Notícias

Postado em 20/06/2016 10:01

Solstício marca início do inverno e noite mais longa do ano

.

Share Button
Share Button

O inverno no Hemisfério Sul começou nesta segunda-feira (20) oficialmente às 19h34, quando ocorre o solstício de inverno e temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam.
A palavra vem do latim: Sol e sistere (que não se move). Na astronomia, o evento marca o momento em que a luz solar incide com maior intensidade sobre o Hemisfério Norte e quando o sol encontra-se o mais distante possível da Linha do Equador.

Previsão

Neste ano, depois de uma massa de ar polar ter levado frio intenso às regiões Sul e Sudeste do País, antes mesmo do início do inverno, a expectativa de meteorologistas é de que a estação tenha temperaturas um pouco mais baixas do que no ano anterior.

Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o Centro-Oeste também é de frio intenso.

“As regiões Sul e Sudeste têm as temperaturas mais baixas e os termômetros marcarão abaixo de zero durante o inverno. O Centro-Oeste registrou no último sábado a temperatura mais baixa (9,9ºC) e por todo o inverno a mínima deve ficar entre 13ºC e 14ºC”, disse Carvalho.

A temperatura mínima para a região Sul deve ficar entre 0ºC e 4ºC e na região Sudeste os termômetros variam entre 3ºC e 4ºC.

Em 2015, o inverno foi um pouco mais quente em relação à média, em praticamente todo o país, com até um grau a mais que a expectativa para 2016. Neste ano, por conta da neutralidade de fenômenos que alteram a temperatura, como o El Ninõ e La Niña, o inverno será mais rigoroso.

Para hoje, o Inmet prevê mínima de -3ºC e máxima de 26ºC para a região Sul, mínima de 4ºC e máxima de 33ºC para a região Sudeste, e mínima de 11ºC e máxima de 35ºC na região Centro-Oeste. As regiões Norte e Nordeste registram máxima de 36ºC e a mínima varia entre 13ºC e 15ºC.

A Defesa Civil de Santa Catarina registrou cerca de 40 municípios com temperatura abaixo de seis graus na manhã de hoje. As cidades com menor temperatura registrada são Urupema (-5,4ºC), Urubici (-3,4ºC) e São Joaquim (-2,2ºC).

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Pedofilia

Mulher de 38 anos é presa após sexo até 15 vezes com adolescente

Uma mulher casada, de 38 anos, confessou ter feito sexo, entre oito e 15 vezes, com um adolescente d...

Paripe

Artistas promovem oficinas gratuitas para jovens da periferia; última etapa oco

Iniciado nesta segunda-feira (20) e com encerramento no próximo sábado (25), o Mutirão Mete Mão ...

Esporte

Com golaço de Juninho e estrela de Edigar, Bahia vence o Fortaleza na Fonte; ve

    O Bahia voltou a se impor na Arena Fonte Nova e, com tranquilidade, venceu o...

Câmara dos Deputados

Câmara aprova projeto que libera terceirização de atividades nas empresas

Mesmo sob forte protesto da oposição, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje (22) o Pro...

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR NO SITE:

CLIQUE NO X PARA FECHAR