Notícias

Postado em 10/10/2016 4:21

SUS terá cirurgia de mudança de sexo

.

Share Button
Share Button

Paciente do Sistema Único de Saúde do estado da Bahia, irão recebe a sua primeira unidade hospitalar de saúde pública que terá como intuito realizar o processo transexualizador através do SUS.Após receber autorização da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), conhecido como Hospital das Clínicas, aguarda habilitação do Ministério da Saúde (MS) para iniciar o atendimento às pessoas transexuais e transgêneros.

Será oferecido suporte durante todo o processo, desde o atendimento psicoterapêutico até a hormonioterapia, tanto com psiquiatras, quanto com psicólogos, por no mínimo dois anos. Além de acompanhamento endrocrinológico e orientação do homonioterapia,

As pessoas que desejam realizar modificações corporais, em função de um desacordo entre seu sexo biológico e o seu gênero, são assistidas pelo SUS desde agosto 2008, quando o MS publicou a Portaria Nº 457. “Pela portaria, também será oferecido acompanhamento até um ano depois da cirurgia, para ajudar nessa adaptação desse corpo novo, de seu funcionamento.

Vale ressaltar que apenas cinco hospitais, estão habilitados para realizar o processo transexualizador. São eles os Hospitais das Clínicas de Recife, Porto Alegre, Goiânia, São Paulo e o Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio. A implantação do projeto na Bahia, será uma avanço poder atender à população do Estado, bem como ajudar do atendimento de pessoas que moram em outros estados.

Redação: Jéssica Fabris

BUSCAR NO SITE: