Notícias

Postado em 02/05/2016 6:42

Nove linhas de ônibus metropolitanos são incluídas na integração do metrô; veja mudanças

.

Share Button
Share Button

Nove linhas de ônibus metropolitanos serão incluídas no sistema de integração ônibus/metrô da capital baiana a partir do dia 15 de maio. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), todas as linhas da Região metropolitana de Salvador (RMS) que trafegam pela BR-324, com destino à Estação da Lapa, farão integração com o metrô nas estações Pirajá e Retiro.

Já existem 17 linhas de ônibus integradas nas estações Retiro e Acesso Norte. Dessas, dez linhas são municipais e sete são metropolitanas. Outras quatro linhas metropolitanas já entram na estação Acesso Norte, mas ainda estão sem integração de tarifas.

Mudanças

A estação Pirajá passará a receber cinco linhas de ônibus metropolitanos. Na estação, os usuários que desejam seguir para Lapa, antigo destino final das linhas, farão a integração com o metrô, por onde seguirão viagem sem pagar uma nova tarifa. As cinco linhas terão como novo destino final a estação de ônibus do Aquidabã, de onde retornam para seus destinos de origem. Confira as linhas:

803A2 Nova Dias D’ávila – Estação Aquidabã

861 Mata de São João – Estação Aquidabã

805A Madre de Deus – Estação Aquidabã

800A Camaçari – Estação Aquidabã

809 Candeias – Estação Aquidabã

Após a integração na estação Pirajá, o itinerário destas cinco linhas será feita através da BR-324, seguindo pela Avenida Heitor Dias até a chegada no Terminal do Aquidabã.

Outras quatro linhas de ônibus vindas de cidades da RMS também se integram com o metrô da capital, porém na estação Retiro. De lá, os usuários que desejam seguir para a Estação da Lapa vão pegar o metrô, também sem pagar uma nova tarifa.

Dessas quatro linhas, três seguem caminho em direção a seus destinos: Barra, Estação Aquidabã e Estação Rodoviária. A exceção fica com a Linha 875 Areia Branca – Terminal do Retiro, que tem ponto final na própria estação. Essas linhas já fazem esta integração desde janeiro deste ano. São elas:

869I Barra – Simões Filho

826A Góes Calmon – Estação Aquidabã

872 Ilha de São João – Estação Rodoviária

875 Areia Branca – Terminal Retiro

Ainda de acordo com a Sedur, para melhor aplicação do serviço, algumas linhas metropolitanas foram otimizadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Com isso, linhas que serviam a uma mesma região foram unidas sem prejuízo aos usuários.

Linhas urbanas

A integração entre ônibus urbanos e metrô também começará na Estação Pirajá no dia 15 de maio. Atualmente 10 linhas de ônibus urbanos fazem integração com o metrô, nos terminais Acesso Norte, Lapa e Retiro. A integração pode ser feita na combinação ônibus-metrô-ônibus, ônibus-metrô ou metrô-ônibus. O intervalo para utilização do benefício é de duas horas.

Após a integração, os cartões do SalvadorCard e de acesso ao metrô serão integrados permitindo acesso tanto ao sistema metroviário quanto às linhas que estiverem integradas. Além disso, o metrô também passará a funcionar com horário estendido das 5h à meia-noite, todos os dias.

Para a superintendente da Sedur, Grace Gomes, o novo momento da integração entre metrô e ônibus metropolitano beneficia ainda mais o usuário vindo de cidades da Região Metropolitana. “Eu acho que o mais importante é a possibilidade da população da RMS de poder usufruir dos benéficos dados pelo metrô, especialmente em termos de conforto, segurança e rapidez nas viagens”, disse.

 

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Acidente

Motorista capota carro dentro de estacionamento no Shopping da Bahia

Um carro capotou no estacionamento do Shopping da Bahia, na manhã desta sexta-feira (21), em ...

Educação

Prorrogadas até 27 de julho as inscrições para o MedioTec

Estão prorrogadas, até o dia 27 de julho, as inscrições para os cursos do MedioTec. As oportunid...

Aumento no Combustível

Governo dobra tributo e preço da gasolina pode aumentar em R$ 0,41

Em nota divulgada nesta quinta-feira (20), os ministérios da Fazenda e do Planejamento informaram q...

Acidente

Ambulância do Samu tomba a caminho de socorro a paciente em convulsão

Na manhã desta quinta (20), uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: