BUSCAR NO SITE:

Cultura

Márcia Costa lança livro fotográfico “Vamos Passarinhar?” durante a Flica em Cachoeira

Livro revela a avefauna dos biomas do Brasil e desperta sobre a preservação ambiental.

Postado em 03/10/2018 16:04 - Atualizado em: 03/10/2018 16:04
Share Button

O livro “Vamos Passarinhar?” da escritora e fotógrafa, Márcia Costa será lançado em parceira com a editora COGITO, em uma programação paralela à Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2018), no dia 13 de outubro, sábado às 15h, no espaço Dom Pepe, na praça da Aclamação nº8 (antigo Pouso da Palavra), Centro, Cachoeira-BA. O livro será lançado por uma editora holandesa chamada Tijd, a palavra significa o passar das horas, dos anos e a diferença entre as estações.

A obra apresenta fotos da avefauna e das paisagens de várias partes do Brasil como o Cerrado, a Amazônia, o Pantanal, a Mata Atlântica e a Caatinga. Uma curiosidade é que os leitores vão encontrar pequenos textos com fábulas e crônicas na “voz” dos pássaros.

O livro tem 176 páginas e está organizado em 13 capítulos de algumas famílias de pássaros, por exemplo: A Flauta do Brasil, Reinações dos Psitacídeos, A Grande Família dos Traupídeos, Os Eternos Cantores e A Turma do Bico Fino. Possui também capítulos de ambientes como: Pantanal e Amazônia _ Reinos de Leveza e Fragilidade.

        “Vamos Passarinhar?” tem lançamentos previstos em Caetité-BA dia 19 de outubro, em Campo Grande – MS de 23 a 25 de novembro, em Vitória – ES em novembro e em Jacobina e Senhor do Bonfim em dezembro. Já na segunda semana de maio de 2019, o livro será lançado em São Paulo no AVISTAR BRASIL, maior evento de Observadores de Pássaros da América Latina.

Márcia Costa que é fotógrafa e observadora de pássaros, publica suas fotos na Enciclopédia On-line www.wikiaves.com.br e colabora com a SAVE BRASIL da World BirdLife International.  Desde a infância queria ser fotógrafa, mas o pai a educou para estudar e seguir carreira jurídica. Hoje, aposentada, abraçou com fervor a fotografia e a observação da natureza. Tem viajado pelo Brasil desde o Sul da Bahia, ao Sertão de Canudos, Ceará e Pernambuco, do Tocantins ao Pantanal e Amazônia, conhecendo e fotografando a avefauna brasileira.

Um dos ensaios fotográficos que consta no livro é o “Pantanal _ Reino de Leveza e Fragilidade” que foi realizado na Pousada Arara-azul Lodge no Pantanal Matogrossense, em julho de 2015. E consiste em 12 fotos do nascer do dia, do pôr-do-sol e das aves, como o tuiuiú (ave símbolo do Pantanal, é a maior ave voadora da América do Sul com até 1,40 metros), a garça-real, a cigana, o araçari-castanho e demais espécies típicas daquele bioma, singular – a maior planície alagável do mundo.

Para Márcia Costa, “o objetivo do livro é despertar o olhar afetuoso das pessoas para a beleza e a importância de admirar as aves e pássaros do Brasil livres na natureza, e com eles, aprender a preservar o meio ambiente”.

SERVIÇO

O que? Márcia Costa lança livro fotográfico “Vamos Passarinhar?” no Espaço Cultural Dom Pepe, em Cachoeira – Ba. Quando? 13 de outubro, sábado, às 15h. Onde? Espaço Dom Pepe, na praça da Aclamação nº8 (antigo Pouso da Palavra), Centro, Cachoeira-BA. Quanto? Gratuito

Outras Notícias

Anunciantes Premium!


Coloque o seu Anúncio aqui!

BUSCAR NO SITE: