Notícias

Postado em 29/01/2016 6:44

Bairro Nova Constituinte Completa 30 anos

.

Share Button
Share Button

O bairro de Nova Constituinte, localizado no Subúrbio Ferroviário, completou 30 anos de existência na quarta-feira (20). De acordo com o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), representante da comunidade na Câmara Municipal, a região não é reconhecida como quilombo, mas os moradores se reconhecem assim. “É um bairro histórico e é considerado um quilombo pela população, tanto que o nome da associação é Quilombo Nova Constituinte”, disse petista.
Segundo informações do líder comunitário, Arnaldo Anselmo de Oliveira, o local agora é tido como bairro, mas sem representação política, os moradores continuariam sem infraestrutura e equipamentos públicos. “Como não tinha representação, éramos tidos como marginais, e o fato de termos agora representante somos vistos com outros olhos pelos governos estadual e municipal”, declara.
“A comunidade ainda luta por atividades, principalmente a conclusão do centro comunitário, que é um dos anseios. Mas também conseguimos que os Correios entregassem as correspondências em casa com a nomeação de ruas e pavimentação de outras. Tivemos ainda a iluminação nova, que foi inaugurada recentemente”, pontua Suíca. “A população espera mais infraestrutura na área de esporte e lazer para a juventude”, completa.
História
O bairro surgiu há 30 anos quando uma grande fazenda dentro do bairro de Periperi, em Salvador, foi ocupada. Ao descobrir que o dono possuía inúmeras dívidas, a população local resistiu à reintegração de posse e formou um quilombo, atualmente conhecido como Nova Constituinte. Estudos sobre a formação do bairro já foram realizados pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Ilha Amarela

VÍDEO! Moradores da Ilha Amarela Denunciam foco de mosquito da dengue na caixa

Nesta manhã de Sexta-feira(28), moradores da Rua Boa vista, localizada do Bairro de Ilha Amarela no...

Pedófilia

Padre é filmado beijando garota de 14 anos dentro de igreja católica

Um padre suspeito de abusar sexualmente de uma garota de 14 anos é investigado em Arceburgo (MG). A...

Cruekdade

Recém nascido enterrado vivo só sobreviveu porque um cachorro cavou ao redor d

Lucinda Ferreira Guimarães, 40 anos, deverá ser indiciada por tentativa de homicídio, sob a acusa...

Cidade Baixa

Criança é atropelada em Caminho de Areia

Uma criança foi atropelada na tarde desta quinta-feira (27) na Av. Caminho de Areia, próximo da Ru...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: