Agenda de Eventos

Postado em 02/09/2015 11:38

Conheça Já o Livro o Menino Negro do Autor Baiano Rafael Santos

.

Share Button
Share Button

Biografria do autor

Rafael Santos de Souza, nasceu no dia 24 de outubro de 1967 em um Sítio no Distrito de Ubiraitá, município de Andaraí- Ba. O primeiro dos 13 filhos dos agricultores Lourisvaldo José de Souza e dona Sirzina Amélia de Carvalho.
Rafael começou a trabalhar na roça com seis anos de idade, onde fez de tudo: arrancou toco, feijão, quebrou mamona e milho, capinou etc. Viveu uma vida muito difícil, morou numa casinha de enchimento coberta de palha com seus pais e irmãos, onde passaram por grandes sofrimentos e só aos 9 anos começou a ser alfabetizado no Sítio vizinho.
Aos 11 anos, sua família mudou- se para o Distrito de Salobro Município de Canarana-Ba, foi recebido pelo casal Denizar e Diomar onde morou por um tempo. Em seguida, mudou-se para a Ladeira Vermelha, morou por seis meses e lá, voltou a estudar. Em julho de 1979, voltaram para uma casinha de enchimento na Rua do Lajedo em Salobro e no ano seguinte ele entrou para a Escola Rural de Salobro, hoje Maximino Martins com a professora Miralva Mendes e graças a ela e as professoras filhas de Maximino ele concluiu o primário, elas ajudavam com material.
Em 1983 foi para o ginásio no Educandário Cenecista Catão Dourado, hoje Escola Municipal Catão Dourado, onde só estudou naquele ano. Foi aí que ele leu o primeiro livro: O Menino de Asas de Homero Homem e começou a sonhar em ser escritor, mas parou de estudar por cinco anos por falta de condições financeiras. Esse foi um dos momentos mais tristes de sua vida, porque ele amava a escola, e essa saída tirava qualquer esperança de melhorar sua vida.
Continuou trabalhando na roça e quebrando pedra até 1988, quando adoeceu, sofreu uma grave cirurgia e teve que parar de trabalhar e foi aí que ele começou ter a ideia de seu primeiro livro: Esperança não Mata, ainda não publicado. Em janeiro de 1989 ele começou a trabalhar como cambista e nesse mesmo ano voltou novamente a estudar e concluiu O Magistério: professor nível I em 1994. Foi durante o estágio, que o então já publicado: O Menino Negro começou a ser escrito. Vale lembrar, que durante sua vida, ele fez vários tipos de trabalho: na roça, quebrou pedra, além de ter sido cambista; assim como participou de muitos movimentos sociais como associações, times de futebol, comissões de festa, além de grupos de teatro, como por exemplo, O GRUTESA ( O Grupo Teatral Salobrense), em l996.
Nesse mesmo ano, passou no Concurso Público para Agente Comunitário de Saúde,onde trabalha até hoje. Foi candidato a vereador em 2004 pelo partido dos trabalhadores e Ex Secretário de Saúde do Município de Canarana. Hoje é locutor da Rádio nova FM Comunitária, faz parte do Conselho da sua Paróquia como Coordenador do Terço dos Homens, além de fazer parte da Coordenação Estadual do CEBI- BA ( Centro de Estudo Bíblico). É casado com a professora Célia e é pai de três filhos: João Victor, Agrícia Rafaela e Paulo Levi.

BUSCAR NO SITE: