Notícias

Postado em 18/02/2016 12:56

13ª creche e pré-escola do Primeiro Passo será construída No Bairro de Ilha Amarela Subúrbio Ferroviário

.

Share Button
Share Button
Dentro da programação da semana de abertura do ano letivo na rede municipal de ensino, mais uma localidade de Salvador será contemplada com unidade da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo – a 13ª a ser implantada pela Prefeitura -, desta vez em Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário. A ordem de serviço para início imediato das obras foi assinada pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (17), ao lado do secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, no próprio terreno onde já está sendo erguido o imóvel, na Rua Cabaceiras, s/n. Assim como as outras 31 unidades que serão erguidas até o fim de 2016, a creche e pré-escola terá 783 m² de área construída e 405 vagas de educação infantil para alunos de 0 a 5 anos.
O prefeito lembrou que, desde 2013, a educação em Salvador tem avançado principalmente por meio do programa Combinado que, ao lado da construção de novas creches que possibilitarão dobrar para 40 mil o número de vagas na educação infantil, também tem contribuído para melhorar a estrutura física e garantir avanços na qualidade de ensino, a exemplo do novo material pedagógico Nossa Rede, produzido pelos professores e coordenadores da rede municipal de ensino e já sendo utilizado pelos alunos. “Das 20 mil vagas que estamos criando em apenas dois anos, 25% delas serão destinadas à região do Subúrbio Ferroviário. O esforço mostra que o cuidado com a primeira infância é fundamental em Salvador”, afirmou ACM Neto.
O secretário Guilherme Bellintani pontuou que a construção das creches está sendo feita com esforços da própria Prefeitura e que, caso o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, tivesse liberado os recursos prometidos, Salvador teria 80 unidades para beneficiar as crianças. “O modelo implantado na cidade já está sendo copiado pelo MEC por ser mais barato e mais fácil de ser instalado”, salientou.
A construção das creches e pré-escolas do Primeiro Passo integra o programa Combinado, que tem como uma das ações dobrar o número de vagas na educação infantil até o final de 2016. Com a ampliação, o segmento passará de 20 mil para 40 mil vagas, com investimento de R$ 100 milhões – o maior já feito pela Prefeitura na área. As estruturas são compostas por 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade, dentre outros itens. As unidades são fruto de uma parceria entre a Prefeitura e os shoppings da capital baiana.
Novas obras – O prefeito ACM Neto também salientou outras intervenções que estão sendo realizadas no Subúrbio Ferroviário pela Prefeitura. Uma delas é a nova Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), que passa por uma profunda requalificação que envolve novas iluminação e pavimentação, mudanças viárias e implantação de ciclovia que vai do Lobato a São Tomé de Paripe.
Também será assinada nesta quinta-feira (18) a ordem de serviço para instalação de sistema de drenagem e nova pavimentação na Rua Monte Sião, em Periperi, atendendo a uma reivindicação histórica da comunidade. Já nos próximos dias, o fluxo da Baixa do Fiscal será desviado para a nova pista, possibilitando a recuperação da antiga pista e, em dois meses, deverá ser entregue à população totalmente duplicada e com nova drenagem, acabando com os antigos alagamentos na via. Dentro da programação do aniversário da cidade, em março, está prevista a entrega da Rua Eduardo Dotto, principal via de ligação entre Tubarão e São Tomé de Paripe, completamente recuperada nas áreas de drenagem e pavimentação.

Galeria de Fotos

Outras Notícias:

Desova

Corpo de Gabriel Trindade, morador do Rio Sena, é encontrado em Simões Filho

Segundo o Centro Integrado de Comunicação das Polícias (Cicom), 03 corpos foram encontrados na Vi...

Justiça

Juiz do DF manda suspender decreto que aumentou tributos sobre combustíveis

O juiz substituto Renato Borelli, da 20ª Vara Federal de Brasília, determinou nesta terça-feira (...

Educação

Estudantes do Colégio Estadual Duque de Caxias protagonizam projeto sobre a reu

Um dos maiores problemas ambientais de âmbito mundial, os resíduos sólidos – sejam escolares, d...

Ilha Amarela

Corpo de um homem com sinais de tortura é encontrado na Ilha Amarela

O corpo de um homem que não teve a identidade revelada pela policia foi encontrado na manhã desta ...

Comentários:

BUSCAR NO SITE: