Notícias

Postado em 30/11/2015 11:15

Revitalização do Sistema de Trens do Subúrbio

.

Share Button
Share Button

Três projetos de indicação do vereador Hilton Coelho (PSOL) foram aprovados na tarde de quarta-feira (25). Todas as propostas estão relacionadas a melhorias do Sistema de Trens do Subúrbio.
A primeira proposta indica ao governador Rui Costa a preservação da bitola métrica atualmente em uso pelos trens, adotando a bitola mista, permitindo a utilização dos atuais trens de passageiros e do futuro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). “Os trens do Subúrbio são importantes meios de transporte para a cidade de Salvador, sendo utilizados por 18 mil passageiros diariamente.
Considerando que a proposta do governo estadual para o sistema de trens prevê a substituição pelo VLT, com a alteração da bitola (distância horizontal entre os trilhos) métrica, atualmente utilizadas nos trens, por outro tipo de bitola específica para os futuros VLT, o que significaria a perda de todo o investimento milionário realizado recentemente no sistema e inviabilizaria a expansão para a região metropolitana de Salvador, onde já tem os trilhos na bitola citada”, detalha o legislador.
Outra indicação aprovada diz respeito ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), solicitando ao governo estadual que preserve o funcionamento do Sistema de Trens do Subúrbio enquanto realiza as obras para instalação do VLT. “O governo estadual pretende realizar a substituição dos trens pelo VLT, com realização de obras ao custo de R$ 1,1 bilhão de reais, previstas para se iniciar ainda este ano e finalizar apenas em 2017, com interrupção do Sistema de Trens do Subúrbio”, disse.
Ele lembra que a população do Subúrbio Ferroviário encontra grande dificuldade de mobilidade urbana, tendo em vista o terrível engarrafamento na região da Calçada e Avenida Suburbana, enfrentado todos os dias por aqueles que precisam deslocar-se ao centro.
Em relação à melhoria dos trens, terceira indicação aprovada, o vereador pede que se conclua a requalificação dos trens reformados de Salvador, finalizando a montagem e o conserto dos trens já existentes, regularizando o procedimento de manutenção preventiva. “Atualmente apenas dois dos trens fazem o transporte regular de passageiros. Os dois trens restantes não sofreram qualquer tipo de reforma, o que os leva a um estado de precariedade, estando os mesmos enferrujados, lentos e quebrando constantemente. Nada mais correto que se faça a completa recuperação de todos os trens”.

 

Outras Notícias:

Tremor

Moradores de Salvador e Itaparica sentem tremor de terra e relatam susto na web

Por volta das 7h deste domingo (26), moradores de diversos bairros de Salvador e também da Ilha de ...

SSP

PMS fazem vaquinha e doam alimentos para família

Tudo começou quando uma equipe da 24ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM),de Jacobin...

Bombou na Web

FOTO PICANTE! Funkeira impressiona internautas com foto com ‘bumbum perfei

A funkeira Renata Frisson, conhecida como Mulher Melão, decidiu tirar o sossego dos seus seguid...

Boa Vistado Lobato

Dois Homens Presos Após dar Várias Pauladas em Cães em Boa Vista do Lobato

Dois homens foram detidos, na manhã desta sexta-feira (24), após a denúncia de um deles ter invad...

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR NO SITE: