Notícias

Postado em 27/04/2016 9:30

Cadastramento no CadCidadão beneficia 300 pescadores de Paripe

.

Share Button
Share Button

Cerca de 300 pescadores da colônia Baía de Todos-os-Santos, em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, vão ser cadastrados no CadCidadão nestas quarta e quinta-feira (27 e 28). O sistema registra a situação social e econômica dos profissionais encaminhando-os a programas sociais e de crédito dos governos federal e estadual, como o Vida Melhor.

Uma equipe de técnicos da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), estará na colônia para inserir no sistema os dados desses pescadores. “Após o cadastramento, os pecadores poderão obter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Bahia Pesca”, explica a coordenadora de Promoção Social da empresa, Eliana Carla Ramos.

DAP e Vida Melhor

“A Declaração de Aptidão ao Pronaf é o instrumento que habilita os agricultores familiares [para] realizarem operações de crédito rural e a obterem benefícios, em programas de habitação rural e comercialização, além de acesso a um documento comprovando suas atividades agrícolas, que poderá ser utilizado, inclusive, para fins de aposentadoria”, disse o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

O presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, explica que a declaração é indispensável para acesso a políticas públicas, a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAE). “Com a DAP, o pescador é reconhecido como agricultor familiar e pode ter acesso a diversos incentivos voltados ao desenvolvimento da agricultura, como financiamentos com baixa taxa de juros”.

Já o programa Vida Melhor é um conjunto de estratégias que buscam incluir socioprodutivamente pessoas em situação de pobreza e com potencial de trabalho na Bahia, buscando a melhoria de sua qualidade de vida. Quem se cadastra no CadCidadão tem acesso ainda à tarifa social de energia da Coelba (descontos de até 100%). Desde 2013, a empresa cadastrou quase 18 mil pescadores e aquicultores no programa.

Fonte: Ascom/Secretaria da Agricultura (Seagri)

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Fazenda Coutos

BCS Fazenda Coutos comemora cinco anos com redução de ocorrências

Cinco anos já passaram desde que foi inaugurada a Base Comunitária de Segurança (BCS) de Fazenda ...

Policia

Menor de 13 anos apontado como assassino de policial é morto

Jeferson de Jesus Brito, de 13 anos, foi morto nesta segunda (16) na Rua 8 de dezembro, no bairro do...

Violência

Suspeito de assalto morto por “justiceiro”

Por volta de 8 horas desta segunda (16), um homem foi morto logo após a entrada do Vila Verde, na E...

Policia

Final de Semana Violento! Jovem executado a tiros dentro de casa no Alto do Cruz

Um rapaz conhecido como “Pepinho’ foi assassinado no Alto do Cruzeiro, em Cosme de Farias, na ta...

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR NO SITE: