Notícias

Postado em 22/07/2016 10:19

BCS de Fazenda Coutos transforma vida de jovens através do boxe

.

Share Button
Share Button

Revelados nas aulas do Projeto Luta Cidadã, Iago Passos, 15 anos, e Igor Almeida, 16, são os mais novos medalhistas do pugilismo baiano. Eles participaram do 9º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Cadete, realizado em Cuiabá. Cada um na sua categoria trouxe pra casa uma medalha de bronze. As aulas do projeto são oferecidas gratuitamente por policiais militares no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Fazenda Coutos, em Salvador, por meio de parceria com a Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro.
Iago, que disputou na categoria 46kg, ficou feliz e surpreso com o resultado. “Melhorei muito para participar, mas não sabia que teria a chance de competir fora e trazer uma medalha”. Para Igor, da categoria 75 kg, o desejo por crescer na modalidade e conhecer novos lugares estão entre as principais motivações para continuar treinando. “Tinha essa esperança de poder participar de outros campeonatos. Agora, estão abrindo mais caminhos. A gente pode ir para outras competições e, quem sabe, trazer até o ouro”.
O sorriso ao exibir as medalhas antes do treino deixa claro o orgulho pelas conquistas proporcionadas pelo esporte. Também participante do projeto, Manuel Machado, 17, alcançou o vice-campeonato baiano em evento realizado na capital baiana no mês de maio. Inicialmente, ele queria fazer capoeira, mas gostou tanto das aulas de pugilismo que começou a treinar no projeto.
“Pra mim, o boxe é tudo. Quando comecei foi para me distrair, como um passatempo para não ficar na rua [sem fazer nada]. Muitos jovens da minha idade se envolvem com coisas erradas. O esporte dá várias oportunidades. Já viajei duas vezes, uma para São Vicente [SP] e outra para Santa Catarina. Estou treinando para o [Campeonato] Brasileiro, em novembro. Vai ser aqui na Bahia e quero fazer bonito”, afirma Manuel.
Inspiração 
Já Iasmin da Paixão tem apenas 22 anos e já foi seis vezes campeã baiana e vice-campeã brasileira de boxe. Hoje, além de ser um dos principais nomes do pugilismo feminino na Bahia, ela é uma das principais motivadoras dos atletas do Projeto Luta Cidadã, auxiliando os alunos nas aulas.
“Este ano não medalhei, mas fiquei feliz porque dois atletas nossos conseguiram medalhas. Servir de inspiração para um menino desses é muito gratificante. Também saí de uma comunidade carente, que é a de Valéria. Eu cresci no boxe e hoje vivo dele. Então, passo isso para eles”, comenta Iasmin.
Formação de campeões
O projeto de pugilismo é liderado por dois soldados da base comunitária. Um deles é Wilson Lopes, um vocacionado a transformar vidas por meio do esporte. Para o militar, a iniciativa proporciona uma realização pessoal e profissional muito grande, pois ele acredita que evitar o contato de crianças e jovens com a criminalidade é a melhor forma de prevenção. “Formamos heróis na comunidade. As medalhas dos campeões brilham muito mais do que uma medalha comum, porque eles [os atletas da base comunitária] são referência para a comunidade”.
De acordo com Wilson, qualquer pessoa pode participar do projeto. “As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia e das 14h às 14h; com exceção dos fins de semana que têm competições. O projeto está de portas abertas para quem quiser participar. Basta procurar a base comunitária ou o Crasde Fazenda Coutos. Estamos aqui esperando para formar mais campeões”.
Empresas ou pessoas físicas interessadas em colaborar com o projeto, inclusive para a compra de passagens aéreas e hospedagem dos atletas para competições fora de Salvador, podem entrar em contato com a comandante da BCS Fazenda Coutos, tenente PM Carla Souza, por meio dos telefones (71) 3117-2686 e 3117-2685.

Outras Notícias:

Lobato

Trio é preso com drogas e armas no Bairro do Lobato

Na noite de sábado (19), após denúncia anônima, guarnições da 14ª Companhia Independente da P...

Rio Sena

Homem é assassinado com vários golpes de faca no Bairro de Rio Sena

Segundo informações da policia um homem conhecido como Kunca do Peixe foi morto nesta noite de Sá...

Trânsito

Motorista é autuado pela Lei Seca após ser flagrado na contramão

Um motorista foi flagrado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), na madruga...

Política

BOMBA! Investigação confirma aposentadoria irregular de Dilma

Na manhã de 1 de setembro de 2016, o ex-ministro da Previdência Carlos Gabase uma secretária pes...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: