BUSCAR NO SITE:

Politica

Sílvio Humberto participa de estreia do filme “Aiuê”

Antes da exibição, foi realizada a roda de conversa “Voz e Vez: Como Ampliar os Sons dos Quilombos”.

Postado em 18/05/2018 16:56 - Atualizado em: 30/05/2018 23:14
Share Button

O vereador Sílvio Humberto (PSB) participou do lançamento do documentário “Aiuê – Escutando os Sons dos Quilombos”, produzido pelo Coletivo Cacos. O filme foi exibido na Sala Walter da Silveira, no Complexo da Biblioteca Pública dos Barris, na noite de terça-feira (15). A produção expõe sonoridades do cotidiano das comunidades quilombolas de Salvador e Região Metropolitana. Antes da exibição, o vereador discutiu o tema numa roda de conversa.

“Ouvimos relatos marcantes de homens e mulheres negras. Por si só isso faz a obra valer. Nossas histórias precisam ser contadas por nós mesmos. Parabenizo os jovens realizadores desse projeto”, afirmou Sílvio Humberto.

O vereador explica que a expressão “Aiuê” faz parte do idioma Kimbundu, língua da família banta, falada por mais 600 grupos étnicos do continente africano, e que significa alegria e festa. “O documentário revela, a partir de uma abordagem etnográfica e musicológica, as diversas expressões sonoras e musicais presentes nos quilombos”, declarou.

 

Debate

 

A projeção do filme foi antecedida por uma roda de conversa com o tema “Voz e Vez: Como Ampliar os Sons dos Quilombos”. O projeto foi contemplado pelo edital “Arte Todo Dia – Ano III”, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e foi produzido pela jornalista e educadora Donminique Azevedo e também pelos cineastas negros Danilo Umbelino, Leo Rocha e Uiran Paranhos.

A música-tema do filme é interpretada pelo cantor Lazzo Matumbi e a película conta com participação da socióloga e militante do movimento negro, Vilma Reis. Na sequência do debate, foi aberta uma exposição fotográfica com imagens captadas na fase de produção do documentário. Também foram apresentadas intervenções artísticas das comunidades tradicionais.

Outras Notícias

Anunciantes Premium!


Coloque o seu Anúncio aqui!

BUSCAR NO SITE: