Notícias

Postado em 23/11/2017 3:23

Peça sobre Florbela Espanca estreia neste sábado (25)

.

Share Button
Share Button

Neste sábado (25/11) o cenário cultural de Salvador será brindado com a estreia do espetáculo Espanca: um Drama em Flor, da Cia Rapsódia de Teatro. A montagem, em cartaz no Espaço Cultural Barroquinha até 17 de dezembro (25 e 26/11; 02, 08, 09, 10, 16 e 17/12), sempre às 19h, é uma biografia da alma da poetisa portuguesa Florbela Espanca, que faz aniversário de morte (1930) e de nascimento (1894) no próximo dia 08 de dezembro. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

Com texto da dramaturga baiana Ilma Nascimento (As Rimas de Catarina e A Farsa da Grande Fortuna), a peça parte de sonetos, trechos de contos, fragmentos de cartas e do diário da poetisa portuguesa, além de notícias sobre a autora nos jornais da época (década de 20). O resultado no palco revela a mulher que teve a vida e a obra marcadas por uma profunda dor existencial, advinda do seu sentimento de inadequação com o mundo, da sua não submissão aos padrões impostos pela sociedade e dos desencontros amorosos presentes em toda a sua curta vida.

O espetáculo conta ainda com a direção da premiada Alda Valéria (Deus Danado) e com as atuações da jovem e talentosa atriz Uerla Cardoso (A Cidade do Circo dos Dias Iguais) e do premiado ator baiano Bira Freitas (Deus Danado e As Rimas de Catarina).

A montagem – A Cia Rapsódia de Teatro, com 17 anos no cenário teatral baiano (Deus DanadoA Gema do Ovo da EmaA Árvore dos Mamulengos e As Rimas de Catarina), ousa mais uma vez, apresentando uma montagem com uma linha não-realista, em que os corpos, os sons, as imagens e sensações levam o espectador ao universo onírico da personagem, criando um ritual em que a ação teatral se torna um acontecimento, onde palco e plateia se fundem em um só elemento.

A concepção do figurino e maquiagem é de Rino Carvalho (Amor Barato), a música original e trilha sonora de Luciano Bahia (O Compadre de Ogum), com interpretação dos poemas musicados na voz da cantora Patrícia Hitta, iluminação de Geovane Nascimento, fotografia de Vinicius Passarinho e designer gráfico de Márcio Lima. A produção da peça é da Cia Rapsódia de Teatro.

SERVIÇO

O que: Estreia do espetáculo Espanca: um Drama em Flor, da Cia Rapsódia de Teatro;

Quando: Sábado (25/11), às 19h;

O espetáculo estará em cartaz nos dias 26/11 (domingo); 02/12 (sábado); 08, 09 e 10/12 (de sexta a domingo); 16 e 17/12 (sábado e domingo);

Onde: Espaço Cultural Barroquinha – Praça Castro Alves, s/nº – Barroquinha;

Telefones: (71) 3202-7880 / 7881.

BUSCAR NO SITE: