Notícias

Postado em 03/02/2016 5:19

Com estoque crítico, Hemoba precisa de doadores antes da folia

A chegada do carnaval aumenta a demanda de sangue para a realização de cirurgias e transfusões.

Share Button
Share Button

Desde o início do ano, os estoques da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) encontram-se em níveis críticos, existindo um risco real da falta de hemocomponentes nos hospitais, caso aumente a demanda por sangue na Bahia. Por ser uma das festas mais populares da Bahia, o Carnaval em Salvador, recebe uma gama muito grande de turistas, e com isso aumenta o número de ocorrências nos hospitais.

É por isso, que o hemocentro precisa se preparar para atender de forma rápida e segura as possíveis intercorrências, que são características neste período.

Para que os atendimentos das demandas transfusionais aconteçam de forma regular, a Hemoba vai precisar que os doadores compareçam a uma das suas unidades para compartilhar vida, doando sangue para quem mais precisa, antes da folia começar.

Este ano, a campanha da Hemoba é mais uma oportunidade para as pessoas exercerem esse gesto de cidadania. Para ser solidário, basta procurar uma das unidades da capital ou do interior para doar sangue, é simples, rápido e pode salvar até quatro vidas.

Onde Doar

Em Salvador, os candidatos podem comparecer ao hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE, na Avenida Vasco da Gama. O hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30.

Além do hemocentro coordenador, os voluntários têm a opção de doar sangue nos Hemóveis, o roteiro das unidades é divulgado semanalmente no site e no Facebook do Hemoba. As outras opções estão no Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h / 13h às 16h30, e no Hospital Santo Antônio, de segunda a sexta-feira, das 07h10 às 11h30 / 13h às 16h.

Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior); não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos.

BUSCAR NO SITE: