALERTA
  • Alerta Saúde Pública
  • Assembléia Legislativa da Bahia
  • Automóveis
  • Bahia
  • BBB 22
  • Bitcoin
  • Brasil
  • Câmara de Salvador
  • Carnaval 2018
  • Carnaval 2019
  • Carnaval 2020
  • Carnaval 2023
  • Ciência e Tecnologia
  • Colunistas
  • Concursos
  • Copa do Mundo
  • Coronavírus
  • Culinaria
  • Culinária
  • Cultura
  • Cursos Gratuito
  • Desaparecidos
  • Detran
  • Dia dos Namorados
  • Economia
  • Educação
  • Eleições 2020
  • Eleições 2022
  • Empregos
  • Empresas e Negócios
  • Entretenimento
  • Espaço do Povo
  • Esporte Clube Bahia
  • Esporte Clube Vitória
  • Esportes
  • Estilo de Vida
  • Eventos
  • FAKE NEWS
  • Fama e TV
  • Festa Popular
  • Festival da Virada em Salvador
  • Filmes e Séries
  • Fique Atento
  • Games
  • Governo do Estado
  • Guarda Civil
  • Incêndio
  • Interior da Bahia
  • Internacional
  • Justiça
  • Lançamento
  • Luto
  • Mateus Dórea
  • Meio Ambiente
  • Mineração
  • Mister Verão Brasil
  • Mobilidade
  • Moda
  • Moda
  • MPF
  • Música
  • Música
  • Nacional
  • Natal
  • Negócios
  • Nota de Esclarecimento
  • Notícias
  • Novembro Negro
  • Outras Noticias
  • Polêmica
  • Polícia
  • Política
  • Política na Bahia
  • Prefeitura
  • Projetos Sociais
  • Protesto
  • Receitas
  • Religião
  • Reveillon 2022
  • Revolta
  • Salvador
  • Salvador
  • São João
  • Saúde
  • Saúde PET
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
  • Senado
  • Serviços
  • Solidariedade
  • Subúrbio
  • Supremo Tribunal Federal
  • Talentos
  • Tecnologia
  • Trânsito
  • Trânsporte
  • Transporte
  • Turismo
  • Turismo na Bahia
  • TV Suburbio Online
  • VazaJato
  • Verão 2018
  • Verão 2022
  • Viralizou

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org
  • Expediente
  • Anuncie
  • Nossas Ações Sociais

© Copyright 2015-2021 - Portal de Notícias do Subúrbio - Subúrbio Online . com.

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Negócios
  • Subúrbio
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Games
  • Filmes e Séries
  • Música
  • Teatro
  • Moda
  • Estilo de Vida
  • Turismo na Bahia
  • Food

© Copyright 2015-2021 - Portal de Notícias do Subúrbio - Subúrbio Online . com.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR