Notícias

Postado em 11/10/2016 10:58

Nos 20 anos sem Renato Russo, o ídolo do rock recebe diversas homenagens

.

Share Button
Share Button

Foram 349 apresentações para 200 mil pessoas, por 40 cidades brasileiras. Há exatamente uma década, em 11 de outubro de 2006, estreava “Renato Russo — O musical”, com o ator Bruce Gomlevsky revivendo as histórias, as músicas e os trejeitos do líder da Legião Urbana no palco. Também nesta terça-feira, quando se completam 20 anos sem o ídolo do rock brasileiro, o espetáculo que tanto repercutiu junto a seus fãs volta em cartaz, no Theatro Net Rio, para temporada de três semanas.

— A peça vem totalmente igual. É a mesma equipe, a mesma banda, o mesmo repertório, o mesmo figurino. Tive que entrar numa dieta há dois meses para voltar a caber na calça de couro do Renato (risos) — conta Bruce, que emagreceu oito quilos e precisou pintar barba e cabelo (ele é louro) para ficar mais parecido com o cantor e compositor: — Redecorei todo o texto, relembrei as letras das músicas, revi vídeos para retomar marcações. Está sendo muito prazeroso trazer à tona toda essa memória.

O musical tinha saído de cartaz há cinco anos, mas os convites não pararam:

— De Manaus ao Sul do país, contratantes me ligavam todo mês perguntando quando ia voltar com a peça. Aproveitamos essa sucessão de datas comemorativas e encaramos o custo de R$ 100 mil, sem patrocínio. Acredito muito na bilheteria: quem não viu vai querer ver, e tem uma nova geração ávida por isso. Renato Russo é universal e eterno.

O sucesso do musical foi tamanho, que Bruce acabou arrastando consigo uma legião de fanáticos pela banda dos anos 80 e 90 e seu líder.

— Fãs me mandavam presentes e seguiam a peça na turnê pelo Brasil. Acho que experimentei um pouquinho do que a Legião Urbana viveu — conta o ator e cantor de 41 anos, que também se aproximou dos músicos Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos e da família de Renato: — Eles se emocionaram com o meu trabalho, viramos todos amigos.

A intenção é que “Renato Russo — O musical” fique em cartaz por pelo menos mais cinco anos. E, para março do ano que vem, Bruce pretende estrear “Renato Russo — Lado B”, outra peça inspirada no ídolo nacional:

— Quero basear a dramaturgia no livro “Só por hoje e para sempre — Diário do recomeço”, em que ele conta o período que passou numa clínica de reabilitação, e incluir músicas que eu não canto nesta peça, mais depressivas, mas tão especiais quanto, como “Metal contras as nuvens”, “Montanha mágica” e “Via láctea”. A família já me autorizou.

Um gênio, um mito

Renato Manfredini Júnior (o sobrenome artístico “Russo” foi adotado em referência ao filósofo inglês Bertrand Russell e aos franceses Jean-Jacques Rousseau e Henri Rousseau) morreu no dia 11 de outubro de 1996, aos 36 anos, por complicações da Aids. Tornou-se um mito.

Vocalista e líder da banda de rock brasiliense Legião Urbana, também formada por Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, Renato lançou 16 álbuns, entre trabalhos em grupo e solo, somando mais de 25 milhões de discos vendidos.

Poéticas e profundas, suas composições têm temáticas romântica e política e se tornaram sucessos atemporais — canções como “Pais e filhos” e “Que país é esse?” são entoadas a plenos pulmões, por diversas gerações, até hoje. Considerado gênio por muitos, Renato era um artista solitário, e se entregou ao álcool e outras drogas em vida.

Outras homenagens:

*A partir das 22h, o canal BIS exibe o programa “Versões” com Roberta Campos interpretando canções de Renato Russo. Às 23h, na GloboNews, o “Arquivo N” lembra os 20 anos da morte do ídolo. Os assinantes do Telecine podem assistir a qualquer momento, no Telecine Play, aos filmes “Faroeste caboclo” e “Depois de tudo”, embalados por músicas de autoria de Renato.

*Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá apresentam o show “Legião Urbana — 30 anos”, hoje, à meia-noite, na Área de Lazer dos Subtenentes e Sargentos da Vila Militar (informações: 9 6442-3410).

*O CD “Viva Renato Russo 20 anos”, com interpretações de 12 bandas promissoras de todo o Brasil, é lançado hoje em formato físico.

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Policia

Roubo a loja termina com perseguição policial em frente a um shopping da capit

Cinco homens ainda não identificados são suspeitos de roubarem uma loja no bairro de Pernambués, ...

Itacaranha

Homem acusado de trafico de drogas e homicídios é presos em Itacaranha

Policiais do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) cumpriram o mandado de prisão...

Nordestão

PM encontra bomba caseira com integrante da Bamor próximo à Fonte Nova

Acontece na noite desta quarta-feira (24), na Arena Fonte Nova, em Salvador, a final do Nordestão, ...

Mobilidade

Ônibus circulares do CAB terão ar condicionado

Aproveitando o funcionamento de quatro estações na Avenida Paralela, o governador Rui Costa foi tr...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: