BUSCAR NO SITE:

Outras Noticias

Unidades de referência para vacinação de BCG e raiva são ampliadas

Postado em 01/11/2018 0:14 - Atualizado em: 01/11/2018 0:14
Share Button

Com o objetivo de facilitar o acesso da população de Salvador às vacinas BCG (tuberculose) e antirrábica (raiva) humana, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ampliou o número de unidades de referência com a oferta das doses. Agora, 100 postos da rede básica administrarão as doses de BCG para os recém-nascidos do município, enquanto 114 salas de vacina disponibilizarão a imunização contra raiva para indivíduos que sofrerem algum incidente com animal suspeito.

A medida foi tomada devido à estabilização dos estoques dos insumos na capital. “Passamos por um período de baixa no estoque, onde tivemos que realizar o uso racional de algumas vacinas. No entanto, a verificação assídua dos nossos estoques permitiu ampliar e criar saldo de vacinas, para podermos cada vez mais manter a população resguardada de doenças que podem ser prevenidas”, esclareceu Doiane Lemos, subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreveníveis.

De acordo com o novo fluxo, a vacinação da BCG para os recém-nascidos continua sendo administrada nas segundas e quartas-feiras (exceto feriado), das 8h às 17h. Doiane afirma que cada ampola da BCG contém a quantidade necessária para proteger dez crianças e, após a abertura da embalagem, o profissional de saúde tem até seis horas para fazer uso total do material contido no recipiente. Caso contrário, o produto tem que ser descartado por perda de eficácia.

“Por esse motivo, iremos manter a concentração da aplicação dessa vacina nas unidades de saúde em dois dias específicos, para reduzir ao máximo a quantidade de doses desperdiçadas”, ponderou a subcoordenadora.

Ela explicou também que a vacinação também pode ocorrer diariamente nas maternidades da capital logo após o nascimento do bebê. Já a aplicação da vacina antirrábica nas pessoas vítimas de algum tipo de acidente com animais suspeitos, além de estar disponível nas 114 unidades de referência nos dias úteis, também pode ser aplicada nas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município.

Outras Notícias

Anunciantes Premium!


Coloque o seu Anúncio aqui!

BUSCAR NO SITE: