Politica

Postado em 23/07/2016 8:50

Sesab rebate críticas de trabalhadores e promete renovar contratos

.

Share Button
Share Button

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) rebateu, neste sábado (23), a crítica de trabalhadores de carreira e contratados da Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf) e prometeu renovar os contratos desses servidores.

Em uma carta aberta endereçada ao governo estadual, publicada no Bocão News, os trabalhadores da Fesf condenaram a falta de posicionamento da pasta na renovação do contrato para a manutenção dos serviços, que, se não ocorrer, segundo eles, pode provocar a demissão de 600 profissionais.

O déficit, conforme eles, pode ter impacto direto no Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que, além de profissionais do setor administrativo, inclui a mão de obra de trabalhadores que atuam na ponta do sistema, tais como enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros obstetras, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e sanitaristas.

Em nota, a Sesab disse que irá “garantir a manutenção dos serviços, otimizar o atendimento e gerar economia para os cofres públicos”. “Os contratos referem-se às áreas de internação domiciliar, regulação macrorregional de pacientes e capacitação de profissionais de saúde por meio do serviço de telessaúde. A expectativa é que haja uma redução de até 40% nos custos e serviços administrativos, possibilitando assim a ampliação e qualificação da assistência à saúde dos pacientes.”, pontuou.

A Sesab ressaltou também que a Fesf é uma entidade de direito privado, que não pertencente ao Governo do Estado da Bahia e que desde 2012 é responsável pela gestão desses serviços.  Segundo a secretaria, será substituída por novos prestadores por não vir atingindo as metas de produção estabelecidas no contrato vigente. “A renovação do prestador não impactará na redução do quadro funcional, visto que não são servidores públicos estaduais, e que poderão migrar de modo total ou parcial a depender do dimensionamento dos novos contratantes”, frisou.

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Politica

Palhinha sugere intervenções em cemitérios de Salvador

Por meio de projetos de indicações o vereador Orlando Palhinha recomendou para o Executivo municip...

Nota de Repúdio

Palhinha critica declarações do governador sobre saúde em Salvador

O vereador Orlando Palhinha (DEM) criticou declarações do governador Rui Costa feitas na terça-fe...

Politica

Nota de Repúdio

O vereador Orlando Palhinha (DEM) repudiou a solenidade de assinatura de termo de compromisso do gov...

Politica

Lula chega a Salvador para o 29º Encontro Estadual do MST

Nesta quarta-feira (11/1) será realizado o 29º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Ru...

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR NO SITE: