BUSCAR NO SITE:

Politica

Câmara promove sessão especial em memória de Chyara Lubich

A iniciativa é de autoria do vereador Joceval Rodrigues.

Postado em 19/04/2018 21:50 - Atualizado em: 19/04/2018 22:01
Share Button

Uma sessão especial realizada nesta quinta-feira (19), no Plenário Cosme de Farias, homenageou “in memoriam” Chyara Lubich. A iniciativa foi de autoria do vereador Joceval Rodrigues (PPS). Nascida em Trento, na Itália, ela foi a fundadora do Movimento dos Focolares. Ela faleceu no dia 14 de março de 2008.

Também denominado Obra de Maria, trata-se de um movimento leigo de inspiração cristã que teve início em 1943, em Trento. A obra busca, em diversos locais do planeta, “estimular o trabalho coletivo e a comunhão de bens dos seus participantes”.

De acordo com Joceval Rodrigues, “ela lutou contra a violência, propagando a cultura de paz. O seu legado é o amor ao próximo”. Em seu discurso, o vereador citou o papa Francisco. “Com sabedoria, o Santo Padre salientou que precisamos construir pontes e não muros”, afirmou o parlamentar.

Reconhecido pelo papa e presente em 182 nações, o Movimento dos Focolares conta, dentre outras ações, com o projeto Economia da Comunhão, que tem a participação de diversas empresas num trabalho que promove obras sociais.

Também presente à mesa do evento, a vereadora Marta Rodrigues (PT) ressaltou que “Chyara Lubich foi uma mulher muito sensível à construção de um mundo de partilha”. Ela também pontuou a “luta da homenageada na afirmação do ecumenismo, da paz e por um planeta com igualdade e justiça social”.

 

“Cidadezinhas”

Os integrantes do movimento fundaram “cidadezinhas” onde procuram viver a “espiritualidade da unidade” 24 horas por dia “em todos os aspectos da vida”, principalmente o financeiro, pois não podem possuir bens, sequer o salário.  Em 1964, Chiara Lubich fundou a primeira “cidadezinha”, denominada de Loppiano, na Itália.

Prestigiaram também a mesa do evento o padre Ricardo Henrique, coordenador da Comissão para o Ano Nacional do Laicato da Arquidiocese de Salvador; Alberto Brandão, presidente da Associação dos Médicos Católicos; reverendo Bruno Almeida, representante da Igreja Anglicana; Amélia Lima de Santana Silva, integrante do Movimento dos Focolares; e Ana Maria Bernardes e Thiago Rolim, responsáveis pelo Movimento dos Focolares na Bahia.

Outras Notícias

Anunciantes Premium!


Coloque o seu Anúncio aqui!

BUSCAR NO SITE: