Notícias

Postado em 04/05/2016 7:17

OAB discute legalidade do Uber; transporte segue ativo em Salvador

.

Share Button
Share Button

Embora a proibição tenha sido aprovada pela Câmara Municipal de Salvador, o serviço de “carona remunerada” Uber segue ativo normalmente na capital baiana e pode ser acionado por qualquer pessoa que tenha o aplicativo instalado em seu smartphone ou computador. Na próxima semana, a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), vai discutir a legalidade da operação. A expectativa é de que o evento seja realizado na terça-feira (10).

Em setembro do ano passado, pouco depois da chegada da empresa ao país, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi defendeu a tese de que a pauta é federal, uma vez que não cabe a estados e municípios legislar sobre o assunto, porque o Código Civil prevê a possibilidade de intermediação de contrato entre quem oferta o transporte e os consumidores.

Em Salvador, a lei que determina o impedimento da atividade ainda não foi sancionada e o prefeito ACM Neto (DEM) aguarda um parecer da Procuradoria Geral do Município que ateste a constitucionalidade da medida. No entanto, apesar da ambiguidade jurídica, a Superintendência de Trânsito (Transalvador) mantém a fiscalização aos veículos cadastrados no app, sob o pretexto de que ofertam transporte clandestino.

O vereador Cláudio Tinoco (DEM), que se dispôs a assumir a autoria de um projeto de regulamentação, baseado em uma matéria concebida em São Paulo – que ainda não encerrou a discussão –, pretende aguardar o resultado da audiência pública da OAB, antes de apresentar a proposta. A meta é exigir da Uber uma contrapartida, mediante compra de créditos e abertura de vagas na prefeitura, para não causar prejuízos aos cofres municipais ou concorrência desleal ao sistema convencional de táxis. “A ideia é criar uma compensação tributária e um cadastramento para que a prefeitura passe a ter controle de quem está credenciado”, ao estimar que o seu texto deverá estar concluído até esta quinta-feira (5).

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

IPVA

Veículos com placas de final 7 e 8 têm desconto de 5% no IPVA até esta semana

Os contribuintes que possuem veículos com placas de final 7 e 8 têm até esta quinta (27) e a sext...

Coutos

Voluntários realizaram mutirão de limpeza para combate da dengue em Coutos

Os moradores de Coutos realizaram neste final de semana um mutirão de limpeza para combater focos d...

Paripe

Mototaxistas protestaram em Paripe contra más condições de pista na BA-528

Um grupo com cerca de 40 motociclistas protestou na tarde desta terça-feira (25), no bairro de S...

Paripe

Mototaxista é morto após falsa corrida em Paripe, diz polícia

Um mototaxista morreu após ser baleado em um assalto na orla de São Tomé de Paripe, em Salvador...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: