Notícias

Postado em 03/02/2016 5:19

Com estoque crítico, Hemoba precisa de doadores antes da folia

A chegada do carnaval aumenta a demanda de sangue para a realização de cirurgias e transfusões.

Share Button
Share Button

Desde o início do ano, os estoques da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) encontram-se em níveis críticos, existindo um risco real da falta de hemocomponentes nos hospitais, caso aumente a demanda por sangue na Bahia. Por ser uma das festas mais populares da Bahia, o Carnaval em Salvador, recebe uma gama muito grande de turistas, e com isso aumenta o número de ocorrências nos hospitais.

É por isso, que o hemocentro precisa se preparar para atender de forma rápida e segura as possíveis intercorrências, que são características neste período.

Para que os atendimentos das demandas transfusionais aconteçam de forma regular, a Hemoba vai precisar que os doadores compareçam a uma das suas unidades para compartilhar vida, doando sangue para quem mais precisa, antes da folia começar.

Este ano, a campanha da Hemoba é mais uma oportunidade para as pessoas exercerem esse gesto de cidadania. Para ser solidário, basta procurar uma das unidades da capital ou do interior para doar sangue, é simples, rápido e pode salvar até quatro vidas.

Onde Doar

Em Salvador, os candidatos podem comparecer ao hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE, na Avenida Vasco da Gama. O hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30.

Além do hemocentro coordenador, os voluntários têm a opção de doar sangue nos Hemóveis, o roteiro das unidades é divulgado semanalmente no site e no Facebook do Hemoba. As outras opções estão no Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h / 13h às 16h30, e no Hospital Santo Antônio, de segunda a sexta-feira, das 07h10 às 11h30 / 13h às 16h.

Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior); não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos.

Outras Notícias:

IPVA

Veículos com placas de final 7 e 8 têm desconto de 5% no IPVA até esta semana

Os contribuintes que possuem veículos com placas de final 7 e 8 têm até esta quinta (27) e a sext...

Coutos

Voluntários realizaram mutirão de limpeza para combate da dengue em Coutos

Os moradores de Coutos realizaram neste final de semana um mutirão de limpeza para combater focos d...

Paripe

Mototaxistas protestaram em Paripe contra más condições de pista na BA-528

Um grupo com cerca de 40 motociclistas protestou na tarde desta terça-feira (25), no bairro de S...

Paripe

Mototaxista é morto após falsa corrida em Paripe, diz polícia

Um mototaxista morreu após ser baleado em um assalto na orla de São Tomé de Paripe, em Salvador...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: