Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS
Texto: Ascom Secult
Salvador manteve a trajetória de crescimento do turismo e da cultura em maio de 2026, registrando resultados positivos em todos os principais indicadores do setor na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados consolidados apontam aumento da ocupação hoteleira, do fluxo de visitantes, da receita turística e da visitação aos equipamentos culturais administrados pela Prefeitura, reforçando o momento favorável vivido pela capital baiana.
De acordo com o levantamento do Observatório do Turismo de Salvador, a taxa média de ocupação hoteleira alcançou 62,24% em maio, resultado 3,9% superior ao registrado no mesmo mês de 2025. O desempenho confirma a retomada da demanda turística observada ao longo do ano e mantém a cidade com índices superiores a 60% de ocupação em todos os meses de 2026 até o momento.
O fluxo turístico também apresentou crescimento. Cerca de 762,4 mil visitantes passaram pela capital baiana durante o mês, número 4% maior do que o registrado em maio do ano anterior. O movimento refletiu diretamente na economia local, que registrou crescimento aproximado de 3,9% na receita turística, revertendo parte das perdas observadas nos meses de março e abril.
Nos equipamentos culturais, os resultados reforçam o interesse crescente dos turistas e dos próprios moradores pela história, identidade e manifestações culturais de Salvador.
A Casa do Carnaval da Bahia, no Pelourinho, recebeu 5.112 visitantes em maio, registrando crescimento de aproximadamente 14% em relação ao mesmo período de 2025. O aumento foi observado entre todos os públicos, com destaque para os visitantes estrangeiros, que cresceram 20% na comparação anual.
A Cidade da Música da Bahia, no Comércio, contabilizou 4.699 visitantes e apresentou crescimento de 9% na comparação com maio do ano passado.
Já o Memorial 2 de Julho, no Largo da Lapinha, alcançou um dos melhores desempenhos do período, com aumento de 30% no número de visitantes, chegando a 565 pessoas atendidas no mês. O equipamento também atingiu o quinto mês consecutivo de crescimento da visitação.
A Casa das Histórias de Salvador, também no Comércio, recebeu 4.520 visitantes em maio e registrou crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior, recuperando os índices de visitação após quatro meses consecutivos de redução.
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Alexandre Reis, os resultados são fruto de uma estratégia consistente de fortalecimento do destino Salvador, aliando promoção turística, valorização cultural e qualificação dos equipamentos públicos.
“Os números de maio confirmam que Salvador vive um momento muito positivo. Esse crescimento não acontece por acaso. É resultado de um trabalho planejado de posicionamento da cidade nos mercados nacional e internacional, da ampliação do calendário de eventos, dos investimentos em infraestrutura turística e cultural e da valorização da nossa identidade. A gestão do prefeito Bruno Reis tem plantado há anos as bases para que Salvador se consolide cada vez mais como um dos destinos mais desejados do Brasil. Quando vemos crescer a ocupação hoteleira, o fluxo de visitantes, a receita turística e a procura pelos nossos equipamentos culturais, temos a certeza de que estamos no caminho certo, gerando emprego, renda e oportunidades para a população.”


























