Notícias

Postado em 29/06/2016 7:46

Veja o Video: Jovem é espancado pelos seguranças do Salvador Shopping

.

Share Button
Share Button

Nossa equipe de reportagem recebeu um video de um leitor informando que no dia 25 de junho de 2016 ás 20:55, jovens afrodescendentes, foram vítimas de preconceito racial, sendo um dos  jovens brutalmente espancado pelos seguranças do Salvador Shopping. No vídeo é possível ouvir as pessoas gritando “Só porque é negro é ?”

Falta de respeito com a população!. Até quando iremos conviver com isso?

Assista:

Leia o texto escrito pela  testemunha revoltada nas redes sociais:

DENÚNCIA!!
VAMOS FALAR DE RACISMO, VIOLÊNCIA POLICIAL E PRECONCEITO DE CLASSE ? Sim, vai ter textão…

Hoje (25/06/2016) fui com minha mãe e minha avó ao Shopping Salvador para assistir um filme, chegando ao lugar resolvemos primeiro fazer uma refeição na praça de alimentação, assim que chegamos até lá vimos algo de estranho, eram mais de 20 seguranças na praça, todos posicionados em pontos estratégicos, ok, fomos até o restaurante e pedimos uma refeição, aproveitamos e perguntando por que aquilo tudo ? a resposta da atendente foi exatamente essa: ” Estão esperando os adolescentes chegarem ” na hora eu pensei ‘ será que são adolescentes terroristas ? … ” a refeição ficou pronta fomos para a mesa e sentamos, mas era impossível ficar em paz naquele ambiente, parecia que a qualquer momento iria começar uma ” guerra ” …. seguranças mal-encarados para todos os lados, alguns minutos depois eu vi seguranças espantando jovens de algumas mesas da praça de alimentação, mas até ai não fiz nada, vi essa cena se repetir algumas vezes… mais alguns minutos depois vi 3 jovens andando e de repente seguranças os cercam de forma estranha, eu que já tampouco estava prestando atenção na comida, fiquei olhando para a cena, e em poucos segundos vi o jovem sendo puxado, e agredido pelos seguranças, ALI MESMO, EM FRENTE A TOD@S, NO MEIO DA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DE UM SHOPPING, na mesma hora peguei meu celular e levantei, comecei a questionar o que estava acontecendo ali e comecei também a filmar, seguranças partiram pra cima de mim tentando impedir que eu os filmassem, tentaram tirar o celular de minha mão, aos gritos diziam ” não lhe dou direito de imagem ” os seguranças totalmente despreparados só pararam de tentar impedir a filmagem quando perceberam que eu estava com minha mãe e vó, depois de fazer um ESCÂNDALO ( sim, precisamos reagir como podemos, não podemos abaixar a cabeça para policiais, seguranças ou qualquer ” autoridade ” que esteja agindo de maneira errada ) o jovem foi deixado de lado, eu parei de gravar, achamos que os ânimos iriam se acalmar… só achamos…

Ainda muito exaltado e tremendo, voltei a mesa, e em menos de um minuto eu vi uma nova aglomeração em volta do mesmo garoto, agora perto da entrada do banheiro, um lugar mais longe das mesas, para que as pessoas não pudessem ver, novamente peguei meu celular, levantei e fui até lá, foi quando pude me aproximar mais do garoto, percebi que estava com o braço cortado e sangrando, coluna machucada e camiseta rasgada, um representante do shopping veio agressivamente conversar comigo, alegou que o jovem tinha ‘ colado uma moeda com cola na mesa do shopping ‘ o jovem negou, pedi para ver a tal moeda, enrolaram e não me levaram… nesse momento algumas pessoas já tinham se aglomerado para ver oque estava acontecendo, exigimos que o jovem fosse deixado em paz, que pudesse sair daquele cerco de seguranças que o impediam de sair de um beco que dava acesso ao banheiro, os seguranças disseram que iriam chamar a policia, um até zombou e gritou ” me denunciem se quiser ” depois de muito protestar, gritar, filmar e reclamar, o jovem e seus dois amigos que também estavam com ele foram liberados do tal beco e os seguranças dispersaram-se, finalmente pensamos, acabou… mas acabou ? CLARO QUE NÃO!

Depois disso tudo os três garotos voltaram para as mesas da praça de alimentação e continuaram interagindo com os outros amigos adolescentes… mesmo assim percebi que os seguranças continuavam em monte lá, cochichando sem parar… falamos com os jovens e recomendamos que eles fossem embora, aqueles seguranças eram brutos, fortes, escrotos e despreparados, eu nem quero imaginar o que podiam fazer… para a surpresa de todos quando os jovens estavam saindo da praça a POLICIA MILITAR chegou, e vocês sabem como os militares são preparados e aptos a resolver qualquer caso com tranquilidade né ? barraram o garoto, o levaram até uma parede e brutalmente o revistaram, peguei meu celular e comecei a filmar, nesse momento um outro policial me chamou e disse da forma mais escrota possível ” Apague isso ou vou te levar preso agora ” eu apaguei, ele disse que eu não tinha apagado e pediu para ver, mostrei, e depois disso o policial ficou me encarando, como quem diz ” já te marquei … ” depois disso ficamos ali, impotentes diante das armas, esperando o que a ‘ maravilhosa ‘ policia militar iria resolver, a solução deles foi essa: TODO MUNDO PRA DELEGACIA! depois de descobrirem que dois dos três jovens eram menor de idade, resolveram levar só o jovem principal que foi agredido, já que ele era de maior, junto com os seguranças do shopping salvador que olhe só, FAZIAM QUESTÃO DE IR, POIS ALEGAVAM QUE FORAM AGREDIDOS!!! eram homens de 2 metros de alturas, fortes, e foram agredidos por um jovem franzino, eu presenciei tudo desde o começo, isso não aconteceu!! nesse momento uma moça que trabalha com reabilitações de jovens infratores já tinha aparecido se solidarizando com o caso e com nós, ela disse ” eu conheço bem esses casos, há muitos jovens inocentes presos ” enfim, os seguranças fizeram questão de irem até a delegacia, os coitadinhos se diziam agredidos e diziam ter provas contra o jovem. Trocamos todos telefones, e o jovem maior de idade seguiu até a delegacia e lá resolveriam, depois de algumas horas, já em casa, ligamos e descobrimos que o delegado liberou todos e alegou não haver provas contra o garoto, a delegacia estava cheia, resumindo: NINGUÉM LIGOU PARA O JOVEM MACHUCADO! minha mãe é advogada e estamos vendo como podemos ajudar esse jovem e abrir um processo contra o SALVADOR SHOPPING (SALVADOR-BA)

Os três jovens coagidos no shopping eram negros e pobres, haviam diversos outros adolescentes brancos e com roupas de marca, mas quem foi agredido vocês já sabem… Eu nunca tinha passado por uma situação dessas, ver violência policial nas noticias todos os dias já é chocante, mas presenciar uma é BRUTAL! O racismo, o preconceito contra pobres, o genocídio de jovens negros, pobres e periféricos ESTÁ AI, basta sair nas ruas, a bala ‘ perdida ‘ sempre se encontra em um lugar: NA FAVELA, precisamos também lutar pela DESMILITARIZAÇÃO DA POLICIA, até quando vamos aceitar que militares fascistas matem nossos jovens ? isso é TODOS OS DIAS. Outro fato interessante é que só depois de eu ter me levantado é que outras pessoas demonstraram algum apoio ao jovem agredido ALI, NA FRENTE DE TODOS! Gente, eu faço esse apelo encarecidamente, NÃO ABAIXEM A CABEÇA PARA AS PESSOAS DE FARDA, desde segurança, REAJAM COMO PODEREM!! FILMEM, GRITEM, SE METAM, não respeitem as pessoas por suas fardas, se está errado, SE METAM, até quando vamos aceitar violência policial ? A ideia militarista é fascista por essência, DESMILITARIZAÇÃO É OQUE PRECISAMOS!

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Copa do Rei

Barcelona vence o Alavés e conquista a Copa do Rei na despedida de Luís Enriqu

Não foi do jeito que o torcedor queria, mas o Barcelona fechou a temporada com um título. Neste s...

Maio Amarelo

Passeio do Maio Amarelo deve receber 500 ciclistas neste domingo

Quinhentos ciclistas são esperados no passeio de bike, realizado pela Transalvador, com apoio do Mo...

Conta de Luz

Conta de luz não terá taxa extra em junho

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz no mês de junho será a verde, o que sig...

Mega Sena

Mega-Sena, concurso 1.934: ninguém acerta seis dezenas e prêmio vai a R$ 65 mi

Ninguém acertou as dezenas do sorteio 1.934 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (27), em...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: