Notícias

Postado em 13/09/2016 5:58

Alergia e intolerância à lactose cresce entre crianças; entenda os sintomas e diferenças

O corpo humano com seus mecanismos de defesa logo produzem sintomas para deixar em alerta que algo diferente aconteceu.

Share Button
Share Button

Nos últimos anos, é muito mais comum ouvir que uma criança não pode ingerir lactose. Isso acontece devido ao aumento da ingestão de alimentos industrializados derivados de leite, do melhor acesso a saúde e da busca ativa pelo diagnóstico. Em uma turma de 20 alunos de 0-2 anos, pelo menos 6 crianças vão ter alergia a lactose.

No Brasil, pelo menos 40% da população tem algum tipo de intolerância a lactose e a perspectiva é desse número crescer. Para descobrir a causa dos dois tipos de reações humanas, o Varela Notícias conversou com o clínico geral José Jorge Abbud: “Duas reações completamente diferentes podem ocorrer quando um indivíduo ingere a lactose. O corpo humano com seus mecanismos de defesa logo produzem sintomas para deixar em alerta que algo diferente aconteceu. Por esses sintomas é possível se distinguir a alergia e a intolerância a lactose”, explica.

“A alergia a lactose (alergia a proteína do leite) tem sintomas como: digestivos (vômitos, cólicas, diarreia, dor abdominal, prisão de ventre, presença de sangue nas fezes, refluxo, etc.), cutâneos (urticária, dermatite atópica de moderada a grave), respiratórios (asma, chiado no peito e rinite), reação anafilática, baixo ganho de peso e crescimento. Podem ocorrer em minutos, horas ou dias após a ingestão de leite de vaca ou derivados, de forma persistente ou repetitiva”, fala o médico.

“Já a intolerância a lactose (intolerância ao açúcar contido no leite) tem sintomas como: diarreia, cólicas, gases e distensão abdominal (barriga estufada). Podem ocorrer em minutos ou horas após a ingestão do leite de vaca”, continua.

Quando questionado sobre o motivo de algumas pessoas que tinham alergia a lactose na infância, crescerem e melhorarem da doença, ele afirma: “Assim que os bebês nascem seu intestino ainda está imaturo e a ingestão dessas proteínas da lactose pode iniciar um processo de inflamação no aparelho digestivo”.

Sobre o tratamento da alergia, o médico afirma que o melhor a se fazer é suspender completamente alimentos que contém lactose: “O tratamento consiste na interrupção da ingestão de qualquer tipo de leite animal, como vaca, cabra ou búfala. É importante afirmar que a dessensibilização pode ocorrer à medida que a criança cresce, pois a retirada do motivo da alergia do contato com a mucosa intestinal faz com que o organismo deixe de ser sensível á proteína. Quão mais precoce for à retirada do leite de vaca e mais duradouro for este tratamento, mais cedo a criança supera a alergia”,  indica.

No caso de intolerância a lactose, o médico afirma: “A pessoa deve utilizar alimentos sem lactose ou utilizar a lactase exógena junto aos alimentos lácteos normais”. “Mesmo nos casos de ausência de lactose, o máximo que poderá acontecer é uma diarreia pelo aumento da concentração da lactose no intestino, o que é muito desagradável e causa sofrimento, porem não é fatal”, completa.

Quando questionado sobre crianças com os dois tipos de problema em relação a lactose, José Jorge Abbud: “As crianças com alergia podem desenvolver momentaneamente intolerância a lactose em decorrência da inflamação intestinal causada pela alergia à proteína, o que causa momentaneamente redução da produção da lactase intestinal e por conseguinte intolerância a lactose passageira”.

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Boa Vistado Lobato

Dois Homens Presos Após dar Várias Pauladas em Cães em Boa Vista do Lobato

Dois homens foram detidos, na manhã desta sexta-feira (24), após a denúncia de um deles ter invad...

Ilha Amarela

Na Ilha Amarela adolescente joga coquetel de óleo e acido sulfúrico na amiga a

Segundo Informações na tarde de Sexta-feira (24), Policiais da DAI (Delegacia do Adolescente Infra...

Pirajá

PÂNICO NO “BUZU”: Quadrilha assalta ônibus e aterroriza passageiros em Sal

Passageiros de um ônibus que preferiram não se identificar relataram momentos de pânico vividos n...

Acidente

Helicóptero que levava deputado tucano cai em Goiânia

  Foto:Adré Costa, Jornal Opção.     Um helicóptero que conduzia ...

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR NO SITE: