Notícias

Postado em 01/08/2016 11:10

Estudantes do Subúrbio Ferroviário de Salvador criam aplicativo que valoriza a região onde vivem

.

Share Button
Share Button

O uso da tecnologia vai permitir que soteropolitanos e turistas conheçam melhor o Subúrbio Ferroviário de Salvador. É que um grupo de 14 estudantes da rede estadual de ensino criou o aplicativo Subúrbio SSA, que valoriza a história e os locais de lazer da região onde os estudantes nasceram e vivem. O aplicativo visa despertar nos moradores o sentimento de pertencimento, além de divulgar para o público externo as atividades artísticas, culturais e sociais promovidas na região.

Para o desenvolvimento da ferramenta, os jovens fizeram, gratuitamente, o curso de Análises de Mídias Sociais do projeto social Estúdio Multimeios realizado pela Cipó – Comunicação Interativa. O curso é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

A nova ferramenta interativa está disponível para download na loja virtual Play Store para smartphones e tablets, que possuem sistema Android. Com apenas alguns cliques, o público tem acesso a informações sobre os bairros, trem, história, além da divulgação de sites, blogs e redes sociais que promovem o que há de melhor no Subúrbio. Outro destaque é um mapa com indicações e orientações de como chegar aos diversos pontos turísticos da região, com a finalidade de atrair mais visitantes.

Keroline Cristina Pereira, 21 anos, que cursa o 2° ano no Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, e moradora do Lobato, conta que foi muito estimulante ajudar a fazer o esboço do aplicativo e pesquisar sobre a história do Subúrbio Ferroviário. “Estou lisonjeada em poder fazer parte da criação de algo que valoriza a região onde moro. O processo de criação foi uma descoberta inovadora e as atividades do curso me ajudaram a perder a timidez, quebrando uma barreira que eu tinha em relação à comunicação”, revela a estudante.

A estudante Evelin Bispo Rocha, 17, do 3° ano do Colégio Estadual Landulfo Alves, e que reside no bairro do Uruguai, também destaca o aprendizado. “Participei da sugestão do nome e marca do aplicativo, além de ter me envolvido com sugestões de design sobre cores e imagens. Acho muito importante essa iniciativa, porque ajuda a mudar a imagem preconceituosa que algumas pessoas têm em relação ao Subúrbio, que é um local com muitas coisas boas e lugares lindos”, afirma animada.

Já Atila Reis Coutinho, 16, do 2° ano, do Colégio Estadual Barros Barreto, que mora no Lobato, destaca que o curso o ajudou a pensar na futura profissão. “Gostei muito de ajudar a criar o mapa e a aprender técnicas de design, por isso quero seguir essa área e trabalhar futuramente com Marketing”, diz, entusiasmado.

O educador da área de Comunicação, Gustavo Lisboa, fala sobre os principais benefícios da iniciativa. “É muito gratificante enxergar que os conteúdos sobre Comunicação apresentados em sala de aula geraram transformações positivas nas vidas desses jovens, pois eles passaram a ter um olhar mais crítico para avaliar a Comunicação e a executar de forma prática o que aprenderam, a exemplo da nova forma da utilização pessoal das redes sociais digitais”, comenta, ao destacar outro resultado das aulas. “É fantástico ver que os educandos passaram a valorizar o Subúrbio Ferroviário de Salvador, local onde eles moram e estudam. Também passaram a enaltecer as suas qualidades e especificidades”, ressalta.

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Mistério no Mar

Dois Adolescentes desaparecem enquanto jogava bola na praia da Barra

Dois adolescentes desapareceram na praia da Barra, em Salvador, enquanto jogavam futebol na noite de...

Politica

PSB-Bahia discute Diretas Já e situação política do País

Militantes e dirigentes do Partido Socialista Brasileiro discutem, neste sábado (27), a possibilida...

Periperi

Dois homens foram mortos após troca de tiro com a Policia em Periperi

  Policiais da Operação Apolo e do Setor de Missões Especiais da 18ª Companhia Independe...

Praia Grande

URGENTE! Homem é Baleado em Praia Grande

Segundo informações dos Moradores da Rua Amazonas, localizada no bairro de Praia Grande, Um homem ...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: