Notícias

Postado em 09/05/2016 3:15

Escolas estaduais auxiliam inscrições e intensificam preparação para o Enem

.

Share Button
Share Button

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram, nesta segunda-feira (09), e os estudantes que estão concluindo o ensino médio não escondem a expectativa pela realização da prova, que apesar de ser realizada em novembro, é considerada decisiva para quem quer ingressar nas universidades. Nas escolas estaduais, muito estudantes estão aproveitando os laboratórios de informática para fazer a inscrição e também acessar os quase 4 mil conteúdos preparatórios para o Enem, inclusive vídeoaulas, que são disponibilizados pela Secretaria da Educação do Estado, no Portal da Educação (educação.ba.gov.br).

 

No Co­légio Es­ta­dual Mestre Paulo dos Anjos, lo­ca­li­zado no Bairro da Paz, o dia foi de ansiedade para os estudantes, que contam com o apoio da gestão escolar no processo de inscrição. “O serviço que disponibilizamos visa facilitar a vida do estudante que tem alguma dificuldade de acesso à internet. No ano passado, fizemos mais de 70 inscrições e, este ano, este número deverá dobrar porque notamos um aumento gradativo do interesse dos nossos alunos pelo Enem”, afirma a diretora Elísia Mélia Silva Santos.

 

Cursando o 3º ano, Elane Carneiro, 18 anos, sonha em estudar Pedagogia ou Enfermagem e, para isso, vem se aprimorando nos estudos. “Fiz as provas do Enem, no ano passado, como experiência, mas este ano é pra valer. Pretendo deixar o emprego no salão de beleza para focar, a partir de agora, nos conteúdos do Exame através das aulas e do Portal da Educação”.  O  estudante Gabriel Ferreira, 17 anos, 2º ano, ainda não poderá concorrer oficialmente ao Enem por ainda não ter completado 18 anos e nem ter concluído o Ensino Médio no período da realização das provas do Exame. Mas quer passar pela experiência. “Quero testar o meu nível e sei que isso é importante para que, quando for para valer, eu faça as provas mais confiante”, declara.

 

Aulas – Para contribuir com a assimilação dos conteúdos, o colégio vai promover, além do tradicional simulado, entre agosto e setembro, aulas de reforço de Português e Matemática, às sextas-feiras, nos turnos matutino e vespertino. “É mais uma oportunidade de os alunos absorverem os conteúdos, sanando as suas dificuldades e incentivando-os a terem um bom êxito nas provas do Enem. Associadas às aulas, vamos fazer uma apresentação das profissões para que eles adquiram melhor poder de escolha do seu futuro profissional”, revela a professora Núbia Meira.

 

As professoras de química e física, respectivamente, Marilene Sharma e Marlene Alves, consideram que os estudantes estão mais atentos sobre a importância do Enem. “Observo que eles estão mais comprometidos e mais interessados em trabalhar os conteúdos do 3º ano focados para as provas do Exame”, destaca a docente Marilene. “No nosso dia a dia, intercalamos teoria e prática, dentro da realidade deles, através de conteúdos voltados para o Enem, focados na interdisciplinaridade”, completa a professora Marlene.

 

Portal da Educação – Paralelamente às ações desenvolvidas nas escolas, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza, em seu portal (www.educacao.ba.gov.br), mais de 3,7 mil conteúdos digitais por meio do Ambiente Educacional Web, organizado por disciplinas, áreas de conhecimento, temas transversais, tipo de mídia, acessibilidade e sites temáticos sobre o Enem, além de videoaulas e jogos para uso em sala de aula ou como suporte nos estudos.

 

Inscrições Enem 2016 – . O período de inscrição prossegue até às 23h59min (horário oficial de Brasília/DF) do dia 20 de maio. O Enem funciona como um mecanismo de acesso ao ensino superior, mas não é só isso. O exame possibilita ao estudante o acesso a universidades públicas federais e estaduais, por meio do Sisu; a bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições privadas de educação superior por meio do ProUni; a bolsas de estudo com oportunidade de intercâmbio em universidades estrangeiras, através do Programa Ciência sem Fronteira; a cursos técnicos gratuitos, por meio do SisuTec/Pronatec, e à certificação do Ensino Médio para maiores de 18 anos que não tenham concluído esta etapa. O Ministério da Educação (MEC) tem a expectativa de que oito milhões de estudantes façam as provas deste ano, que serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

 

Fotos: Claudionor Junior

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Viirou Filme ??

DVD com massacre de Manaus vira sucesso de vendas; Disco já foi vendido em Salv

A trágica morte de 59 presos no Complexo Penitenciário Antônio Jobim (Compaj), em Manaus (AM), no...

Policia

Agente socioeducativo é morto com filho no colo no Uruguai

O agente Landislau Rabelo Oliveira, conhecido como Landinho, 39 anos, foi executado a tiros na porta...

Acidente Aéreo

Avião que transportava Teori não tinha caixa-preta, diz FAB

O avião que transportava o ministro Teori Zavascki e que caiu na tarde desta quinta-feira perto de...

Incêndio no õnibus

Ônibus é incendiado no bairro do Pau Miúdo

Um ônibus coletivo foi incendiado na noite desta quinta-feira (19), no bairro do Pau Miú...

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR NO SITE: