BUSCAR NO SITE:

Notícias

Colinas de Periperi ganha nova Unidade de Saúde da Família com diversas especialidades

O posto terá capacidade para atender 14 mil pessoas da localidade e região.

Postado em 04/05/2018 21:07 - Atualizado em: 04/05/2018 21:07
Share Button

Os moradores de Colinas de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, não precisam mais se deslocar até outra comunidade para receber atendimento em saúde. A Prefeitura inaugurou, na tarde desta sexta-feira (4), uma nova Unidade de Saúde da Família (USF). O posto, que fica na Rua da Palmeira Amarela, conta com equipes compostas por cerca de 30 profissionais, e tem capacidade para atender 14 mil pessoas da localidade e região.

“Essa inauguração é muito importante. A gente tinha que sair daqui pra ter um atendimento. A gente tava precisando muito. Graças a Deus, esse sonho foi realizado”, comentou a dona de casa Marluce da Costa, 34 anos, moradora da Rua da Sapucaia, que fica perto da nova unidade.

Marluce tem sete filhos e conta que já pretende marcar uma consulta com o dentista na USF. “Um pulinho, e já tô aqui”, completou.

A aposentada Nilza Pereira, 81, não conseguia conter a alegria com a inauguração. Ela conta que, às vezes, era preciso sair de casa durante a madrugada para conseguir um atendimento médico. “Eu tô muito feliz, maravilhada! Agora tá pertinho de minha rua”, disse.

Serviços
Na unidade, será possível obter atendimento através de médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, além de assistentes sociais e agentes comunitários, que realizarão visitas domiciliares.

“Tem que investir na saúde porque investir na saúde é investir na vida das pessoas. E não há tarefa maior de um governante do que cuidar da vida das pessoas”, afirmou o prefeito ACM Neto, durante o discurso de inauguração.

Os moradores de Colinas de Periperi vão ter acesso a serviços de atenção integral, incluindo os programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme, em públicos de diversas faixas etárias.

Além disso, a unidade também vai ofertar curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e exames ofertados no Distrito Sanitário, dispensação de medicamentos e confecção da segunda via do Cartão SUS.

Mais novidades
Durante o evento, Neto ainda confirmou a construção de mais quatro USFs na mesma região da cidade. “Quando concluirmos, chegaremos a 90% de cobertura da saúde da família no Subúrbio”, informou.

O prefeito ainda autorizou durante o evento a implantação de uma geomanta em uma encosta localizada na Rua 13 de Maio, em Periperi. A ação será realizada através da Defesa Civil do Salvador (Codesal) e abrangerá uma área de 780 m², com investimento municipal estimado em R$ 122 mil.

“Levaremos mais segurança a esses moradores que vivenciam sempre essa situação de insegurança e falta de sossego”, comentou Neto.

Balanço
Em dezembro de 2012, a cobertura de Atenção Primária à Saúde no Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário era apenas de 33%. Nos últimos cinco anos e meio, incluindo a entrega da USF Colinas de Periperi, a região alcança a marca de 74,5% deste tipo de cobertura, o que representa um incremento de aproximadamente 124,5%.

Em relação ao número de equipes de Saúde da Família, em dezembro de 2012, eram 26. Após a inauguração da USF Colinas de Periperi, o número chegará a 63 equipes na região.

*Com a supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier
Fonte: Correio 24 Horas
Leia na Integra: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/colinas-de-periperi-recebe-nova-usf-com-diversas-especialidades-medicas/

Outras Notícias

Anunciantes Premium!


Coloque o seu Anúncio aqui!

BUSCAR NO SITE: