Notícias

Postado em 21/09/2016 6:08

Estudantes do Colégio Estadual Satélite participam da Semana da Inclusão

.

Share Button
Share Button

Para celebrar a educação inclusiva através das linguagens artísticas e culturais, os estudantes do Colégio Estadual Satélite, localizado em Salvador, estão participando da Semana da Inclusão, que segue de hoje (21) até a próxima sexta-feira (23) e que tem como tema “Para ser feliz…com as diferenças”. A programação inclui atividades lúdicas como peça teatral, mostras de vídeos, apresentações de artes marciais, dança, música e coral formado por estudantes.

A unidade escolar trabalha com a educação inclusiva, onde estudantes com deficiência estudam e convivem com estudantes sem deficiência. Para favorecer a essa inclusão, na Sala Multifuncional são realizadas atividades de suporte pedagógico voltadas para estudantes com deficiência visual, intelectual e auditiva.

De acordo com a professora especialista em deficiência visual, Edna Siqueira, a Semana da inclusão favorece a interação entre toda a comunidade escolar, através do estímulo às expressões artísticas dos estudantes. “As atividades realizadas provocam reflexões nos estudantes para que eles possam conviver com as diferenças e a convivência é muito boa”, destacou educadora.

Mariana Muniz, 16 anos, do 9° ano, fala de sua experiência de convivência diária com colegas que possuem deficiência. “No começo eu tive um certo preconceito, mas fui percebendo o quanto eles são especiais. Criei vínculos de amizade onde eles me ajudam e eu os ajudo, pois, são carinhosos e atenciosos. Me sinto honrada em estudar numa escola inclusiva e que me levou a enxergar o mundo de outra forma”, revelou a estudante.

O estudante Tiago Almeida Santos, 23, do 9° ano, possui deficiência visual e isso não o impede de praticar esporte. Ele fez uma demonstração de técnicas de jiu-jítsu para os colegas juntamente com seu professor de Matemática, Claudio Magalhães. “Mostrei para eles que mesmo sem visão posso me socializar com qualquer pessoa”, diz. Já o seu professor acredita que “jovens como ele são exemplos de superação e mostra que, na verdade, o desigual é que é igual”, concluiu.

Nesta quinta-feira (22), o evento será voltado para a família e contará com a participação dos pais e responsáveis que, além de um café da manhã, vão conferir as apresentações artísticas dos estudantes. Já na sexta-feira (23), a programação segue com mais apresentações de dança e música, a exemplo da orquestra “Viva Vivaldo” e o “Show de Talentos do Satélite”.

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Trânsito

Motorista é autuado pela Lei Seca após ser flagrado na contramão

Um motorista foi flagrado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), na madruga...

Política

BOMBA! Investigação confirma aposentadoria irregular de Dilma

Na manhã de 1 de setembro de 2016, o ex-ministro da Previdência Carlos Gabase uma secretária pes...

São Caetano

Ônibus param de circular no fim de linha da Capelinha; PM intensifica policiame

Nesta tarde de sexta-feira (18), os ônibus pararam de circular até o fim de linha da Capelinha de ...

Tristeza

Primo do jogador Daniel Alves é assassinado a tiros

Um homem apontado como primo da mãe do jogador Daniel Alves foi encontrado morto na quinta-feira (1...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: