Notícias

Postado em 20/06/2016 10:01

Solstício marca início do inverno e noite mais longa do ano

.

Share Button
Share Button

O inverno no Hemisfério Sul começou nesta segunda-feira (20) oficialmente às 19h34, quando ocorre o solstício de inverno e temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam.
A palavra vem do latim: Sol e sistere (que não se move). Na astronomia, o evento marca o momento em que a luz solar incide com maior intensidade sobre o Hemisfério Norte e quando o sol encontra-se o mais distante possível da Linha do Equador.

Previsão

Neste ano, depois de uma massa de ar polar ter levado frio intenso às regiões Sul e Sudeste do País, antes mesmo do início do inverno, a expectativa de meteorologistas é de que a estação tenha temperaturas um pouco mais baixas do que no ano anterior.

Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o Centro-Oeste também é de frio intenso.

“As regiões Sul e Sudeste têm as temperaturas mais baixas e os termômetros marcarão abaixo de zero durante o inverno. O Centro-Oeste registrou no último sábado a temperatura mais baixa (9,9ºC) e por todo o inverno a mínima deve ficar entre 13ºC e 14ºC”, disse Carvalho.

A temperatura mínima para a região Sul deve ficar entre 0ºC e 4ºC e na região Sudeste os termômetros variam entre 3ºC e 4ºC.

Em 2015, o inverno foi um pouco mais quente em relação à média, em praticamente todo o país, com até um grau a mais que a expectativa para 2016. Neste ano, por conta da neutralidade de fenômenos que alteram a temperatura, como o El Ninõ e La Niña, o inverno será mais rigoroso.

Para hoje, o Inmet prevê mínima de -3ºC e máxima de 26ºC para a região Sul, mínima de 4ºC e máxima de 33ºC para a região Sudeste, e mínima de 11ºC e máxima de 35ºC na região Centro-Oeste. As regiões Norte e Nordeste registram máxima de 36ºC e a mínima varia entre 13ºC e 15ºC.

A Defesa Civil de Santa Catarina registrou cerca de 40 municípios com temperatura abaixo de seis graus na manhã de hoje. As cidades com menor temperatura registrada são Urupema (-5,4ºC), Urubici (-3,4ºC) e São Joaquim (-2,2ºC).

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Copa do Rei

Barcelona vence o Alavés e conquista a Copa do Rei na despedida de Luís Enriqu

Não foi do jeito que o torcedor queria, mas o Barcelona fechou a temporada com um título. Neste s...

Maio Amarelo

Passeio do Maio Amarelo deve receber 500 ciclistas neste domingo

Quinhentos ciclistas são esperados no passeio de bike, realizado pela Transalvador, com apoio do Mo...

Conta de Luz

Conta de luz não terá taxa extra em junho

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz no mês de junho será a verde, o que sig...

Mega Sena

Mega-Sena, concurso 1.934: ninguém acerta seis dezenas e prêmio vai a R$ 65 mi

Ninguém acertou as dezenas do sorteio 1.934 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (27), em...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: