Notícias

Postado em 11/11/2015 3:35

Fogo volta atingir a Chapada e preocupa moradores

.

Share Button
Share Button

Incêndio continua a se alastrar em duas regiões da Chapada Diamantina, na Bahia, nesta quarta-feira, 11. As chamas começaram há 17 dias no Morro Branco, no Vale do Capão. Neste fim de semana foi identificado outro foco na cidade de Ibicoara. Brigadistas combatem o fogo nas duas regiões, mas encontram dificuldade.

De acordo com o brigadista Elias Costa Júnior, o acesso aos locais atingidos pelo incêndio é complicado por conta do terreno acidentado e com pedras soltas. Outros fatores também dificultam o trabalho. “Esse tipo de incêndio é um dos piores, porque o processo para debelar é lento e tem muito combustível (para o fogo) devido ter turfa (material de origem vegetal, parcialmente decomposto) na área atingida”, explica.

Ele afirma também que as chamas são recorrentes, mesmo com o combate diário, já que “esquenta (a vegetação) e o fogo volta”. Com isso, o brigadista acredita que agora só é possível monitorar o incêndio para evitar que ele se propague ainda mais. “Só a chuva poderá acabar com o incêndio”, diz.

Atualmente, cerca de 70 pessoas atuam no controle da situação, entre brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e voluntários.

Apesar do trabalho, moradores da Chapada Diamantina usam as redes sociais para falar do temor do incêndio atingir as áreas urbanas. Um internauta disse que o “fogo está descendo a serra, o que significa que o Vale do Capão corre risco!”.

A situação em Ibicoara também é crítica e há relatos de que a fumaça atingiu a cidade, o que causa desconforto respiratório para os moradores.

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Periperi

Dois homens foram mortos após troca de tiro com a Policia em Periperi

  Policiais da Operação Apolo e do Setor de Missões Especiais da 18ª Companhia Independe...

Praia Grande

URGENTE! Homem é Baleado em Praia Grande

Segundo informações dos Moradores da Rua Amazonas, localizada no bairro de Praia Grande, Um homem ...

Periperi

Esgoto entupido há 15 dias gerou revolta e protesto em Periperi nesta Sexta(26)

Na manhã desta Sexta (26), moradores da Rua das pedrinhas localizada no Bairro de Periperi, próxim...

Protesto

Grupo protestaram contra empresa de ônibus em Coutos por falta de imagens de la

Um grupo formado por amigos e familiares do auxiliar industrial Alexandre de Jesus Silva, morto em u...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: