Notícias

Postado em 16/09/2016 2:11

Prefeitura assina nesta sexta liberação de recursos para implantação do BRT

.

Share Button
Share Button

O prefeito ACM Neto assina nesta sexta-feira (16/9), às 11h, a liberação dos recursos para a implantação do primeiro trecho do BRT, que vai ligar a Estação da Lapa à região do Iguatemi. Além do prefeito, o evento terá a presença de representantes do banco e do governo federal, a exemplo do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, entre outras autoridades. Todos estarão à disposição da imprensa.

O BRT faz parte do projeto dos Corredores de Transporte Coletivo Integrado de Salvador, comandado pela Casa Civil da Prefeitura, e tem como objetivo executar uma série de intervenções no sistema viário da cidade. A meta é melhorar o transporte público e a mobilidade do trânsito em geral. Os recursos para esse primeiro trecho (ligando as regiões do Parque da Cidade ao Iguatemi) somam R$408 milhões em dois contratos com a Caixa. Esse trecho terá três viadutos, dois elevados e três estações.

O projeto, no valor global de R$820 milhões, foi fracionado por sugestão da Prefeitura para viabilizar a liberação dos recursos junto ao governo federal, o que finalmente vai começar a acontecer depois de muita luta da gestão municipal. A próxima etapa, após assinatura dos contratos para o realização do trecho um, é a publicação do edital para a licitação das obras, o que deve ocorrer até o final de outubro. A gestão do projeto, desenvolvido pela Escritório Prado Valladares, está a cargo da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). A parte das obras será conduzida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec).

Sistema e integração – O BRT – Bus Rapid Transit, como é mundialmente conhecido, é um sistema já utilizado em diversas grandes cidades do Brasil e do mundo, tais como Curitiba, Rio de Janeiro, Cidade do México, Los Angeles, Istambul e Bogotá. O projeto para Salvador será implantado ao longo do corredor formado pela Avenida Vasco da Gama, Rua do Lucaia, Avenida Juracy Magalhães e Avenida ACM, se estendendo desde a entrada da Estação da Lapa até a Estação de Integração Iguatemi, onde haverá a ligação com o sistema metroviário.

As intervenções preveem o aproveitamento das vias de ônibus convencionais já existentes ao longo da Avenida Vasco da Gama, adaptando-as para uso do sistema BRT. Nos demais trechos serão implantados novas vias exclusivas para o sistema BRT, que serão detalhadas no evento desta sexta-feira com a apresentação de um vídeo.

O BRT vai beneficiar 31 mil pessoas por hora. Os veículos utilizados pelo sistema serão do tipo ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23 METROS, operando a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h. Os tempos de percurso serão significativamente reduzidos se comparados aos atuais níveis de operação.

Foto: Ilustração

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Policia

Dois policiais são sequestrados e executados por bandidos

Dois policiais militares foram mortos por bandidos que tentaram assaltar um banco na cidade de Bom J...

Foraças Armadas

Forças Armadas vão atuar na região metropolitana de Natal por 11 dias

Cerca de 1,8 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica vão atuar na Garantia da Lei ...

Periperi

Acidente de moto na Av Suburbana nas Imediações de Periperi Deixa Homem Ferido

  Segundo informações do Motolink do Subúrbio Online, um acidente envolvendo uma  mo...

Acidente

Acidente entre dois ônibus deixa seis feridos Nesta Tarde de Domingo(22)

Por volta das 16h deste domingo (22), na saída da Avenida Luiz Eduardo, na altura da Concessionári...

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR NO SITE: