Notícias

Postado em 14/06/2016 1:01

VLT do Subúrbio é selecionado para receber apoio do governo britânico

.

Share Button
Share Button

O projeto do Governo da Bahia de implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT), no transporte urbano de Salvador, terá apoio do Prospect Found, formado por 0,08% do total de receitas do Reino Unido, que oferece suporte a iniciativas do setor público em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. O VLT receberá apoio para a elaboração dos estudos técnicos e divulgação do projeto entre potenciais investidores no Brasil e no exterior.

A proposta da Bahia ficou entre os 20 projetos de investimento público selecionados, em meio a 800 apresentados por governos estaduais e municipais de todo o Brasil. Entre as iniciativas escolhidas, apenas duas preveem a celebração de Parceria Público-Privada (PPP) – a da Bahia e outra de Minas Gerais – voltada para construção, manutenção e reforma de escolas.

O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, ressalta que o apoio do governo britânico pode se constituir em um reforço importante para a viabilização do VLT. Ele observa que a PPP vem se consolidando como um caminho viável para assegurar investimentos governamentais em áreas estratégicas, a exemplo do metrô e do Hospital do Subúrbio, em Salvador. “O investimento do setor público é fundamental para a economia, [principalmente] num período difícil como o que estamos atravessando, e a PPP tem se mostrado uma alternativa promissora de viabilização de projetos como esses”.

Divulgação e estudos

De acordo com Rogério Princhak, coordenador da Secretaria Executiva do Programa de PPPs da Bahia, vinculada à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o apoio do governo britânico se dará de duas maneiras. Uma delas é com a divulgação do projeto, atualmente em fase de elaboração, durante dois eventos a serem realizados nas cidades de São Paulo e Londres, com o objetivo de apresentá-lo a empresas que possam vir a ter interesse em participar da licitação.

A outra forma é dando apoio na elaboração dos estudos técnicos, na parte de engenharia de transporte, com a especificação de equipamentos, sistemas de segurança, de controle, entre outros. “O estudo do VLT se divide em etapas, que são as de engenharia básica, estudo de demanda, modelagem econômico-financeira, modelagem jurídica e a de engenharia de transporte. Os recursos do governo britânico irão para a parte de transporte, pois as outras já estão sendo elaboradas pelas equipes técnicas do governo baiano”, explica Princhak.

O projeto do Estado foi apresentado aos representantes da Embaixada Britânica durante reunião da Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas (RedePPP), que é coordenada pelo Governo da Bahia por intermédio da Sefaz-BA e reúne 30 organizações brasileiras, entre estados, municípios, órgãos federais e agências de fomento.

Veículo leve sobre trilhos

Na primeira etapa de implantação, o VLT substituirá o trem do subúrbio, e o trajeto ainda será ampliado compreendendo 21 paradas, entre a Avenida São Luís, em Paripe, e o bairro do Comércio. A segunda etapa depende de estudos entre duas possibilidades – ligar Paripe à Estação do Metrô no Retiro, passando pelo Largo do Tanque, ou ir do Comércio até a Lapa. Segundo o coordenador da Secretaria Executiva do Programa de PPPs, um aspecto do projeto que mais chamou a atenção do governo britânico é o fato de que irá complementar outro projeto bem-sucedido já existente, o do metrô.

Fonte: Ascom/Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA)

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Educação

Escola Municipal de Periperi será Inaugurada nesta terça-feira (28)

[caption id="attachment_24540" align="alignnone" width="800"] Escola Municipal de Periperi_Foto_Jeff...

Politica

Odebrecht: ‘Todos candidatos tiveram financiamento ilegal’

    O empresário Marcelo Odebrecht, ex-presidente e herdeiro do grupo que leva ...

Praia de Inema

Evento de Standup Paddle leva mais de 300 competidores a Inema

Aconteceu neste sábado (25) o evento esportivo “II Taça Standup Bahia”, realizado ...

Protesto

Moradores de Mirantes de Periperi protestam após morte de Trabalhadora querendo

Centenas de moradores protestam na Rua Ambrosina Arruda no bairro de Mirantes de Periperi querendo j...

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR NO SITE: