Notícias

Postado em 21/09/2016 6:08

Estudantes do Colégio Estadual Satélite participam da Semana da Inclusão

.

Share Button
Share Button

Para celebrar a educação inclusiva através das linguagens artísticas e culturais, os estudantes do Colégio Estadual Satélite, localizado em Salvador, estão participando da Semana da Inclusão, que segue de hoje (21) até a próxima sexta-feira (23) e que tem como tema “Para ser feliz…com as diferenças”. A programação inclui atividades lúdicas como peça teatral, mostras de vídeos, apresentações de artes marciais, dança, música e coral formado por estudantes.

A unidade escolar trabalha com a educação inclusiva, onde estudantes com deficiência estudam e convivem com estudantes sem deficiência. Para favorecer a essa inclusão, na Sala Multifuncional são realizadas atividades de suporte pedagógico voltadas para estudantes com deficiência visual, intelectual e auditiva.

De acordo com a professora especialista em deficiência visual, Edna Siqueira, a Semana da inclusão favorece a interação entre toda a comunidade escolar, através do estímulo às expressões artísticas dos estudantes. “As atividades realizadas provocam reflexões nos estudantes para que eles possam conviver com as diferenças e a convivência é muito boa”, destacou educadora.

Mariana Muniz, 16 anos, do 9° ano, fala de sua experiência de convivência diária com colegas que possuem deficiência. “No começo eu tive um certo preconceito, mas fui percebendo o quanto eles são especiais. Criei vínculos de amizade onde eles me ajudam e eu os ajudo, pois, são carinhosos e atenciosos. Me sinto honrada em estudar numa escola inclusiva e que me levou a enxergar o mundo de outra forma”, revelou a estudante.

O estudante Tiago Almeida Santos, 23, do 9° ano, possui deficiência visual e isso não o impede de praticar esporte. Ele fez uma demonstração de técnicas de jiu-jítsu para os colegas juntamente com seu professor de Matemática, Claudio Magalhães. “Mostrei para eles que mesmo sem visão posso me socializar com qualquer pessoa”, diz. Já o seu professor acredita que “jovens como ele são exemplos de superação e mostra que, na verdade, o desigual é que é igual”, concluiu.

Nesta quinta-feira (22), o evento será voltado para a família e contará com a participação dos pais e responsáveis que, além de um café da manhã, vão conferir as apresentações artísticas dos estudantes. Já na sexta-feira (23), a programação segue com mais apresentações de dança e música, a exemplo da orquestra “Viva Vivaldo” e o “Show de Talentos do Satélite”.

Galeria de Fotos

BUSCAR NO SITE: