Notícias

Postado em 20/11/2015 10:33

Campanha de vacinação antirrábica começa nesta sexta-feira (20)

.

Share Button
Share Button

Com o objetivo da erradicação da raiva em Salvador, o Centro de Controle de Zooneses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, inicia nesta sexta-feira (20), das 8h às 14h, a campanha de vacinação antirrábica nos distritos sanitários do Subúrbio Ferroviário, Cajazeiras e Itapagipe, quando os moradores poderão levar seus cães e gatos para serem imunizados nas unidades volantes do CCZ. A estratégia seguirá nessas áreas até sábado (21), das 8h às 15h.
Este ano, a confirmação de casos de raiva silvestre em dois morcegos em Salvador, entre janeiro e outubro, colocou o CCZ em alerta. Apensar dos animais infectados serem de espécies hematófagas, que se alimentam de insetos, frutos e néctar, o coordenador do Programa de Combate à Raiva do município, Aroldo Carneiro, alerta que a detecção das ocorrências positivas podem expor seres humanos e outros animais domésticos ao risco de infecção, caso haja contato com os mesmos.
“É importante ressaltar que a simples presença dos morcegos não representa um risco à saúde, já que os animais não costumam atacar as pessoas e também não se alimentam de sangue. No entanto, os mesmos não podem ser manipulados diretamente, pois a contaminação ocorre apenas se houver um contato com o animal”, destacou. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 50 mil mortes são registradas por ano em todo o mundo em decorrência da patologia. Desde 2004, Salvador não registra casos de raiva humana.

Galeria de Fotos

BUSCAR NO SITE: