Notícias

Postado em 26/07/2016 12:22

DIQUE DO TORORÓ: Forças Armadas realizam ações de defesa contra possível ameça terrorista

.

Share Button
Share Button

Em meio ao clima de insegurança e constantes ataques terroristas mundo a fora, as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) realizam na manhã desta terça (26/7), na região do Dique do Tororó, ações de defesa elaboradas para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A capital baiana sediará, de 4 a 13 de agosto, dez partidas de futebol na Arena Fonte Nova. Em Salvador, as ações de defesa ficarão sob a coordenação do comandante do 2º Distrito Naval, o vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros.

PLANO

O plano operacional foi elaborado em 2015 e foi aprovado pelo Ministério da Defesa e prevê atuações para as três Forças Armadas. A Marinha, responsável pelo controle marítimo, terá efetivo de 600 militares, uma corveta, um navio-patrulha, dois navios-varredores, um aviso de patrulha, dez embarcações de menor porte e um helicóptero.

A Força Aérea Brasileira (FAB) terá caças A-29 (Super Tucano) e F5 para interceptação no espaço aéreo. O quantitativo, por uma “questão estratégica”, não é divulgado.

Já o Exército ficará responsável pela proteção de estruturas estratégicas – serviços que, se forem interrompidos, provocariam sérios impactos na realização do evento – e servirá, também, como força de contingência, para o caso de serem acionados para ajudar nas ações de segurança.

COE

Quem também estará de ‘prontidão’ é a a Coordenação de Operações Especiais (COE/PC) . Por determinação do delegado-geral Bernardino Brito Filho, da Polícia Civil, o COE estará de em estado de alerta 24 horas, para qualquer intervenção tática, durante todo o período dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na Bahia.

As equipes estarão distribuídas nas principais áreas de interesse, como o Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador, e hotéis, onde as delegações de vários países ficarão hospedadas durante a competição.

De acordo com o coordenador da COE, delegado André Viana, o efetivo da unidade especializada passou por diversos treinamentos, com a participação de agências de todo país, para conhecer os protocolos de segurança que serão aplicados durante as Olimpíadas Rio 2016.

Galeria de Fotos

BUSCAR NO SITE: