Notícias

Postado em 11/11/2015 3:35

Fogo volta atingir a Chapada e preocupa moradores

.

Share Button
Share Button

Incêndio continua a se alastrar em duas regiões da Chapada Diamantina, na Bahia, nesta quarta-feira, 11. As chamas começaram há 17 dias no Morro Branco, no Vale do Capão. Neste fim de semana foi identificado outro foco na cidade de Ibicoara. Brigadistas combatem o fogo nas duas regiões, mas encontram dificuldade.

De acordo com o brigadista Elias Costa Júnior, o acesso aos locais atingidos pelo incêndio é complicado por conta do terreno acidentado e com pedras soltas. Outros fatores também dificultam o trabalho. “Esse tipo de incêndio é um dos piores, porque o processo para debelar é lento e tem muito combustível (para o fogo) devido ter turfa (material de origem vegetal, parcialmente decomposto) na área atingida”, explica.

Ele afirma também que as chamas são recorrentes, mesmo com o combate diário, já que “esquenta (a vegetação) e o fogo volta”. Com isso, o brigadista acredita que agora só é possível monitorar o incêndio para evitar que ele se propague ainda mais. “Só a chuva poderá acabar com o incêndio”, diz.

Atualmente, cerca de 70 pessoas atuam no controle da situação, entre brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e voluntários.

Apesar do trabalho, moradores da Chapada Diamantina usam as redes sociais para falar do temor do incêndio atingir as áreas urbanas. Um internauta disse que o “fogo está descendo a serra, o que significa que o Vale do Capão corre risco!”.

A situação em Ibicoara também é crítica e há relatos de que a fumaça atingiu a cidade, o que causa desconforto respiratório para os moradores.

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Famosos

Ivete Sangalo surpreende e canta em barzinho do Rio Vermelho; veja vídeo

Já pensou sair uma quinta-feira para curtir a noite em um barzinho e dar de cara com Ivete Sangalo ...

Futebol

Vitória reencontra o River (PI) após mais de uma década

Nas quartas de final da Copa do Nordeste, o Vitória terá pela frente o River (PI). A partida de ...

Politica

Vereadores entram com representação contra aumento da tarifa de ônibus

Pode parar na justiça o aumento da tarifa dos ônibus de Salvador.  Quatro vereadores de oposiçã...

Saúde

Novos leitos de UTI são inaugurados no hospital Eládio Lassere

Dez novos leitos de Terapia Intensiva (UTI) serão inaugurados pela Secretaria da Saú...

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR NO SITE:

CLIQUE NO X PARA FECHAR