Bocão News

Postado em 24/11/2015 12:20

Periperi e região lidera índice de violência contra jovens em Salvador

Violência contra jovens em Salvador está concentrada em 37 bairros, aponta pesquisa, dentre eles destaca-se Periperi e Tancredo Neves.

Share Button
Share Button

A violência em Salvador, sobretudo os assassinatos de jovens ocorridos entre os anos de 2010 e o primeiro semestre deste ano, se concentrou em 37 bairros que pertencem às Áreas de Integradas de Segurança Pública de Periperi, no subúrbio ferroviário e Tancredo Neves, com mais de 30% dos cerca de 1,5 mil homicídios ocorridos por ano entre homens com idade de 15 a 29 anos.

A informação foi divulgada pela pesquisadora e consultora da ONU Márcia de Calazans, durante a manhã desta segunda-feira (23), na audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado, que investiga dos assassinatos de jovens, que foi realizada em Lauro de Freitas, sexta cidade brasileira a ser visitada pelos parlamentares.

Para Márcia de Calazans, a falta de investimento em políticas de Educação, Saúde e Segurança contribuem para a não redução dos indicadores de violência. Calazans afirmou ainda que a chamada “Guerra às drogas” tem fomentado tanto a morte de policiais quanto de jovens negros, com maior volume para os indivíduos que moram na periferia. A taxa é de 33 mortos para cada grupo de 100 mil habitantes, quando o ‘aceitável’ seria 10 assassinatos para 100 mil pessoas. Em Buenos Aires, que tem mesma população que Salvador, essa taxa é de 6 para 100 mil, segundo a pesquisadora.

O encontro presidido pela senadora baiana Lídice da Mata, presidente da CPI que investiga assassinato de jovens, também contou com a presença do prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ouvidoria Geral do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil, Juizado da Infância e Adolescência, entidades pertencentes a movimentos negros, bem como parlamentares ligados à defesa dos direitos humanos como a deputada federal Moema Gramacho, os estaduais Marcelino Galo e Fabíola Mansur e os vereadores Silvio Humberto (Salvador) e Manuel Carlos (Lauro de Freitas).

Outras Notícias:

Policia

Policial atira contra vizinha, filho e depois se mata

O policial militar, sargento Osman Cavalcante Leal Neto, foi protagonista de uma tragédia na ta...

Idoso cai, bate a cabeça no “meio-fio” e morre

Um idoso de 65 anos, que ainda não teve a identidade revelada, sofreu uma queda enquanto andava, no...

Lobato

PM apreende drogas, armas e prende três no Lobato

Três homens foram presos e dois menores apreendidos na tarde desta segunda-feira (14), durante oper...

Policia

Polícia divulga retrato falado de criminoso do duplo homicídio em ônibus

Homem de cor da pele parda, com cerca de 1,75 de altura, sem barba e bigode, aparentando cerca de 20...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: