Notícias

Postado em 29/01/2016 6:44

Bairro Nova Constituinte Completa 30 anos

.

Share Button
Share Button

O bairro de Nova Constituinte, localizado no Subúrbio Ferroviário, completou 30 anos de existência na quarta-feira (20). De acordo com o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), representante da comunidade na Câmara Municipal, a região não é reconhecida como quilombo, mas os moradores se reconhecem assim. “É um bairro histórico e é considerado um quilombo pela população, tanto que o nome da associação é Quilombo Nova Constituinte”, disse petista.
Segundo informações do líder comunitário, Arnaldo Anselmo de Oliveira, o local agora é tido como bairro, mas sem representação política, os moradores continuariam sem infraestrutura e equipamentos públicos. “Como não tinha representação, éramos tidos como marginais, e o fato de termos agora representante somos vistos com outros olhos pelos governos estadual e municipal”, declara.
“A comunidade ainda luta por atividades, principalmente a conclusão do centro comunitário, que é um dos anseios. Mas também conseguimos que os Correios entregassem as correspondências em casa com a nomeação de ruas e pavimentação de outras. Tivemos ainda a iluminação nova, que foi inaugurada recentemente”, pontua Suíca. “A população espera mais infraestrutura na área de esporte e lazer para a juventude”, completa.
História
O bairro surgiu há 30 anos quando uma grande fazenda dentro do bairro de Periperi, em Salvador, foi ocupada. Ao descobrir que o dono possuía inúmeras dívidas, a população local resistiu à reintegração de posse e formou um quilombo, atualmente conhecido como Nova Constituinte. Estudos sobre a formação do bairro já foram realizados pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Praia de Inema

Evento de Standup Paddle leva mais de 300 competidores a Inema

Aconteceu neste sábado (25) o evento esportivo “II Taça Standup Bahia”, realizado ...

Protesto

Moradores de Mirantes de Periperi protestam após morte de Trabalhadora querendo

Centenas de moradores protestam na Rua Ambrosina Arruda no bairro de Mirantes de Periperi querendo j...

Mirantes de Periperi

Em Mirantes de Periperi mulher é morta após reagir assalto indo ao trabalho

Segundo Informações dos Leitores do Subúrbio Online, Nesta manhã de Segunda-Feira (27), uma mulh...

Salvador Tremeu

Morador de Vilas diz ter avistado cometa antes do tremor de terra em Salvador

    Fotos reprodução do google   O tremor de terra que assustou morador...

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR NO SITE: