Notícias

Postado em 08/10/2015 7:27

Na Sombra do Poder: O que Fernando Baiano tem a ver com empresários na Bahia

.

Share Button
Share Button
Se a canoa do Baiano não virar…
Quem tem medo de Fernando Baiano? Ao que se sabe, muitos. A delação premiada do lobista do PMDB na Petrobras tem tirado o sono de políticos e empresários do ramo da publicidade na Bahia. Isso porque o lobista costurou alguns acordos com grandes figuras baianas de diversos setores empresariais. Baiano continua sendo uma pedra no sapato da cúpula do PMDB. Nas palavras de um cacique peemedebista, o lobista tinha acesso livre a vários gabinetes em Brasília, e também à várias salas de escritórios de luxo em Salvador. Se o Baiano falar tudo que sabe, muitas lanchas na Bahia Marina serão bloqueadas pela Justiça e os figurões locais vão ficar, literalmente, a ver navios…
A “vitória” da oposição na Alba
A sessão histórica na Assembleia Legislativa da Bahia (Bahia) esta semana chama a atenção para a estratégia da bancada de oposição que conseguiu obstrução por mais de 36 horas. Com apenas 21 parlamentares, os opositores conseguiram dar um chá de espera na bancada governista, que possui 42 deputados. Bate-bocas, provocações, discursos acalorados e muitas críticas ao governo petista marcaram o entrave. Há mais ainda o que se chamar a atenção: dos governistas, apenas 37 votaram no projeto polêmico que autoriza o Executivo a tomar um empréstimo de quase R$ 2 bilhões. Na oposição eram 15. Onde estavam os outros cinco parlamentares, sem contar o presidente da Casa, Marcelo Nilo? Adolfo Menezes (PSD), Reinaldo Braga (PR) e Roberto Carlos (PDT), não marcaram presença. Angela Souza (PSD) preferiu não votar. O líder oposicionista, Sandro Régis (DEM), já mandou o recado: “essa é a primeira de muitas”. Haja esforço dos governistas.
Cansaço bateu
A fatídica sessão de 36 horas na Alba exigiu olhos abertos dos deputados governistas. Contudo, alguns não aguentaram e tiraram um cochilo ali mesmo, na sala do cafezinho. Ivana Bastos (PSD) levou até um cobertor. Já Fabrício Falcão (PCdoB) não se incomodou com o bate-papo das colegas Fabíola Mansur (PSB) e Angela Sousa (PSD).
Liga da Justiça
Na pegada dos super-heróis, parlamentares baianos se destacaram pelo empenho na votação histórica da Alba. Tanto do lado governista quanto oposicionista, deputados andavam de um lado para outro no plenário na tentativa de animar os colegas a permanecerem no plenário. Dos oposicionistas destacaram-se Pablo Barrozo (DEM), Luciano Simões Filho (PMDB) e Luciano Ribeiro (DEM). Sem contar com Pedro Tavares (PMDB) que subiu na tribuna 9 vezes para discursar. Do outro lado, além do líder governista Zé Neto, os petistas Rosemberg Pinto e Paulo Rangel tiveram a missão de “proteger” o governo.
Câmera man
No virote da Assembleia Legislativa da Bahia o deputado Pastor Sargento Isidório pintou e bordou no plenário da Casa. Além da bíblia e do botijão, o ex-integrante do PSC mudou, inclusive, de profissão. O político atacou de câmera man do Canal Assembleia e, inclusive, foi flagrado por um leitor do Bocão News que enviou a foto para a redação. Se perder uma eleição futura para deputado já sabe onde poderá ganhar um Reda do presidente Marcelo Nilo (PDT).
Cabo de guerra
Ainda falando em Isidório, a articulação política do governador Rui Costa não abre mão tê-lo em um partido aliado para disputar a prefeitura de Salvador. O diálogo mais intenso ocorre com o PTN, mas o pouco tempo de TV que o partido possui pode vir a ser um problema para o pré-candidato que deverá levar cerca de 10% dos votos válidos, segundo estimativa de um auxiliar do governo. A matemática que o governo terá que fazer passa pela busca de uma coligação do PTN com outro partido com maior tempo de televisão, para que a tática da pulverização de candidaturas do governo petista tenha efeito. O desafio será achar um partido que queira se unir ao PTN por ter maior tempo de exposição e que abra mão da cabeça de chapa, que ficaria com Isidório. Outra opção é ingressar o pastor no Pros. Inclusive, o mesmo já recebeu convite para ter sua candidatura pela legenda. O engraçado é que o convite veio pelo presidente da Alba, Marcelo Nilo, que já se acha o dono da sigla. No entanto, as amarrações em torno da legenda ainda não estão definidas. A briga entre o governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto continuam intensas.
Grilo falante
Ainda sobre o virote da Assembleia Legislativa, o deputado Carlos Geilson (agora no PSDB), ao provocar os governistas que, ao longo das mais de 36 horas, não subiram na tribuna para proferir uma palavra contra as argumentações da oposição, chegou a chamar a deputada Luiza Maia de “Grilo Falante” da Assembleia. “Nem a nobre deputada Luiza Maia, o ‘Grilo Falante’, subiu aqui nessa para defender o governo para onde vai esse dinheiro?”, questionou. As cifras que o neotucano fez referência são os U$$ 400 milhões de empréstimo que será pego pelo governo estadual.
Suspeição do PT
Nesta semana, um petista na Alba brincou dizendo que o PT está ficando expert em pedir “suspeição” de relator. Depois de requerem a “suspeição” do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Pedro Lino, aqui na Bahia no caso Arena Fonte Nova, foi a vez agora dos petistas pedirem o impedimento do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, para julgar as contas da presidente Dilma Rousseff.
Roendo a corda
Os deputados tucanos Augusto Castro, Adolfo Viana e o mais novo pássaro no ninho, Carlos Geilson, embarcaram ontem junto no comboio de deputados, prefeitos e políticos baianos que foram à capital federal para participar da cerimônia de transmissão do cargo do novo ministro chefe da Casa Civil da Presidência, o ex-governador Jaques Wagner. No evento petista, a tietagem foi grande em torno do novo todo poderoso do governo Dilma. Os tucanos também tietaram em Brasília, mas, não foi Wagner, apesar de não se ter garantia que os peessedebistas não deram um pulo para apertar a mão do ex-líder baiano. Mas, o ídolo dos tucanos baianos foi o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves.

Outras Notícias:

Caso de Policia

Grupo de vendas no WhatsApp suspende entregas e caso para na delegacia

A denúncia de um suposto golpe realizado através do WhatsApp foi parar na 18ª Delegacia Territori...

Ilha de Maré

Prefeitura ajuda estudantes da rede estadual que estavam sem transporte na Ilha

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), decidiu fornecer gr...

Policia

Roubo a loja termina com perseguição policial em frente a um shopping da capit

Cinco homens ainda não identificados são suspeitos de roubarem uma loja no bairro de Pernambués, ...

Itacaranha

Homem acusado de trafico de drogas e homicídios é presos em Itacaranha

Policiais do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) cumpriram o mandado de prisão...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: