BUSCAR NO SITE:

Notícias

Corredor Verde: Av. Suburbana ganha trezentas árvores plantadas

Projeto levará mais verde à via; ideia é formar corredor verde de 14 km.

Postado em 04/05/2018 21:12 - Atualizado em: 04/05/2018 21:12
Share Button

Não adianta só desafogar o trânsito e facilitar a vida dos ciclistas. Só concreto e asfalto não resolve a vida de ninguém, muito menos se essa resolução envolver a questão ambiental. Para que essa necessidade de preservação seja mantida, um projeto da Prefeitura na Avenida Afrânio Peixoto, a Suburbana, plantou 300 árvores de espécies nativas da Mata Atlântica na manhã desta sexta-feira (4).

A responsável pelo plantio foi a Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), que deu conta de espalhar as plantas por boa parte de uma das vias mais movimentadas de Salvador. O trecho compreende o primeiro viaduto, no sentido Paripe, e a entrada do Parque São Bartolomeu, na Enseada do Cabrito, onde foram colocadas 100 mudas de ipês nas cores amarelo, branco e rosa, 33 sibipirunas, 32 paus-ferro, 35 aroeiras pimenteiras, além de 35 oitis, 35 jacarandás-da-bahia e 30 mudas da espécie pau-mulato.

Adultas, as árvores espalharão sombras nos dois sentidos da via, diminuindo a temperatura do local e dando alívio durante o dia aos transeuntes e ciclistas.

Substituídas
Inclusive, já preocupados com a falta de verde no local, boa parte dos moradores do Subúrbio já havia plantado árvores ao longo de toda a avenida. Mas as mudas, em sua maioria, são inadequadas e serão retiradas para dar lugar aos novos plantios.

“A escolha da Suburbana para o plantio não foi aleatória. Percebemos que apesar da obra melhorar a parte física, com a implantação da ciclovia, ela ainda precisava ser melhor arborizada. Já existem algumas árvores ao longo da via, mas são plantios irregulares. Agora vamos fazer um plantio adequado, priorizando mudas que dão mais sombras”, explica o diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural do Município, Uelber Reis.

Plantio
Foram abertas, ao longo da vida, covas ou berços de 50 cm de largura e 50 cm de profundidade dentro de um perímetro de 80 cm, onde as mudas foram plantadas.

Com as mudas foram colocados tutores, suportes de madeiras, que vão facilitar que a plante não caia ou cresça de forma irregular. “Como se fosse um guia da planta, protegendo de ventos e fortalecendo-a”, explica o arquiteto Fabrício Patrício, da empresa Eco Irrigação e Jardins.

Logo após serem fixadas ao solo, as mudas recebem uma camada de terra vegetal, polimeros para reter a água e uma biomanta para facilitar a absorção de nutrientes. As plantas receberão manutenção a cada seis meses.

A ideia é que tenha 1,4 mil árvores ao longo dos 14 km de extensão da Suburbana, formando um corredor verde na região. No próximo dia 10 será realizada mais uma ação de plantio, em que 400 mudas serão colocadas.

*Com a supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier

Fonte: Correio
Fotos: Correio 24 horas
Confira na íntegra.

Outras Notícias

Anunciantes Premium!


Coloque o seu Anúncio aqui!

BUSCAR NO SITE: