Notícias

Postado em 06/05/2016 11:09

Inscrições abertas para os projetos Jovem Senador e Parlamento Jovem Brasileiro

.

Share Button
Share Button

Estudantes de toda a Bahia já podem se inscrever nos projetos ‘Jovem Senador’ e ‘Parlamento Jovem Brasileiro’ que possibilitam aos jovens estudantes a vivência do poder legislativo do Brasil. As inscrições para o Parlamento Jovem podem ser feitas por estudantes de escolas públicas e particulares, do 2º e 3º ano do ensino médio, até o dia 10 de junho. Para o Jovem Senador, somente estudantes de escolas estaduais podem participar, por meio do 9º Concurso de Redação do Senado Federal, até o dia 19 de agosto.

A Secretaria da Educação do Estado coordena os dois projetos na Bahia, ficando responsável por formar uma comissão que escolherá os pré-selecionados. “Do projeto ‘Jovem Senador’, a comissão escolherá três redações que disputarão uma vaga em todo o Estado, e do ‘Jovem Parlamentar’ 24 estudantes serão pré-selecionados para a escolha final de seis representantes”, explica Helaine Souza, coordenadora de Articulação da Secretaria da Educação do Estado.

Para Helaine, estes projetos se somam às ações já desenvolvidas pela Secretaria da Educação que colocam os jovens estudantes como protagonistas do processo democrático e participativo de gestão, como a eleição de líder de classe e a representação no Colegiado Escolar. “Estes projetos de empoderamento juvenil passam pelo letramento político, de entender a política para além da partidária, uma política de construção coletiva, onde esses jovens possam esboçar e desenvolver suas próprias propostas”, acrescenta.

A estudante do Colégio Estadual Professora Faraildes Santos, Tamires Santos Barreto, 17 anos, foi uma das representantes da Bahia como Jovem Parlamentar 2015, ela disse que teve receio em participar a princípio, mas hoje recomenda para todos os estudantes vivenciarem essa experiência. “Eu não tinha interesse por política, me inscrevi mais por incentivo de um colega, hoje percebo o quanto foi importante ter participado”, diz a estudante que decidiu cursar Direito após a experiência. “Vi que não é fácil criar projeto de lei, por isso decidi cursa Direito para conhecer as leis a fundo”.

Parlamento Jovem Brasileiro – Podem se inscrever estudantes do 2º ou 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares e que tenham entre 16 anos e 22 anos. Para participar o estudante deve elaborar um projeto de lei de sua autoria e encaminhá-lo à Secretaria de Educação do seu Estado até 10 de junho de 2016.

Jovem Senador – Para participar, estudantes de escolas estaduais do Ensino Médio, com até 19 anos, devem elaborar um redação com o tema: “Esporte: educação e inclusão” para a 9º edição do Concurso de Redação do Senado Federal. As escolas devem enviar a redação que vai representar a unidade para a Secretaria da Educação do Estado, até o dia 19 de agosto. Na Secretaria, uma comissão vai pré-selecionar três redações.

Fontes:ASCOM

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Esporte

Suburbana campeã mundial de karatê é recebida pelo governador Rui Costa

Com apenas 13 anos, a karateca Leonarda Alves já possui um impressionante currículo. Ela é bicamp...

DHPP

Jovem é Morto com Vários Tiros Nesta Sexta-feira(02)

Um Jovem Conhecido como Leleco, morador da nova constituinte comunidade Localizada no Bairro de Peri...

Tragédia

Árvore desaba e mata uma idosa e fere 2 adultos e 2 crianças

Foram identificadas as vítimas do desabamento de uma árvore que caiu dentro do terreiro Alaketu, n...

Dezembro vermelho

Subúrbio Online na luta contra a AIDS

  Nesta quinta-feira dia 1º de dezembro deu-se início à campanha de mobilização de Pr...

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR NO SITE: