Notícias

Postado em 20/11/2015 10:33

Campanha de vacinação antirrábica começa nesta sexta-feira (20)

.

Share Button
Share Button

Com o objetivo da erradicação da raiva em Salvador, o Centro de Controle de Zooneses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, inicia nesta sexta-feira (20), das 8h às 14h, a campanha de vacinação antirrábica nos distritos sanitários do Subúrbio Ferroviário, Cajazeiras e Itapagipe, quando os moradores poderão levar seus cães e gatos para serem imunizados nas unidades volantes do CCZ. A estratégia seguirá nessas áreas até sábado (21), das 8h às 15h.
Este ano, a confirmação de casos de raiva silvestre em dois morcegos em Salvador, entre janeiro e outubro, colocou o CCZ em alerta. Apensar dos animais infectados serem de espécies hematófagas, que se alimentam de insetos, frutos e néctar, o coordenador do Programa de Combate à Raiva do município, Aroldo Carneiro, alerta que a detecção das ocorrências positivas podem expor seres humanos e outros animais domésticos ao risco de infecção, caso haja contato com os mesmos.
“É importante ressaltar que a simples presença dos morcegos não representa um risco à saúde, já que os animais não costumam atacar as pessoas e também não se alimentam de sangue. No entanto, os mesmos não podem ser manipulados diretamente, pois a contaminação ocorre apenas se houver um contato com o animal”, destacou. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 50 mil mortes são registradas por ano em todo o mundo em decorrência da patologia. Desde 2004, Salvador não registra casos de raiva humana.

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

IPVA

Veículos com placas de final 7 e 8 têm desconto de 5% no IPVA até esta semana

Os contribuintes que possuem veículos com placas de final 7 e 8 têm até esta quinta (27) e a sext...

Coutos

Voluntários realizaram mutirão de limpeza para combate da dengue em Coutos

Os moradores de Coutos realizaram neste final de semana um mutirão de limpeza para combater focos d...

Paripe

Mototaxistas protestaram em Paripe contra más condições de pista na BA-528

Um grupo com cerca de 40 motociclistas protestou na tarde desta terça-feira (25), no bairro de S...

Paripe

Mototaxista é morto após falsa corrida em Paripe, diz polícia

Um mototaxista morreu após ser baleado em um assalto na orla de São Tomé de Paripe, em Salvador...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: