Notícias

Postado em 10/01/2016 9:30

Lavagem do Bonfim 2016. Veja programação, é nessa quinta (14)

.

Share Button
Share Button

A tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador, será realizada no dia 14 de janeiro de 2016, e coincidirá com as celebrações do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, ano santo católico instituído pelo papa Francisco que prevê perdão aos arrependidos pelos pecados. A programação do Bonfim na capital tem início no dia 7, com o hasteamento da bandeira do Senhor do Bonfim, e vai até o dia 17, quando ocorre a procissão dos três pedidos.

O tema da Lavagem esse ano será “Celebrando o Ano da Santo da Misericórdia, subiremos a Colina Sagrada para encontrar Jesus, o Senhor do Bonfim, Rosto Misericordioso do Pai”. A programação foi divulgada pela Arquidiocede de Salvador em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (10), que contou com a presença do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e do padre Edson da Silva Menezes, reitor da Basílica do Senhor do Bonfim.

“O novenário começou no dia 7 de janeiro e vai até o dia 16, sempre às 19h. Ele só será interrompido no dia da lavagem, que será 14 de janeiro. Durante todos esses período, portanto, estaremos aqui unidos rezando, cantando e louvando o nosso Senhor do Bonfim”, destacou o padre Edson.

No dia da lavagem, a caminhada saindo da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até o Bomfim tem início às 8h. A partir das 9h, começa o show de músicas religiosas no adro da igreja do Bonfim que vai preparar o público para o momento da bênção concedida aos fiéis. Às 12h, acontece a acolhida às baianas pelos membros da Irmandade e entrega das vassouras para a lavagem do adro da Basílica.

A novidade durante a Lavagem de 2016 é que os fiéis poderão passar pela “Porta da Misericórdia”, na Basílica Santuário Senhor do Bonfim, para pedir perdão pelos seus pecados. A porta será aberta pela primeia vez no local neste domingo (13), às 16h. Outra porta será aberta no Santuário Santo Antônio de Sant’anna Galvão, na cidade de Cachoeira, Recôncavo Baiano, no dia 20 de dezembro, também às 16h.

As chamadas “Portas da Misericórdia” fazem parte das ações do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, iniciado na última terça-feira (8), quando a igreja celebrou a festa da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Na ocasião, foi aberta pelo papa Francisco a “Porta Santa”, localizada na Basílica de São Pedro, em Roma. O ato foi o pontapé inicial para que todas as arquidioceses do mundo também abram suas portas. O Jubileu Extraordinário da Misericórdia vai até 20 de novembro de 2016.

“Para nós, esse anúncio do Ano Santo pelo papa foi uma grata surpresa, porque com isso ele quer nos mostrar que a igreja precisa ser mais misericordiosa e nós precisamos ser mais misericordiosos com o próximo. A Lavagem do Bonfim de 2016, portanto, terá esse espírito”, disse Dom Murilo Krieger.

Confira a programação completa das celebrações no Bonfim:

Quinta-feira (07/01):

– 18h30 – Abertura das atividades com hasteamento da bandeira do Senhor do Bonfim em frente à Basílica.

– 19h – Acontece a primeira noite do novenário, conduzida pelo padre Lafaiete Santana de Sá. O sub-tema será “Ano da Misericórdia, tempo favorável para fazermos ‘uma experiência de conversão e nos tornarmos testemunhas e missionários da Misericórdia Divina’”.

Sexta-feira (08/01):

– 14h – Concentração dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento.

– 17h – Missa.

– 19h – Segunda noite do novenário.

Sábado (09/01):

– 14h30 – Peregrinação dos membros do Apostolado da Oração do Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (Irmã Dulce), e seguindo até a Basílica do Bonfim, onde farão o ritual de passagem pela Porta da Misericórdia e a adoração ao Santíssimo Sacramento.

– 17h – Fiéis participaram de missa

– 19h – Tem início a terceira noite do novenário.

Domingo (10/01):

Missas às 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h.

– 7h30 – Missa solene do Santíssimo Sacramento, presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese deSalvador Dom Gilson Andrade da Silva.

– 19h – Será realizada a quarta noite do novenário. O sub-tema será “Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperançade sermos amados apra sempre, apesar da limitação do nosso pecado”. O novenário será conduzido pelo padre Maurício da Silva Ferreira.

Segunda-feira (11/01): 

– 14h – Haverá concentração dos enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento.

– 15h – Missa presidida por Dom Gilson Andrade da Silva.

– 19h – Acontece a quinta noite do novenário, com subtema “A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado, e ninguém pode colocar um limite ao amor de Deus que perdoa”. O novenário será conduzido pelo padre André Luís dos Santos Alencar.

Terça-feira (12/01):

– Às 19h – Sexta noite do novenário, que terá como subtema “Jesus nos ensina que é próprio de Deus usar de misericórdia e, nisto, se manifesta de modo especial a sua onipotência”. A reflexão será conduzida pelo monsenhor Walter Jorge Pinto Andrade.

Quarta-feira (13/01):

– 19h – Mais uma noite do novenário, com subtema “O Ano Santo da Misericórdia deverá manter vivo em nós o desejo de irmos ao encontro dos que sofrem, dos que perderam a esperança, dos que vivem realidades de ‘periferias existenciais’, para convidar-lhes a experimentar o amor misericordioso do Pai”

Quinta-feira (14/01):

Ocorre a tradicional lavagem do adro da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim.

– 8h – Começa a caminhada saindo da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até o Bomfim.

– 9h – Show de músicas religiosas no adro da igreja do Bonfim preparando o público para o momento da Bênção que será concedido aos fiéis.

– 12h – Acontece a acolhida às baianas pelos membros da Irmandade (Devoção di Senhor do Bonfim) e entrega das vassouras para a lavagem do adro da Basílica.

Após o ritual da lavagem do adro, a imagem Peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal na Basílica Santuário para veneração pública até às 18 horas.

Sexta-feira (15/01):

– 15h – Concentração dos movimentos e serviços eclesiais arquidiocesanos.

– 19h – Terá início a oitava noite do novenário, com o subtema “Neste Ano da Misericórdia somos convocados a irmos ao encontro de todas as pessoas ‘crentes e afastadas’, levando-lhes a bondade e a ternura de Deus”. A pregação será feita pelo padre Thiago Kern Nascimento Santos.

Sábado (16/01)

– 17h – Acontece a missa com participação especial das crianças.

– 19h – Aontece a última noite do novenário, com subtema “Neste Ano da Misericórdia, a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim é confirmada e consagrada Mansão da Misericórdia, onde qualquer pessoa encontra a Porta da Misericórdia’ sempre aberta, possibilitando-lhe ‘experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança”. O novenário será conduzido pelo padre Gilson Magno dos Santos.

Domingo (17/01):

Dia festivo

– 4h30 – Ocorre Alvorada e repique dos sinos, anunciando o grande dia da festa.

– 5h – Missa com participação especial nos homens.

– 6h – Missa dos Devotos e das devotas pelas famílias baianas que cultivam a devoção ao Senhor do Bonfim, recebida dos seus antepassados.

– 7h30 – Missa.

– 9h – Recitação do terço da misericórdia.

– 10h – Missa solene presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador Dom Marco Eugênio galvao Leite de Almeida.

– 16h – Procissão dos três pedidos. Os fiéis sairão da Paróquia Nossa Senhora dos Mares. Ao chegarem à Colina Sagrada, darão três  voltas em torno da Basílica e farão os três pedidos. O encerramento será com a bênção do Santíssimo Sacramento e a queima de fogos de artifício.

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Plataforma

AGORA! Homem é morto após receber 12 tiros em Plataforma

Segundo Informações nesta noite de Quarta-feira(26), por volta nas 20h:30min, um homem que ainda n...

SSP-BA

Policia prende em flagrante quadrilha que assaltava ônibus no Subúrbio e Cidad

Uma operação do Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc), da Polícia Civil, na ...

Lobato

Jovem atira em viatura que fazia ronda no Lobato

Na noite desta terça-feira (25), foi preso Carlos Alexandre de Jesus, conhecido como 'Acerola', sus...

Acidente

Carro atropela 4 pessoas em dois acidentes, onde uma pessoa veio a óbito

Marcos Andrin Silva Santos de 23 anos conduzia um carro de modelo celta Prata de placaJXW 3865 segun...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: