• Expediente
  • Anuncie
  • Nossas Ações Sociais
sexta-feira, 31 de março de 2023
Subúrbio Online
  • Home
  • Subúrbio
  • Política
  • Bitcoin
  • Negócios
  • Entretenimento
    • Todas
    • Filmes e Séries
    • Games
    • Música

    Cantora Manola abre álbum de fotos de viagem à Espanha e ao Marrocos

    Filarmônicas da Bahia voltam a se apresentar sob o céu do Dois de Julho

    Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana na TVE nesta quinta, às 19h

    Kevin O Chris se diz honrado por cantar ao lado de David Carreira no Rock In Rio Lisboa

    Simaria nega fim da dupla com Simone, mas diz que irmã a ‘recrimina’

    Programação musical variada no Cruzeiro do São Francisco esta semana

    Concerto Lírico em louvor a Santo Antônio abre temporada do Núcleo de Ópera da Bahia

    Rick e Renner lançam música inédita “Morrendo de Saudade”

  • Estilo de Vida
    • Todas
    • Moda
    • Receitas
    • Turismo na Bahia

    Como vestir o que é moda após os 40

    Turismo na Bahia cresce 176% no segundo trimestre, quase o dobro que o Brasil

    Alimentação equilibrada é a chave para se manter saudável durante a pandemia da Covid-19

    Marca baiana, a Danúbio para Homens inova e convida Mulheres Trans para desfile de sua nova coleção

    Bahia e Portugal se unem em Programa de Requalificação de Patrimônio Cultural

    Cine Teatro Solar Boa Vista recebe festa com sucessos da black music

    Desfile da Xtreme Model homenageia Dia da Abolição da Escravatura

    A história de sucesso do empresário e produtor Jomar Sousa

    Terceira edição do Mister Verão Brasil será realizada no dia 20 de janeiro em Salvador

    VÍDEO; Jomar Sousa um empresário da moda que está mudando a realidade dos jovens da Bahia

    Trending Tags

    • Golden Globes
    • Mr. Robot
    • MotoGP 2017
    • Climate Change
    • Flat Earth
Subúrbio Online
Subúrbio Online
Home Notícias

BOMBA! Investigação confirma aposentadoria irregular de Dilma

sábado, 19 de agosto de 2017
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

Na manhã de 1 de setembro de 2016, o ex-ministro da Previdência Carlos Gabase uma secretária pessoal da ex-presidente Dilma Rousseff entraram pela porta dos fundos de uma agência da Previdência na Asa Sul, em Brasília. No dia anterior, o Senado havia formalmente cassado o mandato de Dilma Rousseff. Gabas, já ex-ministro do moribundo governo petista, chamou a atenção dos funcionários da agência ao surgir na porta e logo se isolar na sala do chefe da agência. O que o ex-ministro da Previdência faria ali? Vasculhando o sistema do INSS, um grupo de servidores logo descobriu algo errado: no intervalo de poucos minutos que o ex-ministro e a secretária de Dilma estiveram na agência, o processo de aposentadoria da ex-presidente foi aberto no sistema e concluído sigilosamente. Graças ao lobby de Gabas e a presença da secretária, que tinha procuração para assinar a papelada em nome da petista, em poucos minutos, Dilma deixou a condição de recém-desempregada para furar a fila de milhares de brasileiros e tornar-se aposentada com o salário máximo de 5 189 reais. Ao tomar conhecimento do caso, o governo abriu uma sindicância para investigar a concessão do benefício.

Nesta sexta-feira, VEJA obteve as conclusões dessa investigação. No momento em que o PT trava uma luta contra a reforma da previdência, os achados da sindicância não poderiam ser mais desabonadores à ex-presidente petista. Segundo a investigação, aposentada pelo INSS desde setembro do ano passado, Dilma Rousseff foi favorecida pela conduta irregular de dois servidores do órgão que manipularam o sistema do INSS para conseguir aprovar seu benefício e ainda usaram influência política para conseguir furar a fila de benefícios. Despacho assinado pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, aplica punições ao ex-ministro Carlos Gabas, responsável por Dilma ter furado a fila do INSS, e à servidora Fernanda Doerl, que manipulou irregularmente o sistema do INSS para regularizar o cadastro da petista.

Por ter usado da influência de ex-ministro da Previdência para furar a fila de agendamentos do INSS a fim de acelerar o processo de aposentadoria de Dilma, Carlos Gabas foi suspenso do serviço público por 10 dias. Servidor de carreira do órgão, Gabas está cedido para o gabinete do petista Humberto Costa (PE), líder da minoria no Senado. Com a punição assinada pelo ministro Osmar Terra, ele não poderá trabalhar nesse período e terá o salário descontado em folha. “As apurações demonstraram que as ações do indiciado (Gabas) contribuíram para agilizar a concessão do benefício, assegurando seu deferimento em condições mais favoráveis ou benéficas que o usual”, registra o relatório final da sindicância: “O servidor atuou como intermediário junto à repartição pública, fora das exceções permitidas em lei, em atitude incompatível com a moralidade administrativa”, complementa

Examinando a papelada apresentada pela ex-presidente Dilma Rousseff ao INSS e os procedimentos adotados pela servidora no sistema do órgão, os integrantes da sindicância concluíram que Fernanda Doerl considerou, para efeitos de cálculo de tempo de serviço de Dilma, informações que a ex-presidente não comprovava com documentos. Como todo brasileiro que procura o balcão dos mortais no INSS costuma aprender de maneira dolorosa, não ter documentos é uma falha que inviabiliza a concessão de aposentadoria. Para Dilma, no entanto, isso não foi um problema. O cadastro de Dilma foi aprovado em um dia mesmo sem contar com todos os papeis necessários. “A não observância à norma legal e regulamentar nos autos presentes, foi materializada na medida em que se deixou de exigir documentação necessária para a alteração cadastral da segurada Dilma Vana Rousseff”, diz a sindicância. Para se ter uma ideia do favorecimento que Dilma teve, dados do INSS mostram que os brasileiros que estão com toda a documentação regular esperam pelo menos 90 dias — entre apresentação e a concessão — para obter o benefício. Números atualizados nesta semana mostram que pelo menos 400 000 brasileiros estão com processos de aposentadoria represados no INSS nessa situação.

Segundo o regulamento do INSS, ao verificar que a papelada de Dilma Rousseff estava irregular, a servidora do INSS deveria ter se recusado a proceder com o benefício. Aos constatar as falhas, Fernanda Doerl, que levou a pena de advertência por não ter atuado com “zelo”, “dedicação” e sem “observar as normas legais” no episódio, tinha a obrigação, diz a sindicância, de “alertar (Dilma) acerca das impropriedades e que o seguimento do pleito só se daria a partir da apresentação, por completo, de todo o contexto documental exigido e necessário”.

Ironicamente, apesar de apontar irregularidades e reconhecer condutas impróprias no caso dos servidores, a sindicância justifica as penas brandas aplicadas alegando que não verificou “intenção clara” dos investigados em beneficiar Dilma Rousseff. Já sobre a própria ex-presidente a sindicância limita-se a cobrar a devolução de 6 188 reais, referentes a um mês de salário que teria sido pago irregularmente pelo INSS. Apesar da concessão irregular de aposentadoria por falta de documentos, a sindicância constatou que o valor do benefício da petista é compatível com o determinado. Dilma Rousseff está recorrendo para não ter que devolver o dinheiro.

Para justificar a aplicação de advertência a Fernanda Daerl, os integrantes da sindicância registram que a servidora, embora tenha atuado de maneira displicente, não agiu de má-fé. “Foram demonstrados o descumprimento das normas regulamentares e a falta de zelo da servidora. Por outro lado, não há qualquer indício de que tenha havido má-fé da servidora. Não houve qualquer contato indevido entre a indiciada e a segurada (Dilma) ou qualquer preposto seu”, registra o relatório. Já Gabas, teve a punição atenuada por ter “bom comportamento e bons antecedentes” enquanto servidor.

Ao prestar depoimento na sindicância, Gabas negou que tivesse favorecido Dilma Rousseff ao cuidar pessoalmente do processo na agência da Previdência em Brasília. Gabas alegou aos investigadores que “o atendimento diferenciado de pessoas públicas era comum e tinha o objetivo de assegurar a integridade física e moral dos demais segurados”. Já Fernanda Daerl sustentou durante todo o processo que agiu de acordo com a lei e que se guiou por normas do INSS para aprovar os dados cadastrais de Dilma.

 

Fontes:Veja

Notícia Anterior

Deputada "gata" e governador têm bens bloqueados por usarem jato oficial em viagem de funkeiro

Próxima Notícia

Motorista é autuado pela Lei Seca após ser flagrado na contramão

Próxima Notícia

Motorista é autuado pela Lei Seca após ser flagrado na contramão

No Result
Ver todos os resultados

Posts recentes

  • Prefeitura de Salvador aposta em tecnologia Google para alavancar negócios de mulheres soteropolitanas
  • Show do aniversário de Salvador será transmitido no domingo para todo o Brasil na TV aberta, fechada e pela internet
  • Soteropolitanos e turistas parabenizam Salvador pelos 474 anos: ‘Dia de valorizar ainda mais as nossas riquezas’
  • Governo do Estado investe mais de R$ 383 milhões em novas escolas e modernização das estruturas existentes, em Salvador
  • ‘PEC 14/2022 faz justiça aos municípios’, diz Cacá Leão após comissão especial ser instalada na Câmara

Comentários

  • Luiza Maria da Costa em Edson Castro lança 03 livros em Minas Gerais
  • Maria Carla Silveira em Edson Castro lança 03 livros em Minas Gerais
  • Flavio Santos em “Já ligamos várias vezes para a LiMPURB e dizem que não podem retirar os entulhos” reclamam moradores do Rio Sena e Praia Grande
  • Marinalva Batista pinto em Homem é executado com vários tiros em Periperi
  • Aldari em Botijão de gás de cozinha será vendido nessa quarta (11) por R$ 50,00; em ação de protesto do SINDIPETRO-BA

Arquivos

  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • fevereiro 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015

Categorias

  • Acidente
  • Ações Sociais
  • Agenda de Eventos
  • Agricultura
  • ALBA
  • ALERTA
  • Alerta Saúde Pública
  • Assembléia Legislativa da Bahia
  • Automóveis
  • Bahia
  • BBB 22
  • Bitcoin
  • Brasil
  • Câmara de Salvador
  • Carnaval 2018
  • Carnaval 2019
  • Carnaval 2020
  • Carnaval 2023
  • Ciência e Tecnologia
  • Colunistas
  • Concursos
  • Copa do Mundo
  • Coronavírus
  • Culinaria
  • Culinária
  • Cultura
  • Cursos Gratuito
  • Desaparecidos
  • Detran
  • Dia dos Namorados
  • Economia
  • Educação
  • Eleições 2020
  • Eleições 2022
  • Empregos
  • Empresas e Negócios
  • Entretenimento
  • Espaço do Povo
  • Esporte Clube Bahia
  • Esporte Clube Vitória
  • Esportes
  • Estilo de Vida
  • Eventos
  • FAKE NEWS
  • Fama e TV
  • Festa Popular
  • Festival da Virada em Salvador
  • Filmes e Séries
  • Fique Atento
  • Games
  • Governo do Estado
  • Guarda Civil
  • Incêndio
  • Interior da Bahia
  • Internacional
  • Justiça
  • Lançamento
  • Luto
  • Mateus Dórea
  • Meio Ambiente
  • Mineração
  • Mister Verão Brasil
  • Mobilidade
  • Moda
  • Moda
  • MPF
  • Música
  • Música
  • Nacional
  • Natal
  • Negócios
  • Nota de Esclarecimento
  • Notícias
  • Novembro Negro
  • Outras Noticias
  • Polêmica
  • Polícia
  • Política
  • Política na Bahia
  • Prefeitura
  • Projetos Sociais
  • Protesto
  • Receitas
  • Religião
  • Reveillon 2022
  • Revolta
  • Salvador
  • Salvador
  • São João
  • Saúde
  • Saúde PET
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
  • Senado
  • Serviços
  • Solidariedade
  • Subúrbio
  • Supremo Tribunal Federal
  • Talentos
  • Tecnologia
  • Trânsito
  • Trânsporte
  • Transporte
  • Turismo
  • Turismo na Bahia
  • TV Suburbio Online
  • VazaJato
  • Verão 2018
  • Verão 2022
  • Viralizou

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org
  • Expediente
  • Anuncie
  • Nossas Ações Sociais

© Copyright 2015-2021 - Portal de Notícias do Subúrbio - Subúrbio Online . com.

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Negócios
  • Subúrbio
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Games
  • Filmes e Séries
  • Música
  • Teatro
  • Moda
  • Estilo de Vida
  • Turismo na Bahia
  • Food

© Copyright 2015-2021 - Portal de Notícias do Subúrbio - Subúrbio Online . com.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR