Notícias

Postado em 09/01/2016 10:03

Terminal de integração do Acesso Norte será inaugurado na 2ª

.

Share Button
Share Button

A entrega à população do Terminal de Integração de Passageiros Acesso Norte, equipamento do sistema de metrô da capital baiana, está programada para acontecer nesta segunda-feira, 11, às 9h, em solenidade com a presença do governador Rui Costa.

Construído e administrado pela CCR Metrô Bahia, o novo terminal está localizado próximo à rótula do Abacaxi, com cerca de cinco mil m² de área construída e capacidade para receber 70 mil usuários por dia.

O novo terminal receberá, inicialmente, quatro linhas de ônibus metropolitanas (Mata de S. João-Lapa, Nova Dias D’Ávila-Lapa, Madre de Deus-Lapa e Candeias-Lapa) e três urbanas (Vale dos Rios- Stiep-Lapa, Nossa Senhora do Resgate-Lapa e Pernambués-Lapa).

Em um primeiro momento, as linhas metropolitanas não têm integração tarifária com o metrô, mas os passageiros que usarem as linhas urbanas pagarão apenas uma tarifa. O terminal de ônibus funcionará de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h e aos sábados, das 5h30 às 14h30. Gradualmente, o horário será ampliado, conforme  a operação do metrô.

O equipamento liga-se  à Estação Acesso Norte linha 1 e à futura Estação Acesso Norte linha 2 do metrô, através de uma passarela de interligação que será acessada por rampa, escada fixa e escada rolante.

Para atender  usuários, o terminal conta com 30 colaboradores diretos e terceirizados e 24 câmeras de monitoramento, interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR  Metrô. A arquitetura do terminal privilegia a luz natural e a utilização de lâmpadas LED, com rota tátil para  deficientes visuais, sanitários acessíveis e sala de primeiros socorros.

A obra durou oito meses e contou com 450 operários diretos, indiretos e terceirizados, atuando em dois turnos de trabalho.

Subterrâneo

Também nesta segunda, o governador Rui Costa visitará a nova passagem subterrânea para pedestres, localizada entre a avenida Barros Reis e o bairro do Cabula, na rua Christiano Buys.

A via, com 150 metros, foi pensada para dar segurança, acessibilidade e conforto aos pedestres, contando com rampas de acesso, piso tátil para deficientes, iluminação, espelhos convexos e seis câmeras de monitoramento, também interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR.

Foram feitas relocações, limpeza e adequações da tubulação de água, de esgoto, nas  redes de telecomunicações e de alta tensão. Devido aos constantes alagamentos que ocorriam no túnel, foram realizadas obras de drenagem da água da chuva. A passagem foi revitalizada com grafitagem, feita por artistas da capital.

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Copa do Rei

Barcelona vence o Alavés e conquista a Copa do Rei na despedida de Luís Enriqu

Não foi do jeito que o torcedor queria, mas o Barcelona fechou a temporada com um título. Neste s...

Maio Amarelo

Passeio do Maio Amarelo deve receber 500 ciclistas neste domingo

Quinhentos ciclistas são esperados no passeio de bike, realizado pela Transalvador, com apoio do Mo...

Conta de Luz

Conta de luz não terá taxa extra em junho

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz no mês de junho será a verde, o que sig...

Mega Sena

Mega-Sena, concurso 1.934: ninguém acerta seis dezenas e prêmio vai a R$ 65 mi

Ninguém acertou as dezenas do sorteio 1.934 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (27), em...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: