Histórias do Subúrbio

Postado em 08/09/2015 2:35

Itacaranha

.

Share Button
Share Button

Itacaranha é um bairro do subúrbio ferroviário da cidade de Salvador. Tem como vizinhos os bairros de Plataforma, Escada, Ilha Amarela, Alto da Terezinha. O nome é de origem indígena: ita = Pedra, caranha = espécie de peixe muito importante para os índios tupinambás enquanto habitaram a localidade.

O lugar é rico em água mineral. Ali havia muitas chácaras. Uma bica de água mineral, a Fonte de Itacaranha, de estilo barroco, foi construída no final do século XVII e início do século XVIII (entre 1685 e 1729). De águas cristalinas até os dias de hoje, a fonte abastecia toda a fazenda e agregados que viviam na região e já foi registrada pelo IPAC (Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural). Acredita-se que outras fontes existiram, mas foram destruídas ao longo do processo de ocupação de terras e inchaço urbano na orla da Baía de Todos os Santos. A fonte é um recurso usado por alguns moradores da região quando é suspenso o fornecimento de água. A bica é a prova da existência de um grande lençol freático que passa sob a região.

Itacaranha já abrigou uma grande lagoa – a lagoa Dourada. A lagoa foi aterrada aos poucos para construções de moradias, e hoje existe um campo de futebol bem ao lado de sua nascente. O campo, por sua vez, tem o nome de “campo da lagoa dourada”, hoje conhecido somente por campo da lagoa. Outra característica geográfica que desapareceu foram as dunas, que, com a duplicação da linha férrea, deixaram de existir. Com o crescimento populacional as chácaras da região também foram dando lugar a loteamentos urbanos. Itacaranha é a terceira praia dos subúrbios ferroviários de Salvador. Suas águas são claras e tranquilas, propícias para o banho.

O historiador Cid Teixeira morou no local, e o falecido senador Antônio Carlos Magalhães, na sua juventude, também frequentou a localidade.

Fonte: Wikipedia

Quer agregar valor à esta história? Envie-nos fotos antigas do bairro, informações sobre a história e fundação. Clique aqui.

Outras Notícias:

História

Periperi

Periperi é um bairro (subdistrito) da cidade de Salvador, Estado da Bahia, no Brasil. Está situado...

Histórias

Alto do Cabrito

O Alto do Cabrito é um bairro de classe média-baixa localizado em Salvador, que faz fronteira com ...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: