Notícias

Postado em 27/04/2016 9:30

Cadastramento no CadCidadão beneficia 300 pescadores de Paripe

.

Share Button
Share Button

Cerca de 300 pescadores da colônia Baía de Todos-os-Santos, em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, vão ser cadastrados no CadCidadão nestas quarta e quinta-feira (27 e 28). O sistema registra a situação social e econômica dos profissionais encaminhando-os a programas sociais e de crédito dos governos federal e estadual, como o Vida Melhor.

Uma equipe de técnicos da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), estará na colônia para inserir no sistema os dados desses pescadores. “Após o cadastramento, os pecadores poderão obter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Bahia Pesca”, explica a coordenadora de Promoção Social da empresa, Eliana Carla Ramos.

DAP e Vida Melhor

“A Declaração de Aptidão ao Pronaf é o instrumento que habilita os agricultores familiares [para] realizarem operações de crédito rural e a obterem benefícios, em programas de habitação rural e comercialização, além de acesso a um documento comprovando suas atividades agrícolas, que poderá ser utilizado, inclusive, para fins de aposentadoria”, disse o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

O presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, explica que a declaração é indispensável para acesso a políticas públicas, a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAE). “Com a DAP, o pescador é reconhecido como agricultor familiar e pode ter acesso a diversos incentivos voltados ao desenvolvimento da agricultura, como financiamentos com baixa taxa de juros”.

Já o programa Vida Melhor é um conjunto de estratégias que buscam incluir socioprodutivamente pessoas em situação de pobreza e com potencial de trabalho na Bahia, buscando a melhoria de sua qualidade de vida. Quem se cadastra no CadCidadão tem acesso ainda à tarifa social de energia da Coelba (descontos de até 100%). Desde 2013, a empresa cadastrou quase 18 mil pescadores e aquicultores no programa.

Fonte: Ascom/Secretaria da Agricultura (Seagri)

Galeria de Fotos

Anunciantes Premium!


JE Sinalização de Trânsito
Periperi
11 Visitas

Escola de Karatê Dojo Guerreiro Samurai
Ilha Amarela
15 Visitas

Bahia Máquinas
Garibaldi
13 Visitas

Raiprint
Ilha Amarela
10 Visitas

Móveis Bom
Praia Grande
9 Visitas

Coloque o seu Anúncio aqui!

BUSCAR NO SITE: