Notícias

Postado em 10/03/2016 9:23

Estação da Lapa será inaugurada no próximo dia 29

.

Share Button
Share Button

A Estação da Lapa será inaugurada no dia 29 de março, como parte das comemorações dos 467 anos de Salvador. No entanto, de acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Fábio Rios Mota, o espaço já conta com 100% das obras concluídas.

Até a entrega oficial, operários continuarão trabalhando na finalização de pequenos reparos, na instalação de sinalização e demais equipamentos. A previsão, segundo Mota, é que, no próximo dia 20, 100% das cerca de 200 linhas de ônibus que circulam no local voltem a entrar na estação com a reabertura do subsolo.

Apesar da pendência de alguns reparos, quem utiliza o espaço já consegue notar grandes mudanças. Segurança, iluminação, sinalização das linhas de ônibus, limpeza e espaços livres para circulação são algumas delas.

A vendedora Valnísia Santana, de 32 anos, que reside no bairro de Nazaré e utiliza a estação diariamente, contou que se sente aliviada ao ver as escadas rolantes em pleno funcionamento. “Volto muito tarde do trabalho e precisava subir mais de 200 degraus todos os dias, porque as escadas sempre estavam quebradas”, disse.

Além dos serviços básicos, após a inauguração, a estação contará, ainda, com quatro elevadores para carga e acesso, 64 quiosques – entre lojas e lanchonetes -, além de telões com informações sobre as linhas de ônibus e câmeras de segurança e monitoramento 24h.

“O que está sendo feito agora é a finalização dos serviços. O usuário da estação não vai receber um equipamento apenas reformado, mas completamente reconstruído. Salvador vai ganhar a estação de ônibus mais moderna e eficiente do país”, garantiu Mota.

 

 

Transeuntes antes da reforma tinham que subir escadaria (Foto: Raul Spinassé l Ag. A TARDE l 01.12.14)
Manutenção
Depois da entrega oficial, a concessionária Nova Lapa, vencedora da licitação para ocupação, reforma e administração do espaço durante 35 anos, também terá como atribuição a manutenção dos equipamentos.
Para tanto, foi construída uma sala de videomonitoramento, onde funcionários acompanham imagens de cerca de 100 câmeras espalhadas pela estação.
Por meio dos vídeos, exibidos em tempo real, os agentes vão poder monitorar a ação de vândalos e até a ocorrência de furtos e assaltos.
“Os agentes que atuam nesse setor estão em constante contato, via rádio, com todos os 80 homens que fazem a segurança do local. Caso seja detectada alguma ocorrência, os homens são acionados e informados sobre o ocorrido para que ajam imediatamente”, explicou o presidente do consórcio Nova Lapa, Zilney Campello.
Segundo ele, do início da obra até o momento, não foram registrados casos de vandalismo ou nenhuma intercorrência nas dependências da Estação da Lapa.
“Percebemos que os usuários estão colaborando bastante com a manutenção do espaço, jogando o lixo na lixeira, conservando os banheiros e preservando os equipamentos. Acreditamos que as melhorias aumentaram a autoestima dos usuários, que já estavam habituados a ver um espaço sem conservação”, disse.

 

 

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Luto!

Morre paciente que estava internada no UPA de Periperi Aguardando Regulação M

Nossa equipe foi informada pelos parentes e familiares de Celidalva Conceição moradora do bairro d...

Polêmica

Governo do Estado nega privatização do Planserv e diz que fortalecerá serviç

Em meio a rumores de que tem a intenção de privatizar o Planserv, o governo do Estado lançou uma ...

Politica

Projeto proíbe música que incentive violência contra mulher em creches e esco

Um projeto de lei da vereadora Lorena Brandão (PSC) que foi apresentado na Câmara Municipal de Sal...

GRAER

Adolescente troca tiros com PMs, tenta fugir pelo mar e acaba detido no Subúrbi

O Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar foi acionado neste sábado (22) para auxiliar na per...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: