Carnaval 2016

Postado em 03/02/2016 5:15

Fique por dentro da programação do Carnaval no seu bairro!

Para quem quer curtir o carnaval fora dos circuitos tradicionais (Dodô e Osmar), aqui vai umas dicas de outras festas que vão abalar a capital baiana nesse período.

Share Button
Share Button

Salvador é a cidade da música e do Carnaval. Só que, apesar do sucesso dos circuitos tradicionais, Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Avenida-Campo Grande), com os trios elétricos, camarotes e grandes artistas, muita gente prefere curtir a folia de forma diferente.

Pelourinho afro, do samba, de todos

O Carnaval do Pelourinho, batizado de circuito Batatinha, é uma mistura de ritmos, bloquinhos de ruas, fanfarras e marchinhas.  A festa é realizada onde foram realizados os primeiro gritos carnavalescos, ainda no século XVIII, e um dos objetivos é resgatar a cultura e tradição, além de oferecer uma festa para toda família.

Os grupos e blocos vão percorrer as estreitas ruas do centro histórico da cidade dos dias 5 a 9 de fevereiro (sexta a terça). Serão mais de 130 artistas de diversos estilos, além de dezenas de blocos afro e de matriz africana desfilando pelas ruas do bairro. Uma programação imperdível.

Entre as atrações, há artistas veteranos da axé music, ícones da música baiana e alguns dos nomes da cena contemporânea de rap, rock, reggae e pop, além de convidados de fora do estado. A lista começa com o desfile dos blocos afro lendários, como Filhos de Gandhy, Olodum e Muzenza, que saem do pelô para os os outros circuitos.

Um lista grande de shows no palco principal, que inclui: Paulinho Boca (cantor do Trio Armandinho Dodô & Osmar), André Macedo, Cláudia Cunha, Gerônimo, Lazzo Matumbi, Márcia Short (cantora que integrou a banda Mel) e Missinho (cantor e principal compositor do Chiclete com Banana nos anos 80).

Além disso o palco do Terreiro de Jesus se tornara multicultural com shows de reggae e rap a partir do dia 6. A festa irá começar sempre às 19h, e no primeiro dia terá o cantor Rafael Pondé, seguido da banda Futuro do Reggae, Nova Saga e Ursumany e Yolanda, convidados internacionais. Já no domingo (7), sobe ao palco o grupo DNX, seguido de Jô Calado, Lukas Kinte, e Nova Era.

Na segunda-feira (8), a noite será dedicada ao rap, com apresentações de Raulzito, Okaris, Mr. Deco e Cintia Savoli, com discotecagem da DJ Nai Sena. Na terça-feira (9), última noite da programação, sobem ao palco o grupo Back to Back, MC Kaspa, às 20h40 e Kamaphew Tawa, além da banda Aspiral do Reggae e convidados, entre eles Cath Fari.

Em 2016, o Carnaval do Pelô vai homenagear o centenário do samba, com shows de Nelson Rufino, autor de “Todo menino é um rei” e Riachão, compositor de “Cada Macaco no Seu Galho”. Na programação estão também Raymundo Sodré, Walmir Lima, Firmino de Itapoan e Gal do Beco, entre outros sambistas e grupos.

Estão confirmados também shows de Paula Lima, Moreno Veloso, Felipe Cordeiro, Zezé Motta e a banda pop Scambo. Destacam-se ainda na agenda a banda BaianaSystem, IFÁ Afrobeat, Diamba, Sine Calmon, DaGanja, Opanijé, Gabi Guedes, Mestre Lourimbau, Mamá Soares, Afro Jhow e Lucas Di Fiori. Os antigos carnavais serão representados por Retrofolia, Manuela Rodrigues e Lia Chaves.

Carnaval dos Bairros

Outra pedida boa é o tradicional Carnaval dos Bairros. Organizado pelo governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, em 2016 irá ganhar também um palco da prefeitura. Entre os dias 6 e 9 de fevereiro,

A programação nos bairros da cidade também é muito badalada e vai trazer diversos artistas conhecidos nacionalmente para uma festa gratuita e com muita alegria.

Ao todo serão doze bairros que vão receber programação musical: Liberdade, Periperi, Carmo, Plataforma, Jardim de Aláh, Cajazeiras, Itapuã, Boca do Rio, Centro e os mais recentes, São Caetano, Pau da Lima, Nordeste de Amaralina e Santo Antônio.

O Carnaval dos Bairros é uma das opções para os foliões que não querem se deslocar para os grandes pontos (Dodô, Osmar  e Batatinha ) ou preferem ver os shows em um palco fixo, sem fazer o percurso de desfiles . Para 2016, um total de 240 apresentações vão ser realizadas por diversos artistas, incluindo Daniela Mercury, Psirico, Banda Eva e Araketu.

O Jardim de Aláh, em específico, vai receber o festival Palco do Rock, uma exaltação ao ritmo em pleno período de Momo.

A criançada também vai ter vez na programação. A partir das 16h vai ocorrer um bailinho infantil para toda a  família participar.

Veja os locais onde acontecem os shows:

Liberdade – Praça Nelson Mandela, em frente ao Plano Inclinado. Programação a partir das 19h.

Periperi – Praça da Revolução. Programação a partir das 19h.

Plataforma – Praça 15 de Abril. Programação a partir das 19h.

Jardim de Aláh – Palco do Rock, programação a partir das 18h.

Cajazeiras – Campo da Pronaica. Programação a partir das 19h.

Itapuã – Centro de Atividade do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté. Programação a partir das 19h.

Boca do Rio – Parque Poliesportivo. Programação a partir das 19h.

Centro – Praça da Sé. Programação a partir das 19h.

São Caetano – Praça Reitor Miguel Calmon, programação das 19h às 3h.

Pau da Lima – Praça N. S.a Auxiliadora, programação das 19h às 3h.

Nordeste de Amaralina – Circuito Mestre Bimba, programação das 19h às 3h.

BUSCAR NO SITE: