Notícias

Postado em 19/03/2016 1:42

Fundação celebrará Dia do Contador (20) de História no Parque São Bartolomeu

.

Share Button
Share Button

Há 25 anos o dia 20 de março é marcado em todo o mundo como Dia Internacional do Contador de Histórias e, para celebrar a data, a Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado realizará, neste domingo (20), das 9h às 17h, no Parque São Bartolomeu (Subúrbio Ferroviário de Salvador), o projeto Encantaria: Encontro de contadoras e contadores de história. O encontro é uma parceria com a Companhia do Dragão e o Cardume – Coletivo de Contadores de História e já está em sua segunda realização. O evento é aberto ao público.
Na programação deste domingo, a Biblioteca Móvel, unidade da Fundação abrirá seu acervo de livros, revistas e jornais e sua programação lúdica envolvendo histórias. O público infantil e adulto poderá participar de oficinas de contação, das 10h às 12h, com a contadora Luciene Mota, que reunirá aqueles que se encantam com o mundo da imaginação para aprenderem a ser contadores.
A oficina tem vagas limitadas e não serão necessárias inscrições. A partir das 13h, contadores e palhaços sairão pelo entorno do Parque São Bartolomeu, convidando moradores para as Rodas de Contos, que serão abertas ao público, a partir das 15h. Terão contos de diversas temáticas no Parque, em uma iniciativa de integração com a natureza do local. Estarão presentes os contadores e contadoras Luciana Simões, Poeta Valdeck, Rosana Paulo, Acely Araújo, Danielle Andrade, Maria Íris, Alexandre Varapau, Grupo Roda Palavra eTiago Nascimento.
Homenagem às contadoras – Ao longo do Encontro, haverá homenagens especiais às trajetórias de vida das contadoras baianas Betty Coelho e Vovó Cici e da moçambicana Fátima Langa.
Vovó Cici – Nanci de Souza Silva, mais conhecida como ebomi Cici de Oxalá, atualmente trabalha no Espaço Cultural Pierre Verger com crianças em situação de alto risco e com pesquisadores da cultura afro-brasileira. Afetuosamente chamada de Dona Cici ou Vovó Cici pelas crianças com as quais trabalha, já se apresentou em diversas cidades brasileiras e também fora do Brasil, como em Cuba, França e nos Estados Unidos. Trabalhou durante muito tempo com o fotógrafo Pierre Verger, fazendo legenda para 11 mil fotografias ligadas à cultura afro-brasileira e a Benin, Togo, Gana, Nigéria e África do Norte. Vovó Cici estará presente no Encontro.
Betty Coelho – Baiana, escritora, pedagoga e contadora de histórias, Betty Coelho formou gerações de contadores em mais de 50 anos de atuação na área. É autora de vários livros, a exemplo do “Contar histórias: uma arte sem idade” (Ática), e “O Galo cantou e ninguém sabe onde” (Scipione). Ambas serão homenageadas ao longo da programação deste domingo
Fátima Langa – Nascida na província de Gaza, em Moçambique, Fátima Langa é escritora, jornalista, poetiza e desde criança vem contando histórias em sua língua materna – cichopi. Já tem cinco livros publicados, além de contos também em português.
Programação: Parque São Bartolomeu
9h – Biblioteca Móvel
10h às 12h – Oficina de Contação
14h – Vovó Cici e suas histórias
15h – Rodas de Contos abertas ao público

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Fazenda Coutos

BCS Fazenda Coutos comemora cinco anos com redução de ocorrências

Cinco anos já passaram desde que foi inaugurada a Base Comunitária de Segurança (BCS) de Fazenda ...

Policia

Menor de 13 anos apontado como assassino de policial é morto

Jeferson de Jesus Brito, de 13 anos, foi morto nesta segunda (16) na Rua 8 de dezembro, no bairro do...

Violência

Suspeito de assalto morto por “justiceiro”

Por volta de 8 horas desta segunda (16), um homem foi morto logo após a entrada do Vila Verde, na E...

Policia

Final de Semana Violento! Jovem executado a tiros dentro de casa no Alto do Cruz

Um rapaz conhecido como “Pepinho’ foi assassinado no Alto do Cruzeiro, em Cosme de Farias, na ta...

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR NO SITE: